Afinar Meio tom acima?

Autor Mensagem
duily
Veterano
# dez/10
· votar


nao me importo em estar certo ou errado, conceitos mudam a todo momento, diferente do sr nao sou prof, longe disso. Entro todo dia aqui para aprender e tem me ajudado bastante.

mas custava responder como respondeu agora?
Com explicacao clara e decente e nao sendo arrogante como foi.

enfim, ja deu que tinha que dar, na internet td mundo é machao entao é desnecessario continuar isso.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


E se um violão estiver afinado na afinação padrão (E B G D A E) independente de onde coloque o capo, ele continuara na mesma afinação. Sendo assim o capo não interfere em nenhuma afinação.

zugo
Veterano
# dez/10
· votar


Prof. Grosélio
Mas capotraste não tem nada a ver com afinar o instrumento um tom a mais ou a menos.

Uai cara... to te entendendo naum! =/

Olha só: Vc tem um violão (ou guitarra) na afinação padrão (e, b, g, d, a, E) e coloca um capo na primeira casa como ficará a afinação?!

R: f, c, g#, d#, a#, F!

Se isso não é subir afinação, o que é então?!

Abç! ;D

Gus dz
Veterano
# dez/10
· votar


Prof. Grosélio
auhauihauihuia
Venho te seguindo há alguns meses.

Brincadeira, as vezes entro de manhã cedo e sempre tem vários tópicos com a tua resposta como sendo a última.

mendigo_desabrigado
Veterano
# dez/10
· votar


zugo
a afinação se mantém, mas a nota "solta" sobe meio tom acima...

o que o prof. grosélio quis dizer foi que:

casa 3 na corda "A" em afinação padrão = nota C
casa 3 na corda "A" em afinação padrão, com capotraste = nota C, ainda assim
casa 3 na corda "A" com afinação meio tom abaixo = B (ou Cb, como preferir)
casa 3 na corda "A" com afinação meio tom acima = C# (ou Db, como preferir)

sacou?

mendigo_desabrigado
Veterano
# dez/10
· votar


ps:
quanta ignorância ao falar daquele jeito do capo eim prof. grosélio!

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Por hoje chega!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Prof. Grosélio
E se um violão estiver afinado na afinação padrão (E B G D A E) independente de onde coloque o capo, ele continuara na mesma afinação. Sendo assim o capo não interfere em nenhuma afinação.

po, ate que enfim.
eu sabia que uma opinião do professor não seria infundada.

mas voce podia ter explicado direito logo no começo, ao inves de instaurar a polêmica.

zugo
Veterano
# dez/10
· votar


kiki

mas voce podia ter explicado direito logo no começo, ao inves de instaurar a polêmica.

Com certeza... haha#

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


kiki
instaurar a polêmica.


Esta é minha maneira de ser.rsrsrsrsrsr
E acho que a polêmica aumenta a discussão. E com isso o assunto é debatido mais profundamente.


Um abraço

lrsorafael
Veterano
# dez/10
· votar


Discutindo vcs nao estao ajudando nada mais aqui tenta baixar AP TUNER 3.08 eu uso ele vai ser a soluçao dos seus problemas vc pode afinar do jeito que vc quiser meio tom abaixo meio tom acima e e facil de usar tenta ai ..vlw

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


lrsorafael
Discutindo vcs nao estao ajudando nada


Como não? Isso aqui é um fórum. E se não entrar na discussão este tópico não passa de 5 posts. Se é que chega em 5.

Um abraço

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


lrsorafael
Discutindo vcs nao estao ajudando nada

apesar de não concordar plenamente com os métodos do professor grosélio, concordo plenamente com a opinião dele: Isso aqui é um fórum.
através da discussão a gente consegue aprender mais.
não é só responder perguntas.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


Prof. Grosélio

E ao contrário do que eu disse, o capo só serve para quem já toca. Para quem está aprendendo, nem é aconselhável que use o capo.

vou discordar de vc.....o capo foi feito pra tornar transposições mais simples e também a maneira de fazer posições de acordes....então pq um iniciante não pode usar, visto que seu uso visa facilitar e existem várias músicas gravadas com capo?

crisão
Veterano
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
Concordo com o Prof. Grosélio pq o iniciabte tem que aprender pestana e aprender a modular de cabeça

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


crisão

capotraste não elimina pestanas cara, em alguns casos só diminui a quantidade......então com capo ou sem capo vai ter q fazer pestana

"modular"? vc quis dizer transpor? o capotraste não vai atrapalhar em nada vc saber os outros acordes, pq o isso é um assunto teórico

crisão
Veterano
# dez/10
· votar


modular e transpor são sinônimos.

