【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# out/13
· votar

Axl15964

Cara, sinceramente, se você não for testar os violões qualquer um desses ai irá te atender bem.

Nunca toquei em nenhum desses modelos por isso não posso te dizer qual é o melhor; o que posso te ajudar é te indicando o Hofma HMF 250.

Esse eu já testei e fiz um review dele aqui no fórum; é um bom violão pela faixa de preço (acho que está mais barato que esses que você postou; comprei justamente na Empório Musical, no ML).

Axl15964
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Axl15964
· votar

Gianyny

entao esse HMF 250 eu procurei na internet mas nao encontrei nenhum, aqui na minha cidade eu so achei o strinberg af65c pra testar o som mas nao tenho como comparar o jeito é ver o melhor modelo e arriscar

Axl15964
Membro Novato
# out/13
· votar

thiagosp100

olha cara nesta faixa de preço que voce procura e com essas características: classico, acustico, naylon, eu compraria esse da eagle para iniciantes http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518650810-violao-acustico-eagle -dh-69-cordas-de-nailon-excelente-_JM mas todos eles sao bons

thiagosp100
Veterano
# out/13
· votar

Axl15964

Comprar instrumento musical no Mercado Livre eu prefiro evitar. E, eu gostei do Di Giorgio mesmo. Só queria saber se o 38 tem tanta diferença assim em relação ao 18. Vi no site do fabricante (Loja Virtual) que as dimensões são as mesmas mas não sei se a diferença esta na qualidade da madeira ou em alguma outra parte. Isso que eu queria saber.

E, se alguém já comprou nessa Loja Virtual deles, se eles entregam direitinho e tals, porque parece ter o melhor preço. Pois além do violão (Estudante 18) ser 350 reais, vem com uma bag.

Brunosena2
Veterano
# out/13
· votar

Galera, to pra comprar um violão de aço Tagima Nashville por 370 reais, vale a pena? é usado!

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar

Brunosena2

É um bom violão (salvo engano ele possui tampo maciço); se estiver em bom estado compensa.

Axl15964
Membro Novato
# out/13
· votar

thiagosp100

cara a diferença que eu percebi ea madeira o classico 38 tem o tampo spruce e é maçiço, o estudante 18 é pinho e tambem é maçiço, olha eu iria de classico 38 mas volto a diser que os dois sao bons violoes

Axl15964
Membro Novato
# out/13
· votar

Antes de mais nada eu gostaria de agracer o pessoal que deu um Feedback ai para minhas duvidas, é o seguinte tirem me tirem essa duvida antes de min comprar o violao, estou entre o hofma hma260c ( auditorium ) e o hofma by eagle ye 220 ( folk ) o auditorium pelo que pesquisei tem um som mais incorpado mas o meu receio é comprar o modelo auditorium e ele ser desconfortavel para tocar sentado a caixa de ressonancia dele é 5 cm mais larga do que o ye 220 modelo folk e outra esse tipo de violao ( auditorium ) é bom para tocar rock nacional e internacional ( METALLICA, SOAD, CBJR, CAPITAL INICIAL, LEGIAO URBANA)???

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar

Axl15964

Cara, eu já passei pela mesma dúvida que você.

Fiquei entre um modelo Auditorim (Cort Luce) e um Dreadnought (vulgo "folk", que era o Hofma HMP 350); fui por vídeos, opiniões, e acabei comprando o Luce; não foi um violão baratinho, custou quase R$ 900,00; não fiquei com ele uma semana e o vendi, pois não gostei.

Mas enfim, eu não aconselho a ninguém a comprar um violão sem testa-lo antes, mas no seu caso, como se trata de um violão não tão caro, posso te dizer que qualquer um dos dois vai te atender; se caso você opte pelo auditorium, não se preocupe com desconforto; tenho certeza que esses 5 cm serão irrelevantes; se estivéssemos falando de um super Jumbo, como um J200, já seria outro caso a se considerar; por esses estilos que você postou, ME PARECE que o auditorium seja mais indicado; entretanto eu cometi o erro que descrevi acima nessa mesma linha; achava que um auditorium seria o ideal para mim, quando na verdade eu procurava um dreadnought.

Mas enfim, é isso ai; qualquer dúvida poste ai.

Brunosena2
Veterano
# out/13
· votar

É um bom violão (salvo engano ele possui tampo maciço); se estiver em bom estado compensa.

