Para quem os métodos foram feitos?

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# set/10


Ontem matriculou um aluno de acordeon,(Inclua todos os outros instrumentos) e trouxe consigo um "monte"de métodos. E ele me disse que já está estudando atraves destes métodos há mais de 10 anos. Eu disse a ele para tocar alguma coisa, e ele não soube tocar nada. Eu "confisquei" os métodos, e vou começar do zero.
Minha opinião: Os métodos tem muito valor para quem já sabe tocar. Para aprender do zero, é perda de tempo.

Vamos falar sobre o assunto, e vou colocando minhas opiniões.

Um abraço!

Badico
Veterano
# set/10
· votar


Se a pessoa começa do ZERO sem conhecimento algum sobre o que estudar...

É uma perda de tempo mesmo, bem porque a maioria dos metodos não aliviam, não tem aquela coisa de "Esta errado, vamos fazer de novo"

Eu penso que a pessoa tem que aprender uma "Base" com alguem experiente (Professor (a) ) para poder saber por onde andar, porque tem varios caminhos, e isso torna confuso para quem não sabe nada.

Falei demais.
Mas é isso ai

Abraços

kiki
Moderador
# set/10
· votar


acho que nao. acho que tem gente capaz de aprender só com um livro, só ouvindo musica ou só vendo os outros.

e tem gente que acha que só um metodo basta, mas nao consegue "sacar" as coisas.

é que nem quando criam um topico "oi, quero ser autodidata, por onde começo?"
quem sabe aprender por conta nao pergunta, pesquisa.

MMJr
Veterano
# set/10 · Editado por: MMJr
· votar


As variaveis sao infinitas....

Tem pessoas que aprendem sozinhas usando metodos.

Tem pessoas que aprendem sozinhas apenas ouvindo.

Tem pessoas que aprendem com aulas e professores.

E tem pessoas que NAO aprendem de forma alguma....


Valeu...

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


A pergunta do Prof. Grosélio foi na minha opinião bem direcionada aos Métodos, acredito que sejam estes que vendem aos montes em bancas de jornais

Com frases maravilhosas do tipo: ... aprenda sem mestre... aprenda tocar em uma semana... bla, bla, bla

Todos os que eu encontrei, são muito ruins, e os que são melhorzinhos, são muito complexos para quem não sabe nada

Ou seja, método só serve se for utilizado em conjunto com outros meios, o cara sozinho, com o instrumento, umas máterias jogadas, umas letrinhas ou bolinhas pintadas, não vai tirar som, nem aqui nem na china

Mas se o cara em conjunto com o (s) métodos, ver as video aulas do cifra clube (hehe puxa saco), baixar video aulas, you tube, trocar ideias e dicas com outros amigos musicos, pesquisar, ler, procurar entender, se dedicar, aí o caminho para aprender vai ser mais fácil e talvez algo tenha utilidade

Mas porque não abreviar o caminho e ir logo para o PROFESSOR, tenho aulas a 25 anos e ainda não sei p#@%a nehuma, imagine tendo como base livrinhos de banca de jornal

Até mais amigos

henrique87
Veterano
# set/10 · Editado por: henrique87
· votar


Se o professor utilizar o metodo como uma ferramenta para ensinar, a coisa pode andar...

tenho um amigo violinista (isso, violinista. De violino mesmo) que estudou em uma escola que utiliza um metodo de ensino, na epoca, que ele estudava na escola, eu estudava musica classica e contra baixo na OSPA (orquestra sinfonica de porto alegre) eramos novos e tal... e trocavamos ideias do que aprendiamos... percebiamos que aprendiamos as mesmas coisas, só que de uma forma beem diferente... e com o tempo, o cara foi indo mais longe do que eu de uma forma muito mais rapida, quando vi ele ja gastava o violino com partituras super dificeis e eu mal estava começando a pegar no contra baixo.
Enfim o metodo era bom! pra quem se interessou, Era o metodo Suzuki.
Claro que ele tinha um acompanhamento, nada de learn alone in the dark.
Por isso, não tenho nada contra metodos, desde que vc tenha alguem que o compreenda mais que vc e possa te acompanhar.

abs!

