Sobre Afinações diferentes e "experimentais".

    Autor Mensagem
    Igão
    Veterano
    # set/10


    Há dois dias atrás eu estava brincando com meu violão e pela primeira vez mudei a afinação dele para ver como ficava. Só tem um detalhe: Eu não entendo muito de teoria, mas testei a seguinte afinação: DADAAD (Da 6ª para a 1ª)

    Eu dei uma pesquisada, mas não achei nada sobre essa afinação, logo concluí que tinha sido uma afinação "experimental", coisa que pensei na hora, como alguns devem ter feito.

    Fiz isso e criei uma melodia, de batida rápida, forte. Mostrei para algumas pessoas e todas acharam bem interessante. Senti que se eu tivesse um pouco mais de conhecimento, teria feito melhor proveito. Meu conhecimento é pequeno, sei ler partitura, aprendi o que sei de violão sozinho e fiz 1 ano e meio de aulas de piano (onde aprendi praticamente tudo que sei de conhecimento teórico).

    Enfim, o que vocês acham sobre afinações não convencionais? Tem algum lugar onde dê para aprender mais sobre as mesmas? Como tocar com elas, dicas, etc? Ou será que para os leigos (como eu) só mesmo aprendendo bastante teoria para desenvolver acordes nessas afinações?

    Ah, comentem essa afinação que eu testei (DADAAD). Suponho que seja bem limitada e tal, mas me pareceu interessante.

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Igão
    Cara, afinações "diferentes" são muito comuns. Ouça o trabalho do grande violonistra brasileiro André Gereissati, por exemplo...
    Abç

    danirock
    Veterano
    # set/10 · Editado por: danirock
    · votar


    uma afinação diferente que é bem conhecida e parecida com a sua é DADGBE

    ps:.não usarei essa sua afinação porque força muito a corda de sol.

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Ah, comentem essa afinação que eu testei (DADAAD). Suponho que seja bem limitada e tal, mas me pareceu interessante.

    toda afinação tem limitações e possibilidades.

    essa daí tem como caracteristica ter só duas notas, formando um grande intervalo de quinta (não tem nenhuma terça).

    é uma das coisas que costuma dar problemas nessas afinações, conseguir lidar com as terças.

    Ou será que para os leigos (como eu) só mesmo aprendendo bastante teoria para desenvolver acordes nessas afinações?
    ajuda bastante. tem que no mínimo entender como montar acordes.

    como disse o mestre Mauricio Luiz Bertola, afinações "diferentes" são muito comuns.

    um grande experimentador disso foi o Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Ele usava muito afinações abertas em violão.

    Igão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Muito bacana o trabalho do André Geraissati, já tinha ouvido, mas não sabia sobre as afinações (Ouvi a muito tempo). Dei uma olhada aqui.

    danirock
    uma afinação diferente que é bem conhecida e parecida com a sua é DADGBE

    ps:.não usarei essa sua afinação porque força muito a corda de sol.


    Força? Sei lá. Eu não senti que podia ter algum problema do jeito que fiz.


    kiki
    essa daí tem como caracteristica ter só duas notas, formando um grande intervalo de quinta (não tem nenhuma terça).

    é uma das coisas que costuma dar problemas nessas afinações, conseguir lidar com as terças.


    É a primeira vez que mudo a afinação, talvez tentando depois eu descubra algo mais interessante.

    Abraços a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Afinações diferentes e "experimentais".