Autor |
Mensagem |
Cisco Veterano |
# jul/10
Queria saber qual a melhor espessura(Acho que é isso, se naum for me avise),para iniciantes, para fazer pestanas, alguns acordes mais dificies e assim vai. Meu violao naum é muito bom é um modelo Madri.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
· votar
Cordas de nylon não são vendidas por espessura, mas por tensão. Para ficar mais leve e fácil de tocar, prefira tensão leve.
|
Arimoxinga Veterano
|
# jul/10
· votar
Cisco
eu daria preferência a tensão média, mais dai fica pra vc escolher ou média ou baixa. tensão alta nem pensar toquei no violão do meu primo uns dias ai e era bem dificil pensar em dar um Bend.
Peace!
|
Caio Gomes Veterano |
# jul/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar
Se você quiser algo fácil de tocar, você vai querer tensão baixa, porém, o som não vai ser marcante, será meio apagado. Então eu recomendo tensão média. E ver também altura das cordas, pois muito alta dificulta pestanas.
Posteriormente experimente outros, eu prefiro tensão alta, fica mais difícil, mas o som, para mim, é bem melhor.
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
Pessoal, cuidado com os comentários...
Arimoxinga: eu daria preferência a tensão média, mais dai fica pra vc escolher ou média ou baixa. tensão alta nem pensar toquei no violão do meu primo uns dias ai e era bem dificil pensar em dar um Bend.
Estamos falando de cordas de nlyon. A técnica de bend nem se usa muito em violões com cordas de nylon, pois mesmo nas cordas de tensão média dificilmente é possível dar um bend de um tom. E outra: eu nunca ouvi falar de encordamento de tensão baixa; só vi tensão média, pesada e extra-pesada.
Caio Gomes: Tensão baixa: 0.09 Tensão média: 0.10 Tensão alta: 0.11 Tensão extra-alta: 0.12
Nada a ver cara. Novamente: estamos falando de cordas de nylon. Cordas de nylon são vendidas de acordo com a tensão: média, pesada e extra-pesada.
Cisco: Queria saber qual a melhor espessura(Acho que é isso, se naum for me avise),para iniciantes, para fazer pestanas, alguns acordes mais dificies e assim vai.
Na minha opinião, não há grande diferença de "pegada" de um encordamento de tensão leve e um de tensão extra-pesada. Quanto a fazer pestanas e outros acordes mais complicados, não há muita diferença não. Quanto à bends, como já expliquei acima, qualquer encordamento de nylon não permite bends de um tom, pois a corda parece que "laceia" e não dá som depois que você tenta passar deste um tom de bend.
O que há de diferença é no timbre: quanto mais pesada a tensão, mais estalado o timbre (principalmente nos bordões).
Acho que é questão de experimentar. Eu gosto de usar tensões mais pesadas para valorizar os médio-agudos do meu violão (é um Di Giorgio flat). Acho que tensão média deve ficar legal em violões clássicos tradicionais.
|
Bog Veterano
|
# jul/10
· votar
Arimoxinga nylon Bend
Herege!
Caio Gomes Tensão baixa: 0.09 Tensão média: 0.10 Tensão alta: 0.11 Tensão extra-alta: 0.12
Desculpe, mas a (des)informação não procede. Eu na verdade nem sei de onde você tirou essa classificação. Normalmente, quando se fala em "0.010" ou "0.009", se faz uma referência à espessura em polegadas da corda mais fina. Só que nem mesmo as definições mais comuns ("mais comuns" porque não existe um único padrão) para violões de aço e guitarras se ajustam às classificações que você colocou aí.
Por exemplo, considerando apenas as cordas D'Addario (outras marcas podem usar outras classificações.), para violão de aço 0.010~0.047 é o conjunto "extra light", e 0.013~0.056 é o "medium". Já para guitarra elétrica, 0.010~0.046 é o "regular light", e o 0.009~0.042 é o "super light". E para violão de nylon, as espessuras das cordas são ainda mais diferentes. Por exemplo, a corda de nylon mais fina com tensão normal da D'Addario tem 0.028" - mais grossa que a 3a corda (G) de aço com tensão média da mesma marca, que tem 0.026".
