Qual o melhor luthier de todos os tempos ?

Autor Mensagem
    Tiago wanzeler
    Veterano
    # mar/10

Na minha opinião e o luthier Sugiyama e vcs ?

brunorockandroll
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Cleomenes Leonidas Fender!

Tiago wanzeler
    Veterano
    # mar/10
    · votar

è ja me falaram que ele e muito bom

mais o luthier sugiyama e o cara ne ?

Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar

Olha, o Sugiyama é um nome muito importante na história da luteria do Brasil, até porque foi da primeira geração de luthiers.

Porém, há uma distância enooooooorme entre um grande luthier e o melhor de todos os tempos.

Pra começo de conversa, apesar da luteria brasileira estar melhorando bastante, e a geração mais nova de luthiers ser extremamente competente, há países com muito mais tradição e um trabalho de qualidade superior. A Alemanha produz grandes violões desde o século XVIII (Mauro Giuliani usava um Stauffer, Andres Segovia ganhou o mundo com um Hauser I, atualmente vários dos violonistas de maior prestígio, como David Russel, usam Dammann); a Espanha tem uma tradição forte desde o século XIX (Ramirez, Santos Hernandez, Marvi, por exemplo); a França foi um grande celeiro de luthiers no século XIX e está retomando a tradição (Sor tocava em Lacote, Fanton D'Anton é um violão muito bem quisto atualmente, por exemplo); a Itália sempre tem um ou outro gêniozinho, e no século XX os EUA (Humphrey, Ruck) e a Austrália (Smallman, Simon Marty, Redgate) se firmaram como local de origem de alguns dos melhores violões de todos os tempos.

Aí uma questão de gosto é inevitável.

Porém, hoje em dia só dois violões no mundo custam mais que o preço de venda imediatamente a partir do momento em que saem do ateliê: o australiano Smallman (cerca de 10.000 Euros) e o alemão Dammann (cerca de 15.000 Euros).

Os luthiers que deixaram seu nome na história, e revolucionaram a forma de construir violão foram Lacote, Panormo, Stauffer, Torres, Hauser I, Ramirez I, Ramirez III, Humphrey, Damman, Wagner, Smallman.

O Sugiyama segue a linha do Ramirez III, e alguns de seus violões pretendem ser cópias dos violões desse luthier espanhol.

nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Tiago wanzeler

Se tu perguntasse quem é o melhor luthier de violões archtop era fácil... hehehehe.. já que esse é reconhecidamente o John D'Angelico, seguido do discipulo dele, o Jimmy D'Aquisto e um ex-ajudante do D'Aquisto, o Bob Benedetto.

Will87
    Veterano
    # mar/10
    · votar

eita alvaro sempre dando uma aula... ate parece que ele faz uma pesquisa antes de responder cada resposta !!! ta de parabens !!! hehe

Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar

O Martin Luthier King!!

Dogs2
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Dogs2
    · votar

eu

Gus dz
    Veterano
    # mar/10
    · votar

O Martin Luthier King!!

Ri demais.

nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Eu sei que o tópico trata de violões de corda de nylon, mas se quiserem dar uma olhada no processo de produção de um violão/guitara archtop, aqui vai um tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230181/p0#6693115

MMJr
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Galera...
    Ja li muita coisa sobre O Leo Fender em portugues e ingles...e nunca vi nada dizendo que ele era Luthier...A formacao dele era eletronica. Inclusive ele tinha uma loja de Conserto de Radios..O Leo ser chamado de "inventor" eu ja vi varias vezes....Mas luthier nunca....

Pago uma beer para quem por um video do Leo Fender tocando alguma coisa....

Valeu....

brunorockandroll
    Veterano
    # mar/10
    · votar

é eu acho que ele nem era luthier mesmo...

erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Antonio Stradivari

nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar

MMJr

O Leo Fender nunca tocou nada, nenhum instrumento, mas Luthier não é necessariamente quem toca e sim quem faz, eu conheço gente que faz instrumento e não toca, mas acho que nem tem que citar o Leo Fender num tópico de violões.

MMJr
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Luthier não é necessariamente quem toca e sim quem faz

Correto...

Cara.. falar a verdade nao sei nem se quem faz apenas guitarras eletricas, reparos e regulagens poderia ser chamado de luthier...
    Luthier para mim e quem faz Violino, viola, violao, Celo e ate cavaquinho....

mas acho que nem tem que citar o Leo Fender num tópico de violões.

Citar ate pode.. Quando corretamente....

Valeu....

nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar

MMJr
    Cara.. falar a verdade nao sei nem se quem faz apenas guitarras eletricas, reparos e regulagens poderia ser chamado de luthier...

Ao menos em teoria sim, já que o termino não é limitado a instrumentos acústicos, até porque a maioria dos instrumentos eletro-acusticos e até emsmo as guitarras sólidas são evoluções de instrumentos acústicos.

Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar

Pra quem quer saber mais sobre o tema, e pode ir a Suzano, no IX Seminário Vital Medeiros o pesquisador Samuel Huh vai ministrar uma palestra sobre o histórico da construção de violões, que parte desde os primeiros registros de violões na Babilônia até as guitarras semi-acústicas, passando pelos diferentes modelos de violão produzidos atualmente.

Essa sim vai ser uma aula.

Mais em http://seminariovitalmedeiros9.blogspot.com/2010/01/cronograma-de-ativ idades.html

LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar

O Martin Luthier King!!

(heuahueiauuehuahe)

Tiago wanzeler
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Luthier sugiyama Pow o faz um violao como niguem

Eu ja tocei um ......

GuitarHome
    Veterano
    # mar/10
    · votar

Ramsay
    hauhauhuahuahuahu!! demaisss!

MarcoA
    Membro
    # abr/13
    · votar

Ótima pesquisa Alvaro. Mas vc esqueçeu o mestre Masaru Kono(Kohno) e seu sobrinho Masaki Sakurai. Ambos ganhadores de premios internacionais. Julian Bream usava os violões Kohno.

O Sr. Sugyiama foi aprendiz de Kohno antes de ir ao Brasil. Turibio Santos pediu o Sr. Sugyima a “melhorar” o violão que ele tinha, um Ignacio Fleta(Segovia tocou 3 Fletas-inclusive o seu primeiro- antes do Ramirez e Hauser). Fleta construi violões completamente diferente ao Ramirez, porque antes dos violões, ele fazia violinos. Tbm usava um sistema de tampo diferente aos de 7 madeiras em leque tradicionais de Torres, e dos outros construtores espanhóis.

Ambos Kohno e o mestre Robert Ruck usam um sistema de tampo parecido ao Fleta. Segundo Ruck, numa entrevista, tbm Manuel Velazquez e John Gilbert estão usando um tampo parecido.

Qual é o melhor? É mais uma questão pessoal, pq a nível de todos esses mestres mencionados, só existem violões de altíssima qualidade!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual o melhor luthier de todos os tempos ?