Valeu Gianyny! Toco na igreja, ele é ideal pra isso? ou é melhor um Hofma YE 223 NT

Axl15964
Membro Novato
# out/13
· votar

Gianyny

Cara entao ultima pergunta rsrs nao é facil nao conhecer tanto sobre violao.... Os modelos auditorium são mais para dedilhados e tem um som muito equilibrado; o Dreadnought tem um som com mais graves que os auditorium e é mais tocado com palheta. Ai esta o pulo do gato 5 cm na caixa de ressonancia provoca tamanha diferença sera que é isso mesmo por que o que mais vejo no forum é " para tocar rock tem que ser folk" gostei dos dois mas estou com receio de pegar o auditorium e essa falta de grave e equilibrio dele nao ficar legal o som tipo nao ficar igual ou pelo menos lembrar a musica, essas diferenças sao Irrisórias de um para o outro ?? alguem ai toca rock com violao auditorium e senti falta do grave no som ??

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar

Brunosena2
Toco na igreja, ele é ideal pra isso? ou é melhor um Hofma YE 223 NT

Cara, não posso falar do Hofma pois nunca o testei; já toquei muito em um Tagima Nashville e é um bom violão, suprirá bem a sua necessidade; todavia vale dizer que o Hofma é um modelo Jumbo; o Tagima é um Dreadnought, são modelos diferentes que soarão diferentes.

Axl15964
5 cm na caixa de ressonancia provoca tamanha diferença sera que é isso mesmo por que o que mais vejo no forum é " para tocar rock tem que ser folk" gostei dos dois mas estou com receio de pegar o auditorium e essa falta de grave e equilibrio dele nao ficar legal o som tipo nao ficar igual ou pelo menos lembrar a musica, essas diferenças sao Irrisórias de um para o outro ??

Cara, difícil te responder sem ter testado os violões; prefiro não chutar nada, entretanto acho que você está se preocupando demais para um violão não tão caro, essa é a minha opinião. Se fosse um violão que passasse dos R$ 1.000,00, com certeza eu te aconselharia a ir à capital mais próxima para testar os violões pretendidos, que foi o que eu fiz quando comprei o meu. Realmente difícil essa sua última questão, desculpe-me por não ajudar.

Thrash80s
Membro Novato
# out/13
· votar

Galera to nessa tb de comprar um violão novo, ja pesquisei bastante as opiniões e o provável que vou pegar é o Crafter DE 7 porém ainda não toquei nele. Antes de confirmar quero tocar tb o Takamine EG340SC, vou na Teodoro essa semana testar os dois.

Ambos possuem qualidade e a escolha tem que vir do gosto do usuário, procede? Ou algum é claramente melhor que o outro? Tem outros violões de outra marca nessa faixa que devo testar tb (com tampo maciço) ?

E outra coisa, acho que encontro na internet bem mais barato que nas lojas mas tenho receio, não tem erro??

Aguardo ajuda, valeu

Felipe.Magoo
Veterano
# out/13
· votar

Thrash80s
Dá uma olhada nos modelos da CORT também , são violões muito bem acabados e alguns modelos já vem com captação Fishiman , de qualidade . Os preços também são atrativos , abraço. @@

Axl15964
Membro Novato
# out/13
· votar

Gianyny

Vlw cara pelo apoio ai, ja decidi vou comprar o Hofma ye 220 por ser Dreadnought obrigado a todos que ajudarao ai

Thrash80s
Membro Novato
# out/13
· votar

Valeu Felipe

E sobre compra de instrumento pela internet, não pode chegar danificado? Depois pra usar a garantia é ruim e tal...

Por exemplo, esse Crafter DE 7 é um modelo ja um pouco antigo, não posso dar azar e pegar um que estava armazenado de forma incorreta? Não corro o risco de ser enganado e mandarem um semi-novo? Se bem que isso pode acontecer msm comprando na Teorodo né...
To encafufado com isso...

erico.ascencao
Veterano
# out/13
· votar

AlexFS
Eu tive um Hofma YE231. Eu gostava muito daquele violão, achava-o bastante honesto para o preço dele e a construção e o acabamento são bons. O HMA é um modelo mais moderno, mais recente.

Em princípio, com qualquer violão você pode tocar Rock. Na minha opinião, os violões com cordas de aço (genericamente denominados "folk") combinam mais com o estilo. Dentre as diversas opções de violões com cordas de aço (dreadught, jumbo, mini-jumbo/auditorium, etc.), aí vai ser questão de você decidir qual sonoridade e qual o visual preferido.

