Estilo Clássico - Duvida

    Autor Mensagem
    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09


    Bom dia Violonistas ;)

    Eu to com uma duvida aqui na cabeça e queria ver se vocês me esclarecem.

    Eu aprendi a tocar Greensleves vendo as notas como sendo separadas, achei que toda música clássica era assim.

    Mas ai vi esse cara tocando http://www.youtube.com/watch?v=O1oSXpEGnPk

    E ele trabalha em cima de acordes. Quando eu fui tocar a música encima dos acordes que ele fez ela ficou bem mais facil de se entender, e ficou bem no estilo 'Acorde + Dedilhado', só que com dedilhados mais trabalhados e variados, e algums solinhos no meio.

    Em geral, as músicas tocadas no violão "clássicas" são mais ou menos assim mesmo? 'Acorde + Dedilhado + Solinhos a parte'

    Então para tirar uma onda "clássica" eu posso seguir essa fórmula e falar que é estilo clássico?

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ninguem? :(

    kiki
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    Netinho Rodriguez
    Em geral, as músicas tocadas no violão "clássicas" são mais ou menos assim mesmo? 'Acorde + Dedilhado + Solinhos a parte'
    cara, primeiro que esse nome "classico" é meio genérico.

    o nome correto, eu acho, seria violão erudito. clássico se refere a um período da história da música (eu acho, não estudo isso).

    e o tipo de dedilhado ou arranjo varia muito conforme a época.

    na verdade essa separação entre "solinho" (melodia) e "acordes" (harmonia) é muito mais da musica popular que da musica erudita.
    a musica popular geralmente tem solistas evidentes - canto, flauta, bandolim.
    muitas vezes na musica erudita não há um solo claro, mas sequencias harmonicas, ou melodias complexas, com varias vozes em paralelo, ou se alternando.

    Então para tirar uma onda "clássica" eu posso seguir essa fórmula e falar que é estilo clássico?
    não.
    "tirar uma onda clássica" é um negócio meio besta, desculpe falar assim.

    a musica erudita nao tem formulinha, tem muita teoria por tras. se quiser aprender, pegue as musicas e siga os arranjos. aprenda a tocar musica erudita de verdade.

    ou aprenda musicas populares que são dedilhadas. sugiro algumas:
    - romance de amor
    - sons de carrilhoes
    - bachinaninha n°1
    são musicas populares, mas de arranjo complexo. dá pra "tirar uma onda"

    Ninguem? :(
    o forum de violao é devagar. ainda mais nas ferias. acostume-se.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    kiki
    o forum de violao é devagar. ainda mais nas ferias. acostume-se. hehehehe, pior é pra quem ta acostumado com o OT haha.


    Mas por exemplo, fazer um solinho em Am na parte aguda, e a cada umas 3 notas, eu tocar uma nota grave do acorde Am, não passaria a impressão de estilo "erudito"? Ou seja fazer a melodia e a harmonia juntas.

    Maurício M
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cara no fim violão é uma coisa só ...
    Existe muita coisa do ERUDITO que tu usa no popular e vice versa
    Só ao meu ver no erudito tu entende melhor como tu chegou no popular.
    Tu pode usar batidas em uma música erudita como pode usar dedilhados e solos no violão popular.
    Ta ... no fim é tudo uma coisa só...

    _Francis_
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: _Francis_
    · votar


    Netinho Rodriguez

    Acho que o que você está querendo dizer é algo semelhante a "Chord Melody"... Não seria?

    Isso se consiste em tocar o baixo, a harmonia e melodia simultâneamente... acredito que não seja erudito só por causa disso não... até porque se usa bastante em choro e semelhantes.

    Geralmente esses arranjos são feitos para se tocar sozinho...



    Nesse exemplo ai... Tirando o estilo musical é totalmente idêntico ao jeito de tocar do video que você postou...

    Abraço.. espero ter ajudado : )

    kiki
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    Netinho Rodriguez
    cara, não sei qual seu objetivo ao tocar violão
    mas pra mim, ou voce toca erudito, ou não toca.
    na minha visão não existe "estilo erudito".

    voce pode muito bem tocar uma melodia e ir preenchendo a harmonia com bordões e acordes.
    mas isso tá muito longe de ser erudito. isso é violão instrumental.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Netinho Rodriguez
    · votar


    Maurício M

    Exato, eu mesmo nunca separei entre "Erudito" e "Popular", pra mim é tudo "Música" hehe

    _Francis_

    Exatamente cara, é bem isso que eu queria saber.
    É que eu sempre achava que fazer composições de músicas semelhantes as eruditas "harmonia com melodia" era algo extreme foda, nunca me veiu a ideia de pegar ums acordes, trabalhar em um dedilhado que soe bem músical, "não mecanico tipo 6°-3°-2°-1°-5°-3°-2°-1°" e tacar ums solinhos bem curtinhos para não dar tempo da harmonia sumir, sem contar que com o tempo isso se aperfeiçoa ficando cada vez mais bonito.

    kiki

    Talvez sim, talvez não... hehehehe

    _Francis_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Netinho Rodriguez

    Então é isso mesmo que você tem que procurar... "Chord Melody". É bastante usado em jazz... Conheço dois mestres nesse estilo: "Joe pass" e "Atkins Chet"...

    Mas acho que esse tipo de execução está longe de ser "parecido" com erudito... : (

    O conceito do "Chord Melody" é tocar o instrumento (guitarra, violão) da mesma maneiro que os pianos...

    Abraço!!!

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    _Francis_


    Me esclareça então o que exatamente seria o violão erudito.

    Nunca soube ao certo, só sabia que os violonistas eruditos tem capacidade incomum de deixar o som bem preenchido, ficando bom mesmo sem acompanhamento.

    _Francis_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Netinho Rodriguez


    Me esclareça então o que exatamente seria o violão erudito.

    Isso eu não posso te responder... porque não entendo como funciona a música erudita.

    Nunca soube ao certo, só sabia que os violonistas eruditos tem capacidade incomum de deixar o som bem preenchido, ficando bom mesmo sem acompanhamento.

    Não precisa ser erudito pra fazer isso...

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    _Francis_

    :|

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ih, rapaz... o papo é longo...

    Eu sou um dos que são chamados de "violonistas eruditos". Talvez pra entender melhor o que faço seja interessante visitar meu site, o www.alvarohenrique.com . Abaixo segue uma pequena amostra:



    Só que já faz um tempo que a gente chama isso de violão, porque também faço isso:



    E não sou exceção. É a coisa mais normal do mundo. Por exemplo:




    Ou mesmo pegando o violonista "erudito" mais famoso em atividade, John Williams:




    E do "outro lado", como podemos ver um dos maiores violonistas de todos os tempos, Baden Powell:



    E isso é comum. Inclusive gente que você não imagina, como Andreas Kisser e Paulinho da Viola têm conhecimentos do "violão erudito".

    O negócio é o seguinte: sempre foi violão, e tocar violão sempre foi isso. Desde os primórdios da música popular foi assim (vide Dilermando Reis, por exemplo, ou Paulinho Nogueira, que teve canção como tema de novela várias vezes). Só que aí beatlezaram o mundo e as pessoas começaram a chamar de "tocar violão" um negócio que não é tocar