Afinações vihuela/guitarra criolla

    Autor Mensagem
    maragato_sem_costeio
    Veterano
    # jan/10


    Alguém sabe AO CERTO as afinações:

    I. Guitarrón (muito utilizada no nativismo gaúcho atualmente);
    II. Al Aire (citada em HERNANDEZ, José. Martín Fierro);
    III. Por El Tres (citada em ASCASUBI, Hlario. Santos Vega).

    Gracias!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    maragato_sem_costeio
    Alguém sabe AO CERTO as afinações:



    Esta é a pergunta típica de quem sabe a resposta.

    Gracias

    maragato_sem_costeio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Esta é a pergunta típica de quem sabe a resposta.

    Gracias


    Desta vez vosso argumento falhou: eu não sei a resposta (embora desconfie, no caso do Guitarrón, que seja algo parecido com a afinação "Dropped D" ou com botar um jogo de cordas para violão de 7 em um de 6, sacando a primeira).
    Se vossa senhoria sabe, compartilhe por favor!

    ¡Gracias!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    maragato_sem_costeio
    eu não sei a resposta (embora desconfie, no caso do Guitarrón, que seja algo parecido com a afinação "Dropped D" ou com botar um jogo de cordas para violão de 7 em um de 6, sacando a primeira).

    É. Eu andei dando uma pesquisada e achei alguma. Mas vou fazer primeiro para ver o resultado.
    A primeira colocação foi uma brincadeira.
    Um abraço

    maragato_sem_costeio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Veja o que achei sobre a afinação "Por El Tres" (não diz muita coisa, mas já é um indício): El paisano tenía diferentes maneras de templar la guitarra. Esta que menciona Ascasubi (Por El Tres) consistía en alterar la afinación normal de las cuerdas tercera, cuarta y sexta para que se produjeran octavas al aire y se facilitara el trabajo de la mano izquierda.

    Já sobre a afinação "Al Aire" achei coisa mais consistente: Existe una forma de afinar la guitarra, típicamente gauchesca, que sube una nota las cuerdas primera y sexta, de modo que se puede tocar la guitarra sin usar esas cuerdas y se denomina "tocar al aire".

    Sobre o "Guitarrón" não achei nada ainda...

    Um abraço!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    maragato_sem_costeio
    de modo que se puede tocar la guitarra sin usar esas cuerdas y se denomina "tocar al aire".

    É isso. É mais ou menos parecido com a afinação aberta que se usa na viola caipira e muitos no violão de 6 cordas também. Se conseguir mais coisas coloque ahí. Me interessei pelo assunto.

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinações vihuela/guitarra criolla