Edit: Hoje o cara é uma grande violinista, é convidado frequentemente para ser solista em muitas apresentações na OSPA e em outras diversas orquestras, inclusive internacionais.

E eu, larguei o contrabaixo e hoje toco cover de voz e violão em barzinho.

LeandroP
Moderador
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

Eu aprendi por métodos, revistinhas e vendo os outros tocarem.

Muitas coisas dos métodos passavam em branco pela minha visão, pela minha capacidade de compreender, e depois as cortinas foram se abrindo... Se bem que falta muita cortina pra abrir; mas acho o seu ponto de vista generalizado por conta deste aluno que você arranjou.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


henrique87
Se o professor utilizar o metodo como uma ferramenta para ensinar, a coisa pode andar...

mas ahi é o professor que está usando.

LeandroP
mas acho o seu ponto de vista generalizado por conta deste aluno que você arranjou.

Por sorte ou falta dela, eu não conheço ninguém que seja bom músico só estudando por métodos. Porque o que todos pensam é que todo método é auto-explicativo, mas a realidade não é esta. Quase sempre chegam alunos com um "monte" de folhas com coisas que baixaram na internet, e não sabem o que é. E como eu não sou obrigado à esclarecer dúvidas de internet e nem de métodos, eles continuam na dúvida. Eu sou responsável pelo material que eu passo (que não é pouco). E muita coisa que eu passo são retiradas dos métodos. Mas é como eu disse: Método foi feito pra quem já sabe. Ou não!!!
Então: Um método, sem ter quem o explique, é algo sem valor!

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


henrique87
Enfim o metodo era bom! pra quem se interessou, Era o metodo Suzuki.
Claro que ele tinha um acompanhamento, nada de learn alone in the dark.


Para violino eu uso este método. Suzuki.
Mas este material sem acompanhamento de um professor, o aluno não sai primeira lição!

Nilton Rafael
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio
pow vc cobra pelas aulas?
tipow meu primeiro professor era da prefeitura ele naum cobrava mais esclarecia qualquer duvida ate de outros instrumentos se eu perguntasse
e naum recomendo metodos pra quem naum sabe nd msm
quem sabe dvd ainda vai mais metodo nunca

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Nilton Rafael
pow vc cobra pelas aulas

É claro! Não dou aulas de graça pra ninguém. Se for de graça a pessoa não aprende nada.
Aqui na cidade tem professor da prefeitura também, e quem quer de graça vai lá e o procura.

LeandroP
Moderador
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

Respeito sua opinião. Você é uma pessoa experiente e falando em quantidade de aulas dadas dá um baile em mim, de longe... Mas não concordo, com a generalização. Conheço grandes músicos que aprenderam por métodos. Não são melhores que ninguém por conta disso... Talvez tiveram muita sorte de entender a proposta do método.

Um colega professor desistiu de um aluno que queria aprender uma música na guitarra, dizendo que tocava ela inteira no vídeo-game... Há mentes e mentes, e métodos.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


LeandroP
Conheço grandes músicos que aprenderam por métodos.

Eu não sou contra os métodos. Muito pelo contrário, porque eu preciso deles para trabalhar. Mas não adianta comprar um instrumento e um método e entrar para o quarto e: Agora vou ser músico!
Eu acho que o método de gaita diatônica serve. Gaita blues da para aprender por métodos.

qew
Veterano
# set/10
· votar


Eu tenho dom, nao precisei de metodos. u.ú

Nilton Rafael
Veterano
# set/10
· votar


uhsahuah num falo nada
esqueceu de pega a interrogação parece ate que te xinguei desse jeito mais respeito tua opinião
e eu aprendi com o professor e muito!!
se Você quer saber eu podia ir la e ele me explicava de novo se fosse preciso
agora dizer que não aprende nada com professor gratuito e brincadeira depois tchau e perdeu meu respeito

MMJr
Veterano
# set/10
· votar


Mas não adianta comprar um instrumento e um método e entrar para o quarto e: Agora vou ser músico!