Enfim, como quase tudo na vida o capotraste é bom se usado de maneira consciente.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


é isso, mas num tem pq o iniciante não usar, pq vai ter situações q vai ser muito útil

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
entendo seu ponto de vista, mas acho que iniciante deveria aprender sem capo primeiro sim...

ou treina as pestanas, ou muda de tom.
por que nao adianta usar o capo e nao saber mudar de tom.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


kiki

na minha opinião o capo só ajuda, ajuda inclusive a achar as outras notas da escala e fazer as transposições.

e mesmo que a pessoa não saiba nada de teoria, vai ter várias músicas que pedem o capo, vcs ja viram várias no cifraclub...

eu acho que quando um inicante vai aprender uma música que pede capo, é muito mais fácil só colocar o capo do que explicar transposição.

eu prefiro aprender a música primeiro, e pensar na teoria depois, pois vai fazer mais sentido.

abs!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
eu acho que quando um inicante vai aprender uma música que pede capo, é muito mais fácil só colocar o capo do que explicar transposição.
isso é verdade

mas pode fazer sem capo, e jogar tudo pra casa 0....

eu prefiro aprender a música primeiro, e pensar na teoria depois, pois vai fazer mais sentido.
vixe, isso eu não consigo nem a pau. eu já penso tudo ao mesmo tempo.

mas é isso, cada um tem seu método... tem gente que saca logo de cara o capo, tem gente que não...

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


kiki

eu tb penso tudo ao mesmo tempo, mas eu toco ha 10 anos, acredito que vc tb a um bom tempo, então ja ficou automático.

mas quando eu fazia aula, era iniciante, eu achava muito mais eficiente aprender a "tocar" a música e depois "entender" a música.

eu concordo, cada um tem o seu método, talvez o meu seja assim pq eu sempre achei o capo simples e prático..

abs!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
é, eu toco já tem uns... quase 15 anos acho (nossa to velho).

quando eu comecei até entendia o capo, mas nao tinha. só fui comprar recentemente (e uso muito pouco).
as poucas vezes que precisei, usei um capo-lapis!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/175289/

eu prefiro pegar uma musica e subir ou descer meio tom, e adaptar o arranjo pra ficar na afinação padrão, acho mais pratico e mais desafiador.

Jimi Van Halen
Veterano
# dez/10
· votar


Cara,na boa,de longe acho que com o capo mais fácil de se tocar,lógico que depende da música ou do arranjo,mas essa de ver os caras tocando e ainda movimentando o capo até desanima um iniciante como eu.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


eu uso o capo constantemente, tem muitas músicas que meus alunos me pedem que são necessárias....

e sei lá, eu gosto do capo, pq ele deixa você livre pra explorar outros timbres do seu instrumento!!

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


muito legal essa capolápis hehehe pode ser útil na falta de um

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


crisão
Concordo com o Prof. Grosélio pq o iniciabte tem que aprender pestana e aprender a modular de cabeça

Tem música que se toca com capo. Mas como eu não ensino à tocar música, e sim à tocar violão, eu não uso capo.

Pé de chinelo
Veterano
# dez/10
· votar


Prof. Grosélio

mas afinal qual a diferença de tocar música e tocar violão?

Vc não usa o capo pq não quer, tem uma pancada de gente que usa....e fato de usar o capo não quer dizer que a pessoa não sabe transposição ou não sabe tocar..

eu acho suas opiniões meio confusas Prof. Grosélio, da pra ver que vc sabe tocar e entende de música, mas acho que vc se expressa mal as vezes..

abraços

-Dan
Veterano
# dez/10
· votar


girinuS

Use um capotraste na primeira casa e vc vai ter o que quer. Ignora as discussões filosoficas sobre muda ou nao muda a afinação, apenas use o capotraste que vai funcionar.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/10
· votar


Pé de chinelo
vc se expressa mal as vezes..

Sabe o que acontece? Quando eu busco alguma opinião sobre qualquer assunto na internet, e quando abro tem uma meia duzia de opiniões, aquilo não me deixa totalmente certo. Então eu abro a discussão é deixo ela rolar, quem ler isso aqui (Que realmente precisa da opinião sobre o capo) vai ter informações de sobra. A pessoa vai encontrar pequenas divergencias, mas vai chegar onde quer. Lembrando que a maioria das pessoas que entram no FCC todos os dias são visitantes.

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinar Meio tom acima?