Espessura para encordoamento do violão

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: guitarg3


    Bom, nao consegui encontrar respostas, é o seguinte:
    Possuo um violão de aço da condor, e vou trocar as cordas dele. Qual o encordoamento mais usado em violões? tipo pra guitarra o pessoal fica entre 010 e 011.. usando mais as 011 para les paul.. e violao tem dessa tb?
    No violão ja veio d fabrica corda 010, só que eu sinto q o timbre é meio fraco, apagado, principalmente nas cordas mais graves. Então gostaria de saber qual encordoamento seria melhor para violão. um 013? ou é muito grossa? Uso ele mais pra tocar acordes. Solos e outras coisas uso a guitarra.

    E eu tava vendo também das cordas elixir que tem a polyweb e a nanoweb. Alguem saberia me dizer a diferença entre elas? Se alguem ja tocou com alguma das duas e puder fazer alguma recomendaçao tb eu agradeço...


    obrigado!

    luquinhas12
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    011 eu já acho dura,mas D'addario.dizem que elixir 011 é uma margarina na guitarra,então no violão,tmbém deve ser.

    Jandira
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara nos meus violões eu só uso 0.12 ou mais, menos que isso eu acho que o timbre fica muito magro...

    Quanto a marcas eu já usei D'addario, Elixir, Gianinni Cobra e Martin, todas essas são boas cada uma na sua faixa de preço, a D'addario é a que eu gostei menos, pois o timbre é muito bom mas a durabilidade é mais baixa, ultimamente estou colocando Martin nos meus violões.

    Caio Gomes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Eu gosto de 0.11 (alta tensão) para cima, abaixo disso o som não fica característico, pelo menos para mim. Mas vai do seu gosto, pode ser que você ache muito "dura", na minha opinião este é apenas o preço e pra isso tem o costume. Só experimentando para saber.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    guitarg3
    E eu tava vendo também das cordas elixir que tem a polyweb e a nanoweb

    Não tenho violão, no entanto já usei polyweb e nanoweb em guitarra, e nanoweb no baixo(no baixo só tem nano). A diferença é que a camada de polímero da nanoweb é mais fina(até por isso tem esse nome), o que deixa a corda mais leve e com som mais brilhante que a outra(a camada é imperceptível a olho nu).

    A polyweb tem o polímero um pouco mais espesso, e por isso o timbre é um pouco mais fechado, além da corda ser um pouco mais dura e com pegada diferente. Mas ambas são ótimas, a diferença é mesmo a preferência pessoal com o som e adaptação de cada um.

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    entendi.. tipo um timbre mais aveludado entao tem a polyweb..

    em termos de preferencia ql vc gostou mais? tipo.. pra usar com distorçoes sujas ql vc axa q ficaria melhor?

    pela sua descriçao a nanoweb me chamou mais a atençao.. to pensando em por a nanoweb tanto no violao como na guitarra

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    guitarg3

    Eu gostei mais da nanoweb, tanto que nunca mais usei a polyweb. A nano tem um pouco mais de brilho que a poly, e também tem a pegada mais parecida com um corda sem revestimento(apesar que ainda dá para sentir a cobertura, mesmo sem ver). Caso vc goste do violão com som brilhante, compre a nano.

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator
    irei comprar a nano entaoo.. obrigado pela dica =D

    pra guitarra com distorçao vc axa q ela tb ficaria melhor q a poliweb?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    guitarg3

    Bem, isso varia de cada um.Só testando mesmo vc pode avaliar se vai sor melhor com seu equipamento e ideal de timbre.

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    sakei.. axo q vou colar 013 no violao nanoweb e 010 na guitarra nanoweb tb

    o problema eh ter q mudar o tensor do violao q ta ajustado pra 010

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alguem tem mais alguma sugestão?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    guitarg3: No violão ja veio d fabrica corda 010, só que eu sinto q o timbre é meio fraco, apagado, principalmente nas cordas mais graves. Então gostaria de saber qual encordoamento seria melhor para violão. um 013? ou é muito grossa? Uso ele mais pra tocar acordes. Solos e outras coisas uso a guitarra.

    Não, 0,013 é um varal. Coloca 0,011 que já está de bom tamanho.

    E eu tava vendo também das cordas elixir que tem a polyweb e a nanoweb. Alguem saberia me dizer a diferença entre elas? Se alguem ja tocou com alguma das duas e puder fazer alguma recomendaçao tb eu agradeço...

    Bom, eu recomendo Elixir porque elas duram pra cacete. Eu sempre usei nanoweb porque foi a primeira que eu comprei e sempre quis mantê-la. Não tenho o que reclamar. Minto, só tenho uma observação: de uns tempos pra cá as Elixir têm vindo com umas "perebas" que parecem ferrugem mas não são, mas isto nunca fez nenhuma corda arrebentar (com exceção da solzinho do violão de 12 que é um fio de cabelo).

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Não, 0,013 é um varal. Coloca 0,011 que já está de bom tamanho.

    É mesmo? tava quase colocando 013 ja hahaha.. é que eu qero um timbre bem encorpado.. o violao usaria mais pra fazer dedilhados.. tocar acordes.. e nao solos.. por isso pensei q 013 ficaria com o timbre mais xeio.. mas se vc flou q eh um varal.. haha 012 fica muito grossa também?

    com 011 irei conseguir um bom timbre.. melhor q o 010 q ta no meu violão?


    Obrigado pela ajuda!