Prof. Grosélio

Em uma porcentagem muito pequena...Sim.
E possivel se tornar um musico dessa maneira...


Valeu....

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


qew
Eu tenho dom,

Isso é um caso especial. Falando sério! Eu não acredito em dom.

Eu fiz um método de bandolin (Só com os acordes maiores,menores e com sétima) mas foi porque não encontrei nada a respeito, já que o bandolin é um instrumento para fazer solos. Mas só serve para quem já toca, já conhece sequencia harmonica e etc...

Obs: O método tradicional de acordeon é tão complexo quanto o de piano. Ahi um cara que saiu lá da roça e quer tocar o instrumento não consegue, porque não vai entender nada do que está escrito.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


MMJr
E possivel se tornar um musico dessa maneira...


Depende do conceito do que é ser músico. Instrumentistas voce encontra aos "monte". Mas são pessoas que nem sabem o nome do acorde que estão fazendo. Eu tenho alunos assim. Violonistas que se voce ve-los tocando, voce fica de queixo caido.

Alvaro Henrique
Veterano
# set/10
· votar


O problema é que tem uma quantidade enorme de livros com o nome "método" na capa que não passa de uma coleção de composições ordenadas por grau de dificuldade.

Métodos de verdade até são bastante úteis.

Mas, no fim, não tem muito jeito. O aprendizado de uma HABILIDADE é diferente do acúmulo de informação. Dá pra ler livros de, digamos, história, e saber um monte sobre história. Ler livros de música, mesmo os escritos com esse objetivo, não garante que a pessoa se torne um músico. Porque o livro é uma via de informação de mão única, e toda habilidade só se desenvolve plenamente quando a informação flui dos dois lados, e o "aprendiz" se comunica diretamente com outra fonte de informação. Qualquer habilidade é assim: cozinhar, aprender um idioma, dirigir, etc...

MMJr
Veterano
# set/10
· votar


MMJr
E possivel se tornar um musico dessa maneira...


Depende do conceito do que é ser músico. Instrumentistas voce encontra aos "monte". Mas são pessoas que nem sabem o nome do acorde que estão fazendo. Eu tenho alunos assim. Violonistas que se voce ve-los tocando, voce fica de queixo caido.


Prof. Grosélio

Na boa....

As vezes eu acho que voce subestima o "homem"....

Novamente...
Numa porcentagem muita baixa...
Coisa que nao acontece todos os dias....
E possivel...


Tudo e possivel.....

Tem gente que ja nasce musico....
Talvez eles nao sabem o "nome" do acorde....Mas sabem perfeitamente o que eles estao ouvindo......


Nao se pode generalizar.....


Vou ficando por aqui....

Valeu...

danirock
Veterano
# set/10
· votar


essistem todo tipo de nível de metodos,quem já sabe tocar bem é melhor escolher intermediário ou experiente

LeandroP
Moderador
# set/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Prof. Grosélio
Depende do conceito do que é ser músico. Instrumentistas voce encontra aos "monte". Mas são pessoas que nem sabem o nome do acorde que estão fazendo.

Eu sei um ou outro...

Juneba
Veterano
# set/10
· votar


Prof. Grosélio,o que eu acho que existem é que existem métodos muito antigos, com linguagem ultrapassada. ai não aprende mesmo, mas tudo que sei tocar de teclado, aprendi com métodos. claro que teve algumas duvidas, que tirei por aqui mesmo.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


Alvaro Henrique
Métodos de verdade até são bastante úteis.

Claro que são! Mas para quem já sabe alguma coisa de música!

MMJr
As vezes eu acho que voce subestima o "homem"....

Não! Eu só acho que todos são iguais, e todos conseguem aprender qualquer coisa. Só depende da pessoa.

aprendi com métodos. claro que teve algumas duvidas,

Mas o problema é este. Se tem dúvida tem que ter alguem para auxiliar.