Iago_guitar2
é que nao sei se pego 6 ou 12 ainda, to decidindo, e no mais eh um violao de aço que quero, se for 6 cordas tampo maciço mas se for de 12 nem precisaria ser.
Não sei se você conhece ou já tocou num violão 12 cordas... é totalmente diferente de um violão de 6 cordas, principalmente na questão da pegada e na hora de fazer dedilhados. Eu sugiro que você se decida antes de tudo se você quer um de 6 ou de 12. Se for necessário, vá numa loja e teste um de 12 cordas pra você sentir um pouco como é tocar num vilão deste tipo.

JNF1
Como não pretendo investir muito neste exato momento, estou em dúvidas entre adquirir um HOFMA HMF250 (folk) ou o HMA260 (auditorium) - estão na faixa de R$ 440 já com a entrega.
Pretendo tocar quase tudo , desde rock, pop, clássica a hino de igreja, exceto funk, pagode e similares.
Ainda, devo prioritariamente tocar desplugado, mas no futuro quero comprar um ampli da marshall (começando a pensar na guita).
Na opinião de vocês, devo optar por qual deles?

Cara, um "folk" (na verdade o melhor termo para violões como o Hofma HMF 250 é dreadnought) tem uma maior projeção sonora, o que vai te dar um melhor som acústico. O auditorium vai te dar um som com mais médios e mais equilibrado pra tocar alguns dedilhados e é mais confortável pra tocar de pé.

netinnho
Olá gente, quero comprar um violão Nylon (Elétrico e acústico que de pra tocar desplugado), não quero tocar música clássica, quero um violão na faixa de 600 reais que dê pra tocar todos os estilos um pouco. Qual os modelos específicos e marcas?
Procure algum modelo com cutaway, pois isto vai te facilitar o acesso às últimas casas. Tem modelos da Di Giorgio, Giannini, Eagle, Hofma... eu recomendo um Di Giorgio Talent I: tem tampo maciço, cutaway, cabe no seu orçamento e vem com bag.

thiagosp100
Pessoal, o Di Giorgio "Clássico 38" é melhor que o "Estudante 18" ? Ele é apenas 100 reais de diferença e vem com uma bag. Qual vocês acham melhor?
O Clássico 38 é melhor pois tem tampo maciço. Se você pode pagar estes R$100,00 a mais, pague que vale a pena.

erico.ascencao
Veterano
# out/13
· votar

Thrash80s
Ambos possuem qualidade e a escolha tem que vir do gosto do usuário, procede? Ou algum é claramente melhor que o outro? Tem outros violões de outra marca nessa faixa que devo testar tb (com tampo maciço) ?

E outra coisa, acho que encontro na internet bem mais barato que nas lojas mas tenho receio, não tem erro??

O Crafter tem tampo maciço (e em cedro, que é uma madeira mais nobre) e o Takamine tem tampo laminado. Ainda tem o Crafter Lite DE que tem tampo maciço em spruce (menos nobre, portante mais barato) que você pode por no wishlist. Se eu fosse você, já desconsideraria o Takamine.

Com relação à compra, a maioria das tralhas musicais que eu já comprei foi pela internet. Já tive alguns problemas, mas na grande maioria das vezes eu acertei nas compras. A vantagem de comprar pela internet é que você encontra exatamente o que você quer e por preços menores. Eu sou meio descrente de teste feito em loja, pois você dificilmente consegue testar em boas condições (cordas novas, sem barulho em volta, com tempo, sem vendedor enchendo o saco...). Eu sugiro que você veja vídeos de teste dos violões (de preferência comparativos ou vídeos feitos por uma mesma pessoa/loja/site) e, caso não tenha se convencido, vá em lojas e teste-os. Tomada a decisão do que se quer comprar, compre pela internet, mas desde que você esteja totalmente certo do modelo que você vai comprar.

Jéfi
Veterano
# out/13
· votar

Thrash80s
O violão aqui da minha Igreja é esse Crafter a q vc se refere. Como o erico.ascencao citou, sim ele possui o tampo maciço em cedro, acabamento acetinado fosco e captação fishiman. Quanto ao som tanto plugado como desplugado é excelente, bem limpo. Agora o q posso dizer sobre um ponto negativo q percebi nele (e que para mim é muito importante) é q a roseta, as faixas de fundo e lateral são adesivos, ou seja, se acontecer algum acidente e precisar de reparos ele ñ poderá ser lixado; e quanto ao acabamento eu acho q ficou um poquinho a desejar, daria nota 8 para este quesito.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar

Jéfi

Acima você se refere ao Crafter DE7/N? Se for, ele não possui captação fishman, é LR Baggs, além de que o acabamento - pelo menos do meu - é 100%, coloca qualquer Takamine ou Cort fabricado na China no bolso.

