| Autor | 
Mensagem | 
maragato_sem_costeio Veterano | 
 # jan/10 
  
  Alguém sabe AO CERTO as afinações:
  I. Guitarrón (muito utilizada no nativismo gaúcho atualmente); II. Al Aire (citada em HERNANDEZ, José. Martín Fierro); III. Por El Tres (citada em ASCASUBI, Hlario. Santos Vega).
  Gracias!
  
 | 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # jan/10 
  · votar  
  maragato_sem_costeio Alguém sabe AO CERTO as afinações:
 
 
  Esta é a pergunta típica de quem sabe a resposta.
  Gracias
 
  | 
maragato_sem_costeio Veterano | 
 # jan/10 
  · votar  
  Prof. Rosélio Araujo Esta é a pergunta típica de quem sabe a resposta.
  Gracias
  Desta vez vosso argumento falhou: eu não sei a resposta (embora desconfie, no caso do Guitarrón, que seja algo parecido com a afinação "Dropped D" ou com botar um jogo de cordas para violão de 7 em um de 6, sacando a primeira). Se vossa senhoria sabe, compartilhe por favor!
  ¡Gracias!
 
  | 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # jan/10 
  · votar  
  maragato_sem_costeio eu não sei a resposta (embora desconfie, no caso do Guitarrón, que seja algo parecido com a afinação "Dropped D" ou com botar um jogo de cordas para violão de 7 em um de 6, sacando a primeira).
  É. Eu andei dando uma pesquisada e achei alguma. Mas vou fazer primeiro para ver o resultado. A primeira colocação foi uma brincadeira.  Um abraço
 
  | 
maragato_sem_costeio Veterano | 
 # jan/10 
  · votar  
  Veja o que achei sobre a afinação "Por El Tres" (não diz muita coisa, mas já é um indício): El paisano tenía diferentes maneras de templar la guitarra. Esta que menciona Ascasubi (Por El Tres) consistía en alterar la afinación normal de las cuerdas tercera, cuarta y sexta para que se produjeran octavas al aire y se facilitara el trabajo de la mano izquierda.
  Já sobre a afinação "Al Aire" achei coisa mais consistente: Existe una forma de afinar la guitarra, típicamente gauchesca, que sube una nota las cuerdas primera y sexta, de modo que se puede tocar la guitarra sin usar esas cuerdas y se denomina "tocar al aire".
  Sobre o "Guitarrón" não achei nada ainda...
  Um abraço!
 
  | 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # jan/10 
  · votar  
  maragato_sem_costeio de modo que se puede tocar la guitarra sin usar esas cuerdas y se denomina "tocar al aire".
  É isso. É mais ou menos parecido com a afinação aberta que se usa na viola caipira e muitos no violão de 6 cordas também. Se conseguir mais coisas coloque ahí. Me interessei pelo assunto.
  Um abraço
 
  |