Um cara compra revistinhas e aprende a tocar 200 músicas. Mas só aprende a tocar a música. Mas se mudar 1 tom na música, esta mesma pessoa não toca mais. Tem que aprender a tocar o instrumento, e não decorar a sequência de acordes se sei la quantas músicas!

LeandroP
Eu sei um ou outro..

"Bão" também!!!


Juneba
o que eu acho que existem é que existem métodos muito antigos, com linguagem ultrapassada.

Estes são os melhores.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


danirock
essistem todo tipo de nível de metodos,quem já sabe tocar bem é melhor escolher intermediário ou experiente

Isso é estratégia de venda. Isso não funciona! Se voce comprar o nº 1 de uma série de 3, pode apostar que voce não sai do 1. Se quiser pode fazer uma experiência! Voce passa se tiver alguém para auxilia-lo! Sozinho nâo.

LeandroP
Moderador
# set/10
· votar


Prof. Grosélio

De acordes eu só conheço os maiores, menores, aumentados, diminutos, meio-diminutos, com sétima da dominante e os quartais. Agora vou para os quintais plantar uns pés de maracujazes. °.°

Besteirada à parte, aprender só por métodos não é o melhor caminho, mas pra quem não tem outro meio e este caminho é o único, não vejo o porquê de não estudar por métodos. Ainda mais quando o cara tem muita vontade de aprender e ninguém competente pra ensinar.

Já disucuti com professores que ensinam que não existe Mi#, Dób, e por outro lado afirmam que existe 7a aumentada. Professores que menosprezam a enarmonia e ridicularizam os graus. Então por este lado, sou mais "os métodos", "as revistinhas" do que este tipo de professor, que dá aula em escola porque tem uma "carteirinha de músico", talvez.

Resumindo o que eu quero dizer: não dá pra valorizar um em detrimento do outro.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


LeandroP
carteirinha de músico"

Isso não faz diferença!


[i]De acordes eu só conheço os maiores, menores, aumentados, diminutos, meio-diminutos, com sétima da dominante e os quartais. Agora vou para os quintais plantar uns pés de maracujazes. °.°


Ainda faltam os redondos e os quadrados. rsrsrsrsrsrsrsrss

raf.pp
Veterano
# set/10
· votar


Desculpa minha ignorância, mas principalmente para a Sanfona que é um instrumento regionalista eu tenho uma duvida...

Será que um garoto lá do sertão do cariri teve aulas e tal, ou aprendeu vendo os outros??

Digo isso pq acredito que existem pessoas que realmente sacam as coisas sem necessidade de explicação, só observando... pena que eu não sou uma delas.

Nilton Rafael
Veterano
# set/10
· votar


hsauhsuah voltei aki pra ver ate onde chega a ignorancia do homem
quer dizer que quem inventou a musica era instrumentista e não musicO?
você deve saber que antes nem afinação padrão existia e tbm deve saber e tambem deve saber que antes não existiam acordes existiam posições dos dedos santo DeusProf. Grosélio você ainda quer ser professor?
uma pessoa que diz tão brutalmente que cobra a aula não ama a musica e sim o dinheiro

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


raf.pp
Digo isso pq acredito que existem pessoas que realmente sacam as coisas sem necessidade de explicação, só observando... pena que eu não sou uma delas.


Pronto! Então chegamos à conclusão de que os métodos não prestam. Certo?

Nilton Rafael
diz tão brutalmente que cobra a aula não ama a musica e sim o dinheiro

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Existem os programas de governo que dão aulas de música de graça. Quem quiser é só ir lá.

Nilton Rafael
você deve saber que antes nem afinação padrão existia e tbm deve saber e tambem deve saber que antes não existiam acordes existiam posições dos dedos santo Deus

Então não precisa de método.

O quero dizer, ou estou tentando dizer é que os métodos são praticamente inúteis para quem vai começar à aprender do zero. Ou os que não sabem nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem os métodos foram feitos?