O meu estava para SP consertando um estrago que fiz nele e já aproveitei para fazer um setup geral (regulagem das oitavas, retífica de trastes, regulagem de tensão do braço, etc); creio que até domingo estarei postando no fórum um review dele.

Sobre a questão de não poder ser lixado creio que você também está enganado; foi preciso lixar e envernizar toda a lateral do meu, devido ao acidente que aconteceu com ele; o violão ainda não está em minhas mãos, a previsão de chegada é amanhã; quando eu estiver com ele posto como ficou essa parte.

Abaixo as fotos do estrago que fez:

http://img534.imageshack.us/img534/8330/mw1z.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/3090/84wk.jpg

http://img191.imageshack.us/img191/8986/wyar.jpg

overset09
Veterano
# nov/13 · Editado por: overset09
· votar

Dúvida cruel entre os violões elétricos nylon: DiGiorgio Author 3 x Eagle EMN 880T x Crafter SNT 380 x Cort ACC 15F.

Preço mais baixo (diferença grande de preço) para o Author 3 (não acompanha bag).
O da Eagle (é o top de linha da marca, vem com captação fishman + hard case).
O da Crafter (não tenho certeza se possui tampo sólido) acompanha bag de luxo e custa quase o mesmo valor do Eagle.
O Cort parece ser muito bonito e tbm tem captação fishman, porém não acompanha bag.

PS1: Esse Crafter SNT 380 possui mesmo o tampo sólido? Tenho dúvida, pois no site não achei confirmação.

Alguém conhece esses violões ou já tenha tocado e quer opinar?
Alguma outra recomendação? Pretendo gastar no máximo R$1300 e não quero modelo flat e nem com tampo laminado.

alexslender
Veterano
# nov/13
· votar

Estou a procura de o violão de no máximo 7 mil.

Cheguei em 2 modelos até o momento.
Gibson HummingBird Pro (Acho o visual muito bonito)
Martin DC16GTE (Dizem tem uma bela captação)

Alguém pode me dizer algo sobre os dois ou me sugerir outro?
Uma coisa eu tenho certeza absoluta quero Dreadnought.

Thrash80s
Membro Novato
# nov/13
· votar

Obrigado Gianyny, enrico.ascencao e Jéfi

Testei na Teodoro alguns modelos, devo ficar com esse Crafter mesmo, todo mundo elogia ele, só pode ser bom

Mas ta mto caro!! Mesmo em lojas virtuais ta R$1.800 !! Na Teodoro Sampaio ta R$2.000!!

Tem uma loja na teodoro que faz R$1.730 a vista

O único q achei mais barato foi nesse site aqui:
http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-160/Violao-Crafter-DE-7-Com-B ag.html
R$1.470 a vista

Confiável será?

Gianyny
Veterano
# nov/13
· votar

Thrash80s
todo mundo elogia ele, só pode ser bom

Cara, o violão é top, pode ir sem medo. O meu deva chegar do conserto hoje; vou tentar gravar um review com ele e postar no fórum.

Mas ta mto caro!! Mesmo em lojas virtuais ta R$1.800 !! Na Teodoro Sampaio ta R$2.000!!
Tem uma loja na teodoro que faz R$1.730 a vista

Realmente a tabela de preços de violões subiu bastante (bom que valorizam os usados hehe); quando comprei o meu (dezembro de 2011) paguei R$ 1.160,00 à vista.

Há uns meses estava pesquisando o DE7 e o mais barato que encontrei foi nessa da loja da musitech ai; creio que a loja é confiável.

A vantagem de comprar em loja física é que talvez você ganhe algum brinde + uma regulagem; o ideal é levar à um luthier assim que você compra-lo para que ele possa fazer um setup no violão (regulagem de oitavas, tensor, retífica de trastes se necessário).

Se você mora em SP, eu indico o Luthier Elih Santos, da Hand Made Music (procura ele no facebook); o serviço do cara é top além do preço ser bem bacana.

erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar

overset09
Cara, dos que você comentou eu ficaria entre o Di Giorgio e o Eagle. O primeiro leva vantagem por ser mais tradicional no mercado, tanto a marca quanto o modelo, e por ter uma construção clássica (spruce no tampo, jacarandá nas laterais e fundo e ébano na escala). O Eagle eu acho interessante pelo case e pela captação Fishmann. Se eu estivesse no seu lugar, testaria os dois pra dar uma chance pro Eagle, mas em princípio eu ficaria com o Di Giorgio.

Thrash80s
É, tá salgado na Teodoro. Dá uma ligada nesta Musitech pra sentir o atendimento dos caras... se sentir firmeza, compra por lá.

thiagosp100
Veterano
# nov/13
· votar

Chegou meu Di Giorgio 18. Ele vem com uma afinação estranha pra caramba. Nunca tive um violão zero bala (saindo da loja) o que tive já era usado.

