Abaixei as cordas do meu violão lixando os frisos da pestana

    Autor Mensagem
    FelipeLuizR.com
    Veterano
    # dez/10


    Ae galera sou novo no fórum e to com uma dúvida: eu abaixei as cordas do meu violão lixando aqueles frisos por onde elas pasam da pestana(ou nut, como preferirem). Até deu certo ficou super melhor de tocar, parecia q um luthier tinha regulado :). Mas eu queria saber se alguém já fez isto antes ou se isso danifica o violão, pois no meu deu certo. Comentem.

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    FelipeLuizR.com
    bom, nao é muito legal fazer isso pois pode trastejar
    quando toca as cordas soltas, nao bate nos trastes?

    o ideal é lixar o rastilho, a peça no cavalete onde as cordas se apoiam (la no corpo, mais perto da boca).

    duily
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    kiki
    me corrija se estiver errado, mas se raspa o rastilho pois é ele quem tem maior influencia na altura.

    naturalmente a altura das cordas das primeiras casa ja é baixa, diferentemente da dos ultimas casas, 10, 11,12, sao geralmente altas, e como a acao desses trastes estao mais proximas à rastilho, é melhor raspar o rastilho

    FelipeLuizR.com
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sim, o ideal seria lixar o rastilho, mas ja tinha sio lixado. e quando eu toco não trasteja non, to até pensando em abaixar mais.
    O que acontece pessoal e q as cordas perto das primeiras casas estavam elevadas, acho q devido a má regulagem do violao de fabrica.
    As cordas vieram duras e dificeis de pressionar, enton fiz isso.
    Agora esta até mais macio de fazer um fa maior ou um si7 pro exemplo

    MMJr
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Regular o nut e uma coisa delicada.. pois uma fracao de milimetro pode fazer uma grande diferenca....


    Se voce esta satisfeito com e resultado e nao esta trastejando..entao esta tudo certo.. nao danifica instrumento como um todo...caso desse errado bastava voce trocar o nut e pronto...

    Valeu...

    NFA_METAL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    FelipeLuizR.com

    ...to até pensando em abaixar mais...

    nao faça isso.. vc msm disse q ja ta bom.. espere, treine mais um poco nele do jeito q esta.. e julgue se há uma real necessidade de executar um novo rebaixamento....

    caso vc tenha real conhecimento do que esta fazendo ( ou tiver algum conhecimento luthieristico) podes tentar fazer uma regulagem de oitavas.. vai melhorar um poco a entonaçao...

    mas tenha em mente q deverá sempre usar o msm calibre de cordas pra nao mudar a entonaçao..

    mas d qq forma... tome cuidado ao tentar regular qq instrumento musical

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    kiki
    nao é muito legal fazer isso pois pode trastejar
    quando toca as cordas soltas, nao bate nos trastes?



    Se o violão dele tem aquele traste bem junto a pestana (que a maioria chama de capotraste) , não tem problema. Porque a pestana só serve para passar as cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abaixei as cordas do meu violão lixando os frisos da pestana