Testei o digiorgio classico 7 cordas e o Giannini GWNC1/7

    Autor Mensagem
    BruRoma
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: BruRoma


    Falaa galera tudo bem ?
    Eu toco violão a 6 anos e sempre toquei náilon 6 cordas.Após 5 anos me interessando por clássico e MPB em 2010 me apaixonei pelo choro e o samba.Desde que comecei tenho um violão yamaha C70, decidi então que precisava de um 7 cordas para estudar as baixarias e a sonoridade desses estilos. A primeira dificuldade que eu encontrei foi a falta de modelos. É claro que existem de luthiers e outras coisas mas se formos pensarmos em termos industriais seriam 3 modelos disponiveis para começar:um rozini, um digiorgio e outro giannini. Na minha escolha pelo violão logo descartei o rozini. Ele foi o primeiro que eu vi "ao vivo" a sonoridade não me agradou e o acampamento estava de péssima qualidade. Fiquei então entre o digiorgio e o giannini. A grande diferença estaria na madeira do tampo. Recorri então ao mestre Bertola:
    Minha pergunta:
    Bertola tudo bem ?
    Para ser bem sincera minha duvida é sobre violão de 7 cordas..eu toco de 6 a alguns anos mas quero entrar para o samba\choro..
    Dei uma boa olhada nas marcas nacionais..sinceramente fiquei mesmo entre digiorgio e giannini pq eu posso estar errada mas nunca toquei em um rozini q não cheirasse a cola e estivesse mt mal construido.
    A duvida é entre:
    Giannini GWNC1/7 e DiGiorgio classico 7 cordas.
    Os preços são equivalentes a grande diferença esta no tampo..o Giannini é maciço de red cedar e o giorgio é maciço de spruce canadense. Existe diferença sonora ou de qualidade entre eles ?
    O que eu achei esquisito é que nos dois a caixa de ressonancia é de pau-ferro é bom ?
    Qual deles você acredita ser melhor ?
    Infelizmente como praticamente tudo de musica que eu procuro não encontrei na minha cidade para testar..haha virei cliente da barramusic pq é la que eu acho até as cordas augustine que aqui são raras.
    Grande abraço.
    E muito mas muito obrigada.

    Resposta do Bertola:
    Bem, o cedar (não é o nosso cedro ou o libanês, mas uma espécie de conífera), tem o som mais "fechado" que o do abeto (spruce), que é mais resistente, mais "claro". Porém o cedar "abre" mais rápido, mas proporciona menos volume.
    Creio que para um 7 cordas, o ideal é o abeto (na verdade existem vários tipos de abetos), pois os graves tem mais "definição".
    O pau-ferro é excelente madeira, muito dura de de rápida propagação sonora.
    Bj

    Apartir da resposta dele cheguei a conclusão de que o digiorgio seria melhor. Como eu viajei agora no natal resolvi procurar os dois para testar. O giannini tem um acabamento excelente, uma sonoridade bacana e é bem contruido. O digiorgio peca um pouco no acabamento, pra falar a verdade, não é que o acabamento em geral seja ruim é que uma coisa me encomodou e muito! Ele possuia uma marcação de bolinha branca na parte de cima do braço na quinta casa, só que essa marcação estava mais da metade coberta com um provavel verniz. Era um negocio esquisito pq era uniforme, dava para ver que não tinha sido acidente mas me encomodou. Outro ponto negativo foram as tarraxas. Não sei dizer a vocês se o problema era só neste violão que testei na loja mas elas ranjiam como tarraxas de violões velhos. Cheguei a chamar o vendedor que acabou concordando comigo. O tres pontos positivos dele foram: a sonoridade, o peso era pequeno para um violão eletro e o som plugado era bacana e principalmente o que me fez decidir por este modelo em vez do da giannini: o braço. No começo achei o braço esquisito porque ele eram meio plano e eu estou acostumada com a parte de tras mais arredondada, mas com o tempo acabei amando esse novo formato e o achei muito menos desconfortavel para um violão 7 cordas.
    Os dois violões custam em média de 500 a 600 reais. E na minha opinião os dois são bem bacanas. A escolha do digiorgio ficou apenas pelo braço porque para mim fez uma grande diferença.
    Espero que este relato ajude vocês na escolha de um 7 cordas.
    Grande abraço.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    BruRoma
    Espero que este relato ajude vocês na escolha de um 7 cordas.

    Voce está indicando estes violões, ou quer uma opinião?

    Minha opinião:
    Os 2 melhores 7 cordas hoje no mercado são: Del Vechhio e depois o Rozzini.
    O Giannini 7 cordas e o Di Giorggio, não são bons. O Giannini tem um som muito pobre. O Di Giorggio tem a escala muito larga.

    Um abraço

    BruRoma
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    Estou expondo uma opinião sobre violões que eu não encontrei muita informação aqui no forum.
    Não gostei do rozzini. Já havia tocado em um 6 cordas de um amigo e o de 7 cordas achei muito ruim de som e de acabamento. O Del Vechhio acho bacana,mas não econtrei nenhum para dar uma testada.
    O giannini acho que pecou no som se comparado ao digiorgio mas tambem falando serio para um violão de 500 reais para estudo compraria sem nenhum problema a diferença sonora não é grosseira.
    Sinceramente achei bem confortavel a escala do diorgio, no começo não gostei com o tempo ficou bem legal e alias como eu ja escrevi ali em cima foi o decisivo na preferencia dele em vez do giannini. Acho que ai fica claro o porque de sempre aconselharmos testar o violão antes da compra.
    abraço

    BruRoma
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    Aproveitando as violas del vecchio que cudtam 420 reais são boas ? qual a diferença sonora da cinturada e não cinturada ?
    abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    BruRoma
    qual a diferença sonora da cinturada e não cinturada ?

    A cinturada tem o som mais fraco (Por isso quase todos violeiros a usam plugadas) E a comum tem mais som (Volume). É como outro instrumento qualquer. Ou seja: O som é diretamente proporcional ao tamanho da caixa acústica.

    Não gostei do rozzini.

    Violão é questão de gosto.

    Um abraço!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O som é diretamente proporcional ao tamanho da caixa acústica.

    Isso se o instrumento estiver desplugado. Se plugado depende do sistema de captação.

    BruRoma
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof. Grosélio
    Entendi..mais ou menos como violão eletro flat.
    O que não me agrada nem um pouco no rozini é que o tampo é laminado...isso desistimula até a troca da pestana por osso.
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Testei o digiorgio classico 7 cordas e o Giannini GWNC1/7