Não tem acorde de Mi maior?

Autor Mensagem
vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


Mas não pode formar uma escala de qualquer jeito?
Tipo partir da mais aguda ate a mais grave e mais aguda depois denovo?
Ou sempre tem que ser mais grave pra mais aguda e da mais aguda pra mais grave?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Mas não pode formar uma escala de qualquer jeito?

é recomendável formar na ordem, mas pra tocar, vc toca do jeito que achar melhor...

isso somente pq é mais facil decorar se as notas estiverem na ordem...

mas qnd vc tiver fazendo digitação, pode fazer da mais grave pra mais aguda, da aguda pra grave ou do jeito que vc quiser

abs!

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


obrigado ai gente

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


Qual é a escala que eu mais vou usar a Harmonica ou a Cromatica?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Harmônica...

falando em música popular, desde beatles até metallica.....a grande maioria das músicas são feitas com base na escala harmônica!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


vandervai

Primeiro aprenda fazer escala diatônica. Depois as outras.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Mas diatônica e harmônica não é a msm escala?

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


Diatonica a Harmonica são as mesmas?

e assim quando fala de modos,tipo blues que começa no quinto grau
tem que achar o quinto grau na corda,tipo na corda B que tem a escala dó ré mi fá sol la si ou tem que achar o quinto grau de uma escala em qualquer parte do violão?

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


tem outro negocio que eu não entendo rsrs

quais são as notas tocadas no riff de sweet child o mine?

e em que escala elas se encaixam?

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


A escala Harmonica é derivada da escala menor e ela é obtida elevando-se meio tom o sétimo grau.

Escala diatônica é uma escala de oito notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas.

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


a escala diminuta é assim?

T ST T ST T ST T

E a aumentada é assim?

T T T T T T T

vandervai
Veterano
# jan/11 · Editado por: vandervai
· votar


Porque maior é

T T ST T T T ST

e como que é a menor,diminuta e aumentada?

Caio Gomes
Veterano
# jan/11
· votar


Ficou um pouco vago o que foi dito então: Na hora de formar o acorde não importa qual nota estará mais aguda ou grave, a única regra é que a tônica (que dá o nome ao acorde) seja a mais grave.

Não existe escala diminuta ou aumentada, é apenas uma característica do acorde ou escala, um adjetivo, fazendo analogia ao português. Por exemplo: Dó diminuto (Cº), Dó com sétima maior ou aumentada (C7M/C7+), Dó com quinta aumentada ou sustenida (C5+/C#5).

Não sei a quanto tempo você começou, mas recomendo pra todos que estão começando no violão: aprendaviolaopopular.blogspot.com

No menu direito, no meio da página, há links para vídeo aulas.

Também vá aprendendo músicas com o cifraclubtv e procure apostilas.

vandervai
Veterano
# jan/11
· votar


Uma amiga esta querendo me vender uma Guitarra flying v mais um amplificador por 450 reias,sera que compensa?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


pow por esse preço deve ser bem simples né, tanto a guitar como o ampli....qual a marca?

guitarra flying V tem um problema né pra tocar sentando, ela fica escorregando.....a não ser que vc use uma correia

abs!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Caio Gomes
a única regra é que a tônica (que dá o nome ao acorde) seja a mais grave.

Depois voce estuda inverção de acordes. A tônica não tem que ser a mais grave. Estuda, depois diz o que encontrou. Então não é regra.


Este tópico está uma salada de fruta "podre" cada um fala o que quer. E o pior é que fala errado.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


]Prof. Grosélio

Escala diatônica é uma escala de oito notas, com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas.

E a escala harmônica não tem 5 intervalos de tons e 2 intervalos de semitons?

que eu saiba a fórmula pra achar a escala harmônica maior é
T T ST T T T ST

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


Prof. Grosélio
Concordo com Você, tão cagando pelos dedos aqui.... Já vi um monte de dica pro rapaz q só vai prejudicar o seu aprendizado....

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
Meu caro, como o Professor. Grosélio disse a ESCALA HARMÔNICA é tirada da escala MENOR(ESCALA MENOR>>ESCALA MENOR HARMONICA>>ESCALA MENOR MELODICA), então se vc diz q esta usando a escala harmonica, subentendesse q vc esta usando a ESCALA MENOR HARMONICA... NÃO EXISTE ESCALA HARMONICA MAIOR

Como dito antes a escala harmônica, que possui 7 NOTAS, é formada de forma simples... basta trocar o grau da sétima menor(b7 ou 7m) pela sétima maior(7+ ou 7M).

