E quando o aluno não consegue fazer notas com pestanas.

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # abr/10


    To com esse problema, alguns alunos meus estão com muita dificuldade pra fazer nota com pestana, e alguns tem a mão muito pequena.

    Qual a melhor solução, é pegar um violão com o braço mais fino, aqueles infantis?
    Outras sugestões são muito bem vindas.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Gianyny
    Cara dificuldade em executar pestanas é muito comum em iniciantes, todo mundo passa por isso, uns com mais dificuldades e outros com menos.
    Um violão mais "macio" e com um braço um pouco mais fino com certeza poderia ajudar ou facilitar o aluno, principalmente para aqueles com a mão pequena. No mais é questão de treino mesmo, com o tempo eles vão melhorando.
    Abç.

    Gus dz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu melhorei minha pestana quando eu comecei a tocar com violão de aço, sei lá se tem algo a ver com calos pelo dedo ou algo assim.

    Gianyny
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O ruim é que os alunos descrençam com a falta de sonoridade desejada, já tentei passar uma variação, aquela que coloca o dedo 1 só nas duas primeiras cordas, mais o nível de dificuldade é quase o mesmo.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tirei de ouvido um hino da igreja , hino pequenininho , tirei em F# e só caiu acordes com pestana no meio do hino eu paro pra descansar que cansa pra caramba, imagina se fosse grande!

    faz um ano e 2 messes que tou no aprendisado talvez eu esteja lento no aprendizado não sei!

    Gianyny
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dom de Deus
    faz um ano e 2 messes que tou no aprendisado talvez eu esteja lento no aprendizado não sei!

    Nossa man, tem dois anos que eu toco violão e com poucos meses eu já tava dando aula, ensinando o que eu sabia até aquele momento é claro.

    Mais eu acho que a necessidade que melhora o aprendizado, na minha cidade não tinha nenhum professor pra me ensinar violão/teclado/guitarra, então eu aprendi e hoje vivo disso, de dar aula.

    dmzaguiar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dom de Deus

    Músicas com pestana me matam, já cheguei a ficar no meio da música com a mão tremendo hsauiasihsa, mas continuei ué, não tinha outro jeito...
    Normalmente a mão doi na primeira música quando tá acabando, e fica insuportável na terceira música...
    Creio que é questão de costume mesmo...

    Ms agora deixo uma meia dica (meia pq se vc não usar corretamente pode acabar com seu futuro violonístico por vício), compre um Capotraste, e vá aprendendo usa-lo, descobrindo os tons e tudo mais, ajuda e muito, pois da pra tocar música de pestana por exemplo, em F(fá), e tocar como se estivesse em E (mi), mas como já disse tem que tomar cuidado, pois senão, vc fica viciado em tocar sem pestanas e sempre com os mesmo "modelos" de acorde. Mas se souber usar bem, ajuda e muito, inclusive na parte teórica, em campo harmônico por exemplo..

    SK8Boy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dmzaguiar
    Essa não é uma boa dica para quem está começando...o ideal é só usar o capotraste qdo dominar a pestana normal, e não para substitui-la.

    dmzaguiar
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: dmzaguiar
    · votar


    SK8Boy
    Bom, foi o que eu disse, se é caso de urgência vai ajudar por um tempo, mas se viciar, ficará estagnado naquilo...
    Tudo tem seus pontos positivos e negativos..
    Eu não aconselho também.. "mas ajuda".. ai vai da pessoa.. se o cara quer tocar bem vai ter que ralar com pestanas dolorosas, se quer tocar apenas pra amigos e tals, ai, vai usar isso...

    JP_dragon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eh assim com todo mundo,pestana eh a coisa mais dificil no começo.
    com pratica e paciencia fica facil ^^

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dmzaguiar


    capotraste , não usei isso ainda, mais sei como fuciona!


    musica que tem uma ou duas pestana eu não acho dificil.

    olha a musiquinha que eu tirei é F# , G#m, C#7, Ebm7 todos com pestana.

    Rafael Juste
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu toco a mais ou menos 1 ano e 4 meses e levei uns 3 ou 4 meses pra pegar as pestanas..
    no começo é difícil eu tocava um violão com cordas de aço minha mão ficava toda machucada.
    mas é só treinar não tem outro macete

    xavy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: xavy
    · votar


    a boa verdade é que pestana incomoda até violonistas experientes rsrs

    quem gosta de fazer esforço por longos 5 minutos inacabáveis? tenho um tempinho de violão já e até hoje, se for pra tocar sucessivamente em # e bemóis sinto uma dorzinha chata na mão...

    e o lance do capo: tenho um, e procuro não utilizá-lo para substituir as pestanas mas para variar em timbres...

    fala pros seus alunos treinarem, treinarem e treinarem

    abrass pra galera do FCC

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Gianyny
    nota com pestana

    Acorde com pestana?

