Tipos de encordamento de nylon

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08


    Bom, toco violão há algum tempo e tenho, até certo ponto, uma "mania" de trocar de encordamento. Acho que nunca fiquei mais do que 4 ou 5 meses com o mesmo, mesmo os de nylon tendo uma boa durabilidade (pelo menos para o meu gosto).

    Já experimentei os mais diversos, mas ultimamente comecei a comprar com mais consciência. A minha penúltima experiência foi com cordas de tensão alta da Giannini, mas não notei o brilho que muitos comentavam. Na última troca, fui procurar encordamento tensão extra-pesada, e achei da D'Addario. Olha, o bichinho é bom, a ré tem um som muito estalado, gostei muito.

    Bom, agora chegou o problema de fato: meu violão é flat, por isso gostei do som dele com este tipo de encordamento. Mas e em violões clássicos, que tipo de encordamento se usa normalmente? Ando com saudades do meu primeiro Di Giorgio Estudante...

    Leo-RJ
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    No meu violão anterior, um Di Giorgio nº18 (estudante) com pequenas modificações (cordas mais baixas e nuts de osso), eu só usava as cordas D'addario Pro Arte tensão média.

    Eram ótimas.

    caneco
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    gostaria de ouvir a opiniao de voces: tenho um DI Giorgio author e um tarrega. Me disseram que posso empená-los se usar corda de tensão extra pesado! grato pela atenção.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    caneco
    Olha, acho que a tensão não chega a tanto. De qualquer maneira, consulte um luthier, porque realmente não é um assunto muito comum de se encontrar informações.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    caneco
    A propósito caneco, tanto o Tárrega quanto o Author são estilo clássico mesmo, certo? Você acha que o estilo erudito pede mais cordas de tensão média ou de tensão alta?

    TioAle
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    caneco
    não acredito que empene se for regulado para tal nos tensores.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    TioAle
    O problema é que eses violões para cordas de nylon geralmente não têm tensor. O meu Di Giorgio Talent I não tem.

    TioAle
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao
    tá zuando?? eu tinha imaginei que os Talent's tinham tensores.

    então acho interessante buscar essa informação com luthier de confiança e com a própria DI Giorgio, porém ainda assim não acredito que empenaria ou danificaria o braço, pois acredito que o Talent seja um bom instrumento preparado para isso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    TioAle
    Existem modelos para cordas de nylon com tensor?

    TioAle
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao
    sim existem.. eu já ouvi.. tbm não tneho certeza.. que os modelos clássicos não possuem tensor, mas por exemplo.. GODIN nylon tem tensor.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu uso a D'addario Pro Arté Composites tensão pesada. Não acho tão pesada assim. Na verdade eu tenho um violão que tá com uma corda tensão média que parece mais pesado que ela até. É uma corda a princípio boa, mas pretendo testar outras pra ver. Gosto do timbre dela, mas acho o volume muito baixo (menor que o das D'addario comuns, na minha opinião).

    olavojunq
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Amigos..
    O melhor encordoamento que eu usei até hoje e recomendo é o Augustine, mas tem q ser o Black com graves brancos.. O Blue fica muito mole as cordas e som xoxo..
    Meu violão é um Jose Rodrigues (jacarandá maciço).
    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tipos de encordamento de nylon