【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Cochise
Veterano
# set/15
· votar


Estou em dúvida entre o hofma HMP350 ou o Samick GD100SCE

Alguem ai ja tocou nos 2 ?

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


Eu só destaquei este Eagle EMN880C por causa da captação (piezo e microfone) que dá uma grande diferença no som plugado.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Cochise

Apesar de não ser meu modelo preferido, curto bastante o "conjunto" desse Samick.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Oi pessoal, no final do ano vou comprar um violão novo, disponho de até 2500 reais e precisava de ajuda na escolha. Eu queria um violão flat mas ai eu teria que comprar um monte de coisas ou so um amp já resolve? Pode ser folk mesmo não tem necessidade de ser flat mas ai compensaria mandar fazer?
Desculpa pelo texto
Abraços

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Primeiramente, vamos organizar os termos, depois vamos para as dicas.

Aqui no Brasil, geralmente se usa o termo folk para designar violões com corpo dreadnought, como por exemplo o Martin D-28. Como você pode observar na foto, este tipo de violão tem uma caixa mais profunda, geralmente com uns 10 cm de profundidade. A principal característica dos dreadnoughts é a boa projeção sonora e o som mais encorpado e fechado.

Violões flat, como este aqui, geralmente são violões com corpo menor (auditorium, mini-jumbo, 000...) com a caixa menos profunda. Este tipo de violão é mais usado pra quem toca de pé e precisa de um instrumento mais confortável pra este tipo de situação. Um extremo deste tipo de violão são os violões com corpo sólido e do tipo silent, que são usados para evitar qualquer tipo de chance de microfonia e, por não terem caixa acústica, precisam de um amplificador.

Já que você não faz questão de ser flat, procura os dreadnoughts da Cort (MR710F e afins).

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Eggram

Crafter DE-7

Takamine EG 320sc

Nunca compre sem testar.

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Sobre o corpo eu acho o flat monstruosamente mais bonito mas não tem necessidade por causa do amp. E quanto a mandar fazer um? Compensa?

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


dei uma olhada nos violões que o sama falou e lembro que esqueci de falar que toco com cordas nylon se puderem me indicar uns . Eu tava de olho em uns da marca caimbe, é bom?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Você só esqueceu de informar o mais importante...

Quanto a "mandar fazer" compensa e muito, se você tiver conhecimento, saber o que quer e ter o luthier de confiança que vai realizar o serviço. Com "absurda" certeza sairá mais caro, mas a qualidade, com as madeiras e especificações próprias - na maioria das vezes - justifica o investimento.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Bruno
Sobre o conhecimemento que vc diz e sobre fazer o violao(material etc) ou tocar? Se for mandar fazer sairia muito mais caro que isso?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Seria conhecimento sobre as sonoridades das madeiras, tamanho do corpo, etc...

O preço final vai depender do material escolhido e disponível. Digo que vai custar mais caro, pois temos a tendência de incluir melhores materiais, elétrica mais sofisticada - se for o caso - pois será um instrumento único.

Abç ! ! !

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Sobra as madeiras já tenho uma noção do que eu quero;
Tampo em spruce fundo e laterais em maple braço em mogno e escala em ebano
O que você acha?

Cochise
Veterano
# set/15
· votar


BrunoRodrigues

Olá, vc ja tocou no hofma ? preferiu o samick ?

Obrigado

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


erico.ascencao

[i]gaitistaSP

No âmbito dos violões com cordas de nylon, eu tenho um Di Giorgio Talent I e entendo bem a sua opinião. Realmente, ele tem um braço padrão de violão clássico - ou seja, pestana de ~52 mm. Já toquei num Giannini modelo estudante que tinha a pestana mais estreita, porém o braço era mais gordo, parecido com o perfil 50's das Gibson Les Paul. Como você dificilmente conseguirá informações objetivas sobre perfil do braço pela internet, o negócio é testar modelos da Giannini, Rozini, Eagle, Yamaha (sim, ela tem bons modelos) e até da própria Di Giorgio. Com R$1000 já dá pra pegar um bom violão com tampo maciço.

