21° Jam Violão Gago - Homenagem João Gilberto

Autor Mensagem
Felipe_MP
Veterano
# mar/10


A novidade que ganhou o mundo

O ano: 1958. O Brasil vivia a euforia do desenvolvimento econômico do governo Kubitschek, expandiam-se os veículos de comunicação de massa, e entre eles a TV. É nesse clima que surge a bossa nova.

Segundo Ronaldo Boscoli, a expressão surgiu quase que por acaso, quando Roberto Menescal, convidado para apresentar-se com seu conjunto no grupo Universitário Hebraico-Brasileiro, deparou-se com um quadro: "Hoje, João Gilberto, Silvinha Teles e um grupo bossa-nova apresentando sambas modernos". A expressão permaneceu.

Seu marco inicial foi o LP da cantora Elizeth Cardoso, "Canção do amor demais". Nele aconteceu a gravação do futuro clássico "Chega de saudade" (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Morais), cujo acompanhamento teve a participação especial do violonista baiano João Gilberto, trazendo uma nova forma rítmica, uma batida diferente.

Alguns meses depois, em 10 de julho de 1958, João Gilberto grava em 78rpm esta mesma música já com o seu violão revolucionário, chamado "violão gago". A partir destas inovações rítmicas, inicia-se aí um novo rumo para MPB. Aliás, é nesta ocasião que, pela primeira vez na história da música brasileira, surge o termo MPB – Música Popular Brasileira – empregado por Ary Barroso na contra capa do disco "Bossa Nova", de Carlos Lyra, outro expoente do gênero.

-------------------------------------------------------------

Galera podemos misturar JAM com cultura né??? sempre fui um apaixonado pela batida do João Gilberto, por isso resolvi fazer essa homenagem, tentei fazer o melhor e de forma simples e com um pouco mais de ritmo para facilitar e ficar mais dinâmico, espero que gostem e que todos participem.


e-mail: felipelsn1@yahoo.com.br

PRAZO até 27/03


as regras vcs já sabem.

Abraços.

LINK:
http://www.4shared.com/file/238235799/d794ff93/21_JAM_Joao_Gilberto.ht ml

DarkMakerX
Veterano
# mar/10
· votar


Baixando...

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


AE!!!!

Thiago0
Veterano
# mar/10
· votar


Isso que é uma Jam,curti de demais,isso sem ouvir a BT,pode contar com a minha presença .

Tenho Certeza que essa fica pra historia do Forum !!!

Freddie Freeloader
Veterano
# mar/10
· votar


Felipe_MP
Bela iniciativa.


Só vou poder ouvir na sexta-feira(sem internet ainda depois da mudança).
Mas tô nessa com certeza.
Abçs.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


Felipe_MP

Acho que conseguirei participar dessa(com baixolão, e gravado com microfone, para ficar mais "acústico").

qew
Veterano
# mar/10
· votar


Bacana a BT.

dufrayer
Veterano
# mar/10
· votar


achei os "batimentos cardíacos" estranhos na bt de resto ótimo!!!

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


nem consegui ouvir ainda...

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


Fala ae galera, espero que a BT esteja em boa qualidade, obritado aos coments de todos, vamos ouvir e participar, já viram o PRAZO né???

Estou aguardando as participações !!!!!!!


dufrayer
achei os "batimentos cardíacos" estranhos
não são batimanos(rsrsrs) é um ritmo de acompanhamento, a base do bumbo(bateria), mas a relativa é que todas as bátidas foram gravadas do próprio violão, só tem som do mesmo violão na BT.

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


up......

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


ainda nem deu tempo de ouvir... mas vou gravar!

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


Up (2)

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


e ai, varias participassoens?
=)

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


kiki

pô acho que deu pane geral, até agora nada, poucos coments tb, mas tá trankilo, ainda tem o fds, tem tempo pra galera se animar ae.

Mas acho que a galera prefer Rock, Blues, rsrsrsrs...

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


bom, eu to nessa
mas só vou gravar semana que vem

=)

Thiago0
Veterano
# mar/10
· votar


Felipe_MP
Calma man!!!
O pessoal aqui do forum de violão é devagar,em comparação com o de guitarra,que é um post a cada 5 segundos

No fds vou tentar gravar e ja mandar pra vc,é que falta tempo,nem consegui ouvir a BT

Ps:Além do mais ,essa Jam é uma Homenagem ,para o mestre Jão Gilberto.
Ps²:Vc acabou me dando a ideia de fazer uma Jam em homenagem ao Baden

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago0
rsrs tô trankilo,

Que bom que te dei ideias, acho que é uma boa esse formato de JAM, é uma forma de aprendizado bacana.

Gravem ae galera, mas fiquem trankilo que ainda da tempo.

dufrayer
Veterano
# mar/10
· votar


Não estou conseguindo me adaptar a essa bt.. isso que dá ficar solando só rock :(

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


dufrayer
Não estou conseguindo me adaptar a essa bt.. isso que dá ficar solando só rock :(

rsrsrsrsrs

quer que eu coloque a Cifra pra ajudar? é só falar, blz??? se esforça ae amigo, sei que vc vai conseguir.

DarkMakerX
Veterano
# mar/10
· votar


Felipe_MP
Coloca a cifra por favor. Vou tentar esse fds, mas com meu microfone do jeito que é, eu não garanto.

DarkMakerX
Veterano
# mar/10 · Editado por: DarkMakerX
· votar


Double post com delay

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


DarkMakerX
um pouco de reverb ia bem tambem.

DarkMakerX
Veterano
# mar/10
· votar


kiki
Prefiro um pouco de eco co o

dufrayer
Veterano
# mar/10
· votar


Se não for problema.. põe a cifra sim!!!

Dr.Pacheco
Veterano
# mar/10
· votar


Pô vo ver se consigo participar dessa Jam,que vai ser a primeira!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/10
· votar


Felipe_MP
Mandei meu solo, vê aí se chegou.

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


Segue a Cifra

Tom: G

preparação (D7)

Bm E79 Am7 D79 Bm7 E79 Am7 D79 G7M G6 G7M G6 Am7 D79 Bm7 E79 Am7 D79 G7M G6 Dm7 G79 C7M D/C Bm7 E79b Am7 D79 G7M G6 G7M G6 G7M

Qualquer dúvida é só falar em galera, só lembrando que só aceitarei gravações até sabado dia 27/03.

Felipe_MP
Veterano
# mar/10
· votar


brunoepronto
recebido, foi o primeiro.

Vlw.

pr0view
Veterano
# mar/10
· votar


Felipe_MP
só achei a percussão meio fora, você gravou depois da base?
vou ver se essa semana da, alias só tem essa semana rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 21° Jam Violão Gago - Homenagem João Gilberto