    Korlaw
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pessoal tem mais de uma maneira de se tocar uma musica ... alguem ja deu uma olhada nesses dicionarios de acorde que tem por ai para fugir um pouco das pestanas ??? ..... é possivel simplifica muita coisa.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    1. simplificar acordes ajuda
    2. usar cordas mais leves ajuda
    3. usar instrumentos melhores, ajuda mais ainda.

    - mas mesmo assim, minha mão costuma a adormecer depois de 2h tocando direito. eu e um amigo fizemos um teste: tiramos uma pasta de cifras e fomos em um churrasquinho tocar. Deu 2h, nenhum dos dois estava aguentando com a mão. Nem o sol, nem a cerveja, e nem estar em pé todo o tempo atrapalhou tanto. A mão foi parar de doer 2 semanas depois.
    A gente se prometeu a tocar pelo menos 1h por semana direito, só pra calejar mais a mão, porque antes era a voz. Agora é a mão.
    Pestana nem é tanto desculpa. A mão inteira cansa depois de um certo tempo. Então tem de calejar mesmo pra aumentar essa tocabilidade, rs.

    ah, e é com o violão mesmo. Na guitarra, dá pra ficar fácil mais de 3/4h tocando. Nesse caso, comigo, a voz é que acaba depois de 4h.

    amplexos

    T.

    eyck
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: eyck
    · votar


    sim e possivel simplificar, mas o som dos acordes nunca vao se encaixar tao bem quanto ao original a variaçao na minha opiniao nao fica bom, e sem contar que e feio vc tocar a tempos e nao fazer pestana
    o jeito e treinar mesmo

    Amago
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Gianyny
    não seria acordes com pestanas ,nota não e um som isolado?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Amago
    Sim, mas se considerar que ele pode arpejar, será uma nota de cada vez

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Cara, eu demorei uns 2 ou 3 meses pra fazer pestana direito, e até hoje minha mão dói quando passo muito tempo tocando.

    Jube
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    O que me ajudou foi comprar um violão bom de verdade e mandar regular. Depois disso a pestana ficou levíssima.

    Amago
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    fernando tecladista
    E verdade pode-se montar um F e tocar uma corda de cada vês

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Amago
    fernando tecladista

    Ou double stops ou ainda solos que envolvam pestanas e meias pestanas.

    fernando0877
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Tem uns violões menores, infantis (não precisa pegar o menor de todos) que ajuda muito para pessoas pequenas, Pois , além do braço, o tamanho da caixa de ressonância é um obstáculo para pessoas miúdas.
    Uma criança será difícil fazer pestana, È mais fácil aprender uma técnica de fazer acordes e abafar algumas cordas no meio (como usado pelo hendrix, steve ray vaughan, django reinhardt) Quase todos os acordes com pestana dá pra fazer com essa técnica... alguns são substituições por acordes.. que nem vou entrar em detalhes...
    Veja abaixo o "x" são as cordas que você ou deve abafar deitando um pouco os dedos que estão formando o acorde , ou se for uma corda de cima você deve não tocar.-Interprete (6ª corda, 5ª, 4ª, 3ª, 2ª, 1ª) .. e o nro dentro do parenteses é a casa-
    Então. as substituições.podem ser feitas da seguinte forma

    Bb: (x, 1, 3, 0, 3, 0)
    Bbm: (x, 1, x, 1, 2, x)
    Bm: (x , 2 , 0, 2, 3 , x ) :
    Cm : (x , 3 , x, 3, 4 , x ) :
    C#m : (x , 4 , x, 4, 5 , 0 ) :
    C# : (x , 4 , 6, 6, 0 , 0 ) :
    Eb: (x, 6, 5, 0, 4, x)
    F: (x , x , 3, 2, 1, x)
    Fm: (1 , x , 1, 1, 1, x)
    F#m (2, x , 2, 2, 2, x)
    F#: (2, 4 , 4, 3, 0, 0)
    G#: (4, 6 , 6, 5, 0, 0)
    ..com o tempo terá força na mão pra fazer pestana.. e daí já vai abafar cordas indesejádas

    Amago
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Estou aprendendo um pouco mais sobre pestanas neste topico, eu aprendi pestanas sem dificuldade alguma prefiro tocar acordes com pestanas acho que simplifica mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando o aluno não consegue fazer notas com pestanas.