Já nas cordas de aço, acredito que o caminho seja procurar pelos mini-jumbo e auditoriuns. Eu sugiro o Crafter Lite TE pela referência de tamanho de corpo que eu tenho do SM Rose: é um violão com braço padrão de violões com cordas de aço (semelhante aos de guitarra) e corpo menor que o torna bastante confortável pra tocar de pé e sentado. Dê uma sapeada na Playtech da Teodoro Sampaio pra ver se você encontra algum Blueridge perdido por lá.



eu já andei pesquisando muito o som dos violões que vcs me passaram, no youtube.. vendo os caras tocarem.. e gostei dos yamaha apx e cpx.. (na verdade achei lindo um taylor acho que 114 alguma coisa, mas esse tá fora da realidade financeira.. rsrs) vi que na X5 Music tem muitos violões que eu quero olhar.. e como vou estar meio apressada, quero ver td lá se possível.. já fiz uma lista com os preços de algumas lojas.. to pensando em comprar um apx500iii na playtech ou made in brazil ou então um cpx500ii na x5 music.. na x5 music tem o crafter pro de-7.. esse crafter que vc falou não achei em nenhuma..

agora.. esse monterey talvez não preste, não acha..? pq o braço dele é fino, mas se está mais barato que o talent I, então é inferior..

na x5 music, tem o crafter lite ce/cd = 1.600,20.. é nylon.. o que acha desse?

e tem tb na mesma loja o tão elogiado eagle emn880c pelo EL_Cabong.. deve ser um show, esse violão, pq é os ói da cara pra um nylon..

me responde até hj? pra ver se dá pra ver isso já amanhã?

FelipeA.Gonçalves
Membro Novato
# set/15 · Editado por: FelipeA.Gonçalves
· votar


Recentemente (menos de um mês) , adquiri um Strinberg SD-20c e o que posso falar é que ele é um EXCELENTE violão! Me surpreendeu logo de cara o acabamento , praticamente perfeito. Testei primeiro ele desplugado e me agradei muito do seu som , inclusive bem mais do que o Takamine que eu tinha , o EG-220c . Quanto a captação eu confesso que tinha um certo "pé atrás" pois já havia testado outros Strinbergs e não havia gostado nada... Para minha surpresa dessa vez foi bem diferente, o sistema STP-7 funcionou muito bem , captando todos os timbres de maneira bem equilibrada.
Em se tratando de custoXbenefício , eu não vejo nenhuma outra opção no mercado tão boa quanto o SD-20c da Strinberg (em se tratando de violões com cordas de aço e modelo do corpo estilo dreadnought) , sou músico profissional e recomendo demais!!

P.S.: Não sou patrocinado nem nada desse tipo, to postando apenas por que de fato me agradei bastante do instrumento (sou muito cauteloso na escolha de novos violões) e pouco vi falando sobre ele aqui no fórum. Espero que ajude quem estiver precisando de uma sugestão, abraços à todos e que Deus nos abençoe sempre.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


Como você dificilmente conseguirá informações objetivas sobre perfil do braço pela internet, o negócio é testar modelos da Giannini, Rozini, Eagle, Yamaha (sim, ela tem bons modelos) e até da própria Di Giorgio. Com R$1000 já dá pra pegar um bom violão com tampo maciço.

erico.ascencao

o ntx900fm da yamaha talvez fosse o ideal, mas o preço mais baixo que achei foi de uma loja no RJ: 2.500,00 .. achei caríssimo.. sendo que parece que o som dele é fraco.. e o Bog, no link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/222810/p1#9115168
diz o seguinte: Some-se a isso tudo uma junção na 14a casa (que facilita bastante o acesso às notas mais agudas) e a ação baixíssima, e temos o violão de nylon ideal para fritadores!!! =P..[/i]

o que vc acha dessa fala..? eu mesma, que estou acostumada com violão nylon, tipo talent I, estranhei qd toquei num takamine jumbo..
só que a questão da tendinite é o que pega..