A Escala diatônica da qual formamos a escala maior, menor e todos os modos tonais(MODOS GREGOS) conhecidos, é formada por 8 notas (inicia na tônica e fecha na tônica oitavada) e possui 5 intervalos de tons e 2 de semitons entre as suas notas.

PS: Não passem ensinamentos errados, principalmente para quem esta começando, sei q a intenção é ajudar mas se não conhecem o assunto, então não entrem nesse mérito para não prejudicar ninguem...

ABRAÇOS!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Thiago Affran

Eu acho que esse tópico tem que ser fechado. Porque só está saindo merd@.

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
E a escala harmônica não tem 5 intervalos de tons e 2 intervalos de semitons?

Tem não.

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


vandervai
Pé de chinelo

Visitem este tópico. Eu acho que vai servir para alguma coisa.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/250182/

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


Prof. Grosélio

Novamenta concordo com você... esse tópico já tomou um rumo totalmente diferente do proposto quando aberto, sem contar q mais da metade do que foi explanado aqui para o rapaz contém erros.

E a escala harmônica não tem 5 intervalos de tons e 2 intervalos de semitons?
Isto é a escala Diatônica...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Thiago Affran
Prof. Grosélio


colegas, não fiquem revoltados...respondam essas dúvidas minhas se possível:

1) que escala é essa?

C D E F G A B

2) e essa?

C D Eb F G Ab Bb

valeu

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Ja entendi o que vcs estão falando....

Escala diatônica = Escala maior ( T T ST T T T ST)

Escalas menores podem ser naturais (T ST T T ST T T) harmônicas (T ST T T ST T+ST ST) ou melódicas (T ST T T T T ST)

o que eu não entendo, é pq a escala diatônica não pode ser chamada de harmônica, se a partir dela chegamos no campo harmônico maior?

e na prática ela não é uma escala com resultado harmônico?

Thiago Affran
Veterano
# jan/11 · Editado por: Thiago Affran
· votar


Pé de chinelo
A primeira é a escala maior de Dó

A segunda é a escala menor natural ou pode-se falar que corresponde ao modo eólio e se vc quiser um Referencial à Escala Diatônica Moderna ela é Idêntica à Lá menor. Caracteriza-se pelo intervalo de um semitom entre o 2º e o 3º grau e também entre o 5º e 6º grau: 1tom, 2semitom, 3tom, 4tom, 5semitom, 6tom, 7tom
A Escala menor natural pode ser formada a partir da sexta nota de uma escala maior:

por exemplo, tomando a escala maior de dó:

dó ré mi fá sol lá si dó

podemos formar a escala menor natural de lá:

lá si dó ré mi fá sol lá

ou ainda tomando a escala maior de Mi bemol:

Mi Bemol, Fá, Sol, Lá Bemol, Si Bemol, Dó, Ré, Mi Bemol

podemos formar a Escala Menor Natural De Dó:

Dó, Ré, Mi Bemol, Fá, Sol, Lá Bemol, Si Bemol, Dó


OBS:A escala menor tem 3 escalas q derivam da sua, a escala menor harmonica, a menor melodica e a menor natural

E quanto a sua outra pergunta... As escala maior, menor e os modos tonais, obedecem a regra da escala diatônica(diatônica por possui 2 tônicas) de 5 tons e 2 semi-tons. Portanto a escala maior é sim igual a escala Diatônica observando apenas a peculiaridade que a escala maior de C vai finalizar no B enquanto a diatônica de C inicia-se no C e termina no C

ABRAÇOS!!

Thiago Affran
Veterano
# jan/11 · Editado por: Thiago Affran
· votar


Pé de chinelo
Não pode chamar pq ela nao exerce uma funcão harmonica... para exercer essa funcão o quinto grau o acorde é formado com uma sétima. A importância do acorde dominante é que ele forma uma cadência mais forte e mais tradicional para o acorde do Centro Tonal. É por isso que no nome da escala encontramos harmônica. Se seguisse esse seu pensamento todas as escalas são harmônicas já que as escala maior, menor e os modos gregos são originadas da escala diatônica... mas cada uma possue uma funcão diferente

E respondendo a sua outra pergunta... Não

ABRAÇOS!!!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Thiago Affran

Valeu pela paciência e explicações cara!

realmente eu pensava que todas as escalas, maiores e menores eram harmônicas...

mas agora ja entendi!! valeu!!

abs!!

Thiago Affran
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
Não tem problema, estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo.

Abraços!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo

Continue assim. Voce vai longe. Voce é ensinável, e tem a mente aberta para aprender.

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não tem acorde de Mi maior?