Cisco
Como eu estou acostumado com violão de aço com tensão extra-light, uso no meu violão de nylon cordas D'Addario tensão "normal", que dão aproximadamente a mesma firmeza, descontadas as características próprias de cada tipo de violão. Mas isso é para um violão razoavelmente bom. Por anos, usei uns violões bem ruins, e uma característica deles eram as cordas bem distantes do braço. Se o teu também for assim, talvez seja melhor partir para tensões mais leves. Mas note que não existe uma "melhor para iniciantes", e no fim das contas o melhor é você ir experimentando e ver qual é melhor para VOCÊ. Eu começaria com tensão leve e a partir daí mudaria caso achasse que tem tensão demais ou de menos.
|
Bog Veterano
|
# jul/10
· votar
erico.ascencao
Heheh, você postou enquanto eu escrevia.
eu nunca ouvi falar de encordamento de tensão baixa; só vi tensão média, pesada e extra-pesada.
http://store.daddario.com/category/146070/EJ43_Pro-Arte_Light_Tension
Na minha opinião, não há grande diferença de "pegada" de um encordamento de tensão leve e um de tensão extra-pesada.
Neste ponto (acho que só neste) eu discordo. Eu experimentei vários, e apesar da diferença de timbre ser bem evidente, eu também senti uma certa diferença na pegada. Não tão óbvia quanto em cordas de aço, mas perceptível.
|
Arimoxinga Veterano
|
# jul/10
· votar
erico.ascencao
Estamos falando de cordas de nlyon. A técnica de bend nem se usa muito em violões com cordas de nylon, pois mesmo nas cordas de tensão média dificilmente é possível dar um bend de um tom. E outra: eu nunca ouvi falar de encordamento de tensão baixa; só vi tensão média, pesada e extra-pesada.
já vi muitos caras dando bends em solo de violão nylon. E eu quando tocava "guitarra" no violão sempre dava bends oras isso não tem muito haver não, eu consigo dar bends em cordas de tensão média nylon Bends de 1tom porém na tensão alta não consegui, e sim já ouvi falar em tensão baixa se não me engano o vendedor perguntou quando eu fui comprar as cordas para o violão com o meu primo.
Bog
nylon Bend
Herege!
hehehe vai dizer que nunca deu um bend no violão nylon? bom eu já varias vezes.
Peace!
|
Caio Gomes Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao Bog
Realmente ;p, é que todas médias e altas que usei era por volta disso, então generalizei. Mas agora vi, e têm diferenças mesmo, mais pelo soma que é definida. Enfim, edit.
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
Bog: Eu experimentei vários, e apesar da diferença de timbre ser bem evidente, eu também senti uma certa diferença na pegada. Não tão óbvia quanto em cordas de aço, mas perceptível.
Somos 2. Ah, e não sabia das cordas de tesão baixa... vivendo e aprendendo!
Arimoxinga Bom, esta questão da heresia em fazer bends em cordas de nylon não interessa tanto. O que eu quis te passar é que esta preocupação com a escolha da tensão das cordas de nylon é muito mais focada na questão timbre do que na questão pegada - sei lá, uns 80% de preocupação com o timbre e uns 20% com a pegada, se fosse possível quantificar numericamente. A única diferença de pegada que eu notei nos encordamentos de nylon foi ao fazer aquela técnica de violão clássico na qual você toca um acorde uma nota por vez e rapidinho, "como se fosse uma harpa" - perdão pela falta do termo correto - mas mesmo assim não é uma diferença tão grande quanto a diferença para fazer uma pestana com cordas 0,010 ou 0,011.
No caso de encordamentos de aço, acho que estes dois fatores empatam em preocupação.
|
Arimoxinga Veterano
|
# jul/10 · Editado por: Arimoxinga
· votar
erico.ascencao
entendo!! pra quem quer tocar "violão" mesmo com solos de "violão" a tensão pouco vai inportar. mas quem quer tocar guitarra no violão como eu fazia antes de ter uma hehehe fica mais dificil em todos os sentidos altura das cordas etc etc etc... mas para acordes e solos tipo erudito não faz muia diferênça mesmo.
edit: ahh a tecnica que vc falou não seira arpeggios?
peace!
|
erico.ascencao Veterano |
# jul/10
· votar
Arimoxinga: a tecnica que vc falou não seira arpeggios?
Não. Chama-se tremolo - mas não é no sentido guitarrísitico de tremolo. É esta aqui:
|
girinuS Veterano |
# jul/10
· votar
cara meu violão é nylon eu ñ gosto muito para fazer pestanaseu prefiro aço mas vai da pessoa.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao eu nunca ouvi falar de encordamento de tensão baixa; só vi tensão média, pesada e extra-pesada.
Está na hora de conversar com outras pessoas. Todas as fabricantes produzem cordas de nylon para violão com tensão baixa. O Bog indicou o link para um exemplo.
|
Remo Yaconi Veterano |
# jul/10
· votar
Uma vez coloquei uma corda (acho que da D'addario) no meu violão de nylon, que tinha primeiras cordas emcapadas. Ficou um som diferente, legal pra quem toca bossa nova, ou reggae na minha opinião.
sou meio leigo nisso mas, foi o que me pareceu fica legal um reggae ou bossa.
E tambem o violão ficava mais levezinho de tocar, só consegui pegar bem a pesatana com essas cordas, depois de um tempo eu troquei de novo, e vi que me ajudaram um pouco por serem mais "leves" \ abraços
|
Prof. Grosélio Veterano |
# jul/10
· votar
erico.ascencao Na minha opinião, não há grande diferença de "pegada" de um encordamento de tensão leve e um de tensão extra-pesada.
É! Não dá para perceber grande diferença nem para quem toca, e muito menos para quem ouve.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
· votar
Se o violão estiver mal-regulado, for desconfortável, e for meio durão, principalmente os de fábrica, realmente a tensão das cordas não faz diferença.
Já pra quem tem um violão bem regulado, ergonômico e artesanal, qualquer diferença de tensão é fácil de ser percebida e ouvida.
|
Tiagolafre Membro Novato |
# ago/21
· votar
Pessoal, ressuscitando o tópico aqui...
Tenho um violão aço (Tagima Dallas Mahogany) e utilizo cordas 010. Ainda estou no nível iniciante. Estou buscando um violão de nylon para diversificar, e quero um modelo que não seja tão diferente na maneira de tocar, pra não estranhar tanto.
Qual seria o tipo de tensão de cordas que eu devo usar para ficar próximo da tensão do meu violão de aço?
Obrigado!
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/21
· votar
Tiagolafre
"Qual seria o tipo de tensão de cordas que eu devo usar para ficar próximo da tensão do meu violão de aço?"
Violão de aço, via de regra, têm uma tensão maior que nylon.
Mas como você usa 0.10, optaria por uma tensão média em cordoamento de nylon.
Tenha em mente que a sonoridade e tocabilidade é outra. Não é igual, não é a mesma pegada. Não é melhor, nem pior, é outro instrumento.
|
Tiagolafre Membro Novato |
# ago/21
· votar
Obrigado pela resposta, Lelomig!
No caso de um violão em que é recomendado pelo fabricante a utilização de encordoamento extra pesado, é tranquilo fazer essa alteração para um de tensão média, só mandar regular? ou pode ter algum problema no longo prazo?
A especificação segundo o site da Giannini é a seguinte:
"Cordas: Náilon tensão extra pesada. Recomendamos para a troca os encordoamentos Giannini Clássico GENWXPA e Giannini Titanium GENWXTA"
|
HortaRates Membro |
# ago/21
· votar
Tiagolafre Tem que ver se o violão no caso tem tensor pra permitir essa regulagem. Já vi muito violão de nylon que nem tem tensor, então o ideal seria usar as cordas recomendadas pelo fabricante. Agora, se tiver tensor eu acredito que seja tranquilo mudar pra tensão que você tiver vontade.
|
Tiagolafre Membro Novato |
# ago/21
· votar
Tem sim, HortaRates. Tensor bi-direcional. Obrigado pela resposta!
O violão é este aqui:
https://www.giannini.com.br/produtos/violao-nailon-eletroacustico-gian nini-performance-gnf-3-ceq-natural-satin-ns/
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Tiagolafre
"No caso de um violão em que é recomendado pelo fabricante a utilização de encordoamento extra pesado..."
Neste caso (não sabia da recomendação), caso tenha acesso fácil, eu conversaria com um Luthier antes. As vezes uma pequena e simples regulagem e orientação pode fazer a troca de boa.
Sem conversar com um luthier eu não arriscaria e colocaria as cordas especificadas pelo fabricante. Afinal, se o fabricante esta especificando o encordoamento, motivo deve haver.
Este "motivo" por não estar ligado diretamente a problemas com relação a sustentação, pode ser uma orientação no sentido de "melhoria de timbre" por características de padrão vibratório e ressonância do conjunto, o que acaba sendo subjetivo.
Por isso, conversar com um luthier é importante. Inclusive se eu estiver falando merda e um luthier aparecer aqui, ele aproveita e me corrige...hehehe.
|
Tiagolafre Membro Novato |
# ago/21
· votar
Entendi, Lelo Mig. Vou tentar contatar algum luthier antes. Obrigado!
|