    Gus dz
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Gus dz
    · votar


    Usa 0.12 é o que eu uso e não acho muito dura.
    Só cuidado pra não arrancar partes do seu violão com as cordas com tensão mais alta. auhiuahiuaiuhauihuia
    Leva em um luthier e pede a opinião dele!

    Caio Gomes
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    guitarg3

    De 0.10 para 0.11 tem uma diferença tremenda, então se você quer chegar nos 0.13 eu recomendo ir aos poucos.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    guitarg3: com 011 irei conseguir um bom timbre.. melhor q o 010 q ta no meu violão?

    Vai aumentando gradativamente. 0,011 é um encordamento legal para violões de corpo grande (folk e jumbo). Já ouvi falar em 0,012 em violão, mas 0,013 jamais! heheheh.

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    entendi.. o meu violao não é de corpo grande.. vou por 011 entao

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nao consigo achar 011 nanoweb pra violao no ebay.. axo q vou colocar 012 msmo..

    Gus dz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Compra na stringsbymail! :D

    FIRS
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    bom vc tem q ver a msm marca da sua corda e compra a msm para ñ dar problema no tensor se vc ñ acho a msm corda vc compra outra q vc deseja e leva a um luthier de confiança e pede pra ele ajustar o tensor
    valeu !!111
    abraços

    guitarg3
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    FIRS
    Tô ligado.. preciso fazer isso msmo.. ja sabia.. ms vlw a dica =D

    Gus dz
    vc tem o link dessa loja? eu procurei no ebay td e axei em uma outra loja a nanoweb pra violao so q 012.. vou acabar comprando ela msmo

    El Che
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Usei Elixir Nanoweb, sempre achei bom pelo preço (50 Reais em Media o jogo aqui em Blumenau)

    Mas quero mudar, vou testar outros encordoamentos, sem esses revestimentos todos...

    Uso 0.12, quando coloquei demorei 1 mês para conseguir fazer um Bend nele

    Gus dz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    http://www.stringsbymail.com/store/index.php?main_page=index&cPath=7&z enid=mnnobeuguaoonrrfkminvrf487

    Aqui tem eu acho!

    Renato Franklin
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Aproveitando esse tópico, vou deixar minha experiência para os que ainda tem dúvidas.

    Eu tenho um Violão Jumbo, quando fui trocar as cordas de fábricas dele, tentei várias opções, e deixo aqui minha experiência:

    Primeiramente coloquei .011-046. Não ficou bom, ficou muito "xôxa", a corda mais fina do que a que veio de fábrica e o SOM (mais importante) não me agradou. Os graves não apareciam (talvez pelo corpo ser Jumbo).

    Depois, pulei para a 0.12-053. Fico bom? Ficou bom, porém não como eu gostaria. Ficou duro, acostumei com elas, porém os dedos sofrem. Pra quem curte só bater uns acordes ou outros fica legal, porém ainda falta algo.

    E por fim, fui para o "meio termo", coloquei .011-052. Sim, ficou exatamente agradável, tanto para os dedos, quanto ao quesito qualidade de som. Os graves aparecem bem, os agudos também (isso varia a marca da corda), porém foi o que mais me agradou.

    Então, para quem está com dúvidas de que corda colocar, ainda mais se for um Jumbo, sugiro uma .011-052. O som fica encorpado, você não tortura seus dedos. Ouvi alguns falando de colocar .013 O.O, sinceramente, não sei como é possível, como disseram acima é realmente um "varal".

    Fica minha experiência aí moçada,
    abraços!

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Renato Franklin
    Cara, discordo. Usava 0.012 e passei pra 0.013 eu estou maravilhado com a pegada e com o som. Não sei se eu sou cavalo mesmo, mas pra mim as cordas não prejudicam em nada coisas como bends e vibratos. Eu não sei se eu recomendaria, talvez não pra pessoas que tocam a menos tempo, mas pra mim e pro estilo que toco atualmente(fingerstyle) não atrapalha em nada, muito pelo contrário, eu acho o som e a pegada muito superiores em comparação às espressuras inferiores.

    Renato Franklin
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ViniciusBorges

    Então, eu gosto de tocar um blues, e acusticar uns rock'n'roll, rockabilly, etc. Eu achei o som da .012 legal também, encorpado, agora .013 pra mim realmente não dá, ficaria difícil tocar o som que eu curto tocar.

    Agora, bem lembrado por você, varia muito do estilo do som que você toca. Mas ainda acho .013 pesado demais.

    E outra coisa que eu percebi foi que a .011-052 não perde quase nada os graves em relação a .012, e é bem mais leve.

    Mais é isso aí, compartilhando experiências.
    Abraço.

    rodrigopaulo
    Membro
    # out/13
    · votar


    Vou entrar na discussão pra não criar outro tópico. Comprei um Martin Dreadnought e que veio, acredito eu, com cordas 12-54. Como a maioria das músicas que eu toco é muito fingerstyle, sem palheta, estou tendo dificuldades pra me adaptar. Principalmente quando boto um capo na 2ª ou 3ª casa, fica impossível de tocar e o som sair muito alto.

    Estou pensando em colocar um encordoamento 11-52. Vocês acham que dá pra ter uma melhoria considerável, sem tanta perda do tom?

    p_aulinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Boa tarde,

    Eu utilizava 0.11 e tinha um som muito bom, bem alto ainda. Mudei para 0.10 porque me adaptei melhor a bends com esse calibre, mas isso tem variação de pessoa para pessoa.

    Mas 0.11 ainda vai dar um som bem legal ara você.

    Manda bala.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espessura para encordoamento do violão