na X5 Music tem o Crafter Lite CE/CD.. o que vc acha desse? foi vc que me indicou os crafter.. ele tá 1.600,00

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP

Não conheço este modelo da Crafter de cordas de nylon. Você tem que ver na hora se o braço do violão é confortável pra você. O Eagle parece interessante pelas especificações (tampo maciço e captação mista de piezo com microfone) e o preço pago por ele é, digamos, justo.

Quanto aos Yamaha APX e CPX, eles são violões bem diferentes: o primeiro tende a ser mais flat e o segundo tem a caixa mais voltada pro padrão jumbo.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Cochise

Não trabalho com nenhuma das duas marcas citadas. Conheço apenas dos eventos voltados para lojistas onde tem testes e um papo mais técnico.

Os Hofma estão na circunstância descrita. Já o Samick conheço de um cliente que traz aqui para manutenção e troca de cordas.

Considero os dois bons instrumentos na faixa de preço médio.

Abç ! ! !

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Eggram

Sei lá, acho que com o dinheiro que você tem fica complicado mandar fazer; violões de luthieria são bem caros (ao menos os de aço).

Por aqui há o user Violões Garrido. No blog dele tem o contato. Fala com ele, saberá te informar melhor.

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Creio que resultará em uma sonoridade mais brilhante. Mesmo assim é incerto pois apesar de parecidos existem vários tipos de Spruce e Mogno.

Abç ! ! !

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Mesmo não sendo top não seria melhor que comprar um de fabrica não?

Bruno o spruce que eu digo é aquele mais claro.

Se não fosse mandar fazer de qual marca vcs recomendariam eu comprar?

Abraços

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Algum de vocês conhece o violão caimbé? Vale o preço?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Tem o detalhe de quem vai "confeccionar", mas com certeza ficará melhor que a média disponível no mercado. Nesse caso, a qualidade será de acordo com o investimento, mas a satisfação de ter um instrumento com suas especificações e do seu jeito "não tem preço."

Seria Takamine, Yamaha, Crafter...

Abç ! ! !

JOTASILVA
Membro Novato
# set/15
· votar


Olá Amigos,

Pessoal gostaria de comprar um violão acústico de nylon, com tampo maciço fundamentalmente para estudo e pequenas apresentações de música clássica, mas não pretendo ter de vender um rim. (valor até cerca de 500 paus se e que é possivle)

Possuo um Takamine GN71, o qual gosto bastante, mas agora estou interessado em violão de nylon.

Um abraço a todos e bom final de semana!
José Luis

Eggram
Membro Novato
# set/15
· votar


Como o dinheiro e o mesmo então seria um melhor investimento mandar fazer afinal seria artesanal e do meu jeito. Não conheço nenhum luthier aqui da minha cidade mas se eu for na oficina deles e experimentar dá pra saber se o cara é bom ou não?

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


JOTASILVA

Procure no site da Giannini modelos com tampo maciço. Sei que os da Di Giorgio com tampo maciço passam do seu orçamento, mas eu particularmente gosto deles.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


erico.ascencao

me dá um exemplo de nylon yamaha no que to procurando.. o ntx parece que tem o braço mais fino mas é muito caro.. vc conhece os outros modelos?

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


os ncx da yamaha são bons?

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


pois é.. acabei de ver aqui.. o único que tem 48mm de pestana é o ntx900fm.. o resto é 52mm.. não adianta.. acho que se tivesse 49 ou 50, já ajudava.. vi gente reclamando muito do ntx900fm pq o braço é fino demais

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


Eggram

Se for um luthier conhecido e conceituado fica mais fácil. Sem conhecer fica mais complicado, mas a net e redes sociais estão aí pra ajudar.

Abç ! ! !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda