Violão 6 cordas não segura a afinação

    Autor Mensagem
    ViniciusNogueiraa
    Veterano
    # out/10


    Galera,comprei cordas novas pro meu violão,é a primeira troca de corda que eu faço nele. E eu afino o violão certinho e depois de um tempo o violão ja ta todo desfinado.... Sera por que as cordas são novas e estão escorregando ? Ou seria a qualidade da corda que eu comprei que foi da marca Rouxinol , depois de compra essa corda que eu fui pesquisar,e vi muita gente falando que ela é horrivel... Mas assim no som até que não esta tão ruim não, o problema é que ela não esta segurando a afinação.

    Abçs!

    denier
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Realmente a corda nao é muito boa nao mais creio que nao sejam as cordas !!!

    Sempre que voce colocar um encordoamento novo deve afinar o violao e depois disso puxar as cordas pra cima como se estivesse esticando... tendeu ?
    Ai aperta na 12 segunda casa e puxa a corda na parte so corpo
    depois aperta na 8 casa nao sei e faz o mesmo depois na 3 e etc !

    ViniciusNogueiraa
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ah sim... Entendi

    Então só trocando novamente as cordas do violão pra ele parar de desafinar toda hora ?

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    ViniciusNogueiraa: Sera por que as cordas são novas e estão escorregando ?

    As cordas estão novas e não estão laceadas. Este lance de esticar as cordas com a mão que o denier explicou ajudam a lacear as cordas.

    Então só trocando novamente as cordas do violão pra ele parar de desafinar toda hora ?

    Pra fazer este truque de lacear as cordas você não precisa retirá-las. É simples: dá um puxão* na corda e afine-a. Repita o processo até que a corda não desafine com o puxão.

    Outras dicas que ajudam a menter a afinação:
    - pestana de osso (leve o seu violão num luthier e peça para ele trocar a pestana e o rastilho por peças de osso, é barato e dá uma diferença tanto no timbre quanto na estabilidade da afinação)
    - lubrificar os sulcos da pestana com grafite
    - fixar a corda no pino da tarraxa dando no máximo duas ou três voltas no pino

    * Cuidado pra não dar um puxão ogro e estourar a corda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão 6 cordas não segura a afinação