Foi complicado afinar... pois afinava uma corda e quando ia afinar a segunda, a primeira já dava uma leve desafinada. Isso é normal?

Bom, depois de conseguir afinar todas as cordas... toquei partes de várias músicas que usa estilo variado e deu uma leve desafinada.

Isso é normal? Existe algum macete para deixar configuradinho?

overset09
Veterano
# nov/13 · Editado por: overset09
· votar

erico.ascencao
Agora que vi... o Crafter ACC15F parece que é flat. Por isso, ao tocar desplugado teria deficiência de graves, correto? Tem mais alguma coisa ("desvantagem") em violões flat?

O Author 3 elétrico está com bom preço, porém não possui cutway. O formato dele é bem clássico. Acho que prefiro os mais modernos.

O Eagle é o mais caro, porém ele parece ser muito top e vem com hard case.

Com relação ao cutway, muda alguma coisa no som ter ou não o cutway? Ou seria apenas o visual tradicional x moderno?

O valor do Eagle com ou sem cutway é exatamente o mesmo.

Obrigado pela ajuda!

thiagosp100
Cordas novas normalmente demoram mais para estabilizarem. Verifique se as cordas foram bem colocadas nas tarraxas, no nut e tbm no rastilho.

Faça os procedimentos de estabilização da afinação: coloque a mão (abraçando as cordas nas casas 1, 2 e 3) e com a outra mão dê umas puxadas individualmente em cada corda. Puxe um pouco forte, mas tome cuidado para não arrebentá-las. Use o bom senso.

Faça a mesma coisa agora abraçando as casas 6, 7 e 8 e por fim nas casas 10, 11 e 12.

Aperte para baixo as cordas entre o nut e as tarraxas e também as cordas logo após saírem do rastilho.

Ao final, afine novamente seu violão, terminando sempre com o movimento de apertar a corda na tarraxa (nunca termine a afinação soltando a tarraxa).

Espero que minhas dicas o ajude. Boa sorte!

Thrash80s
Membro Novato
# nov/13
· votar

erico.ascencao
Pelo que eu pesquisei a loja é confiável sim, vou comprar nela mesmo, valeu pela ajuda cara.

Gianyny
Essa é a viola mesmo, valeu pela indicação do Luthier porém é bem longe de casa.

Pesquisando luthiers eu achei esse aqui, Murilo Ferreira:
http://www.muriloluthier.com.br/

É em perdizes, alguém conhece? Mete a faca? rs

Vcs conhecem luthier confiável aqui na capital que seja no centro ou ZN? Ou mesmo na teodoro, mas ja ouvi que la tem bastante picareta... procede?

thiagosp100
Veterano
# nov/13
· votar

overset09

Ah valeu... esse lance de agarrar as cordas é um pouco diferente do modo de guitarra. Ainda bem que perguntei antes. É quase a mesma coisa, mas com um detalhe diferente.

Aproveitando... achei o som bem grave deste violão. Será que se eu trocar o rastilho (por um de osso) e deixar ele mais baixo (cordas baixas) fica mais equilibrado o grave e agudo?

Valeu cara.

Gianyny
Veterano
# nov/13 · Editado por: Gianyny
· votar

Thrash80s
Essa é a viola mesmo, valeu pela indicação do Luthier porém é bem longe de casa.

Pesquisando luthiers eu achei esse aqui, Murilo Ferreira:
http://www.muriloluthier.com.br/

É em perdizes, alguém conhece? Mete a faca? rs

Eu já ouvi falar do Murilo; ele é um bom profissional, entretanto pode preparar o bolso.

Cara, ouça meu conselho. Meu violão viajou mais de 2 mil Km; enviei ele de GO para esse luthier que te indiquei em SP; o violão chegou hoje, o trabalho do cara ficou perfeito, valeu cada centavo. Vale a pena você passar o violão para ele, é um cara super honesto que vai fazer um trabalho profissional, eu te garanto.

Segue o facebook dele: https://www.facebook.com/hmcustomguitars

Quem me indicou ele foi o MMI, um dos users mais confiáveis aqui do fórum.

Depois estarei postando as fotos do antes e do depois do meu violão para você ver que o conserto ficou perfeito.

Aqui embaixo são as fotografias dele danificado:

http://img534.imageshack.us/img534/8330/mw1z.jpg

http://img818.imageshack.us/img818/3090/84wk.jpg

http://img191.imageshack.us/img191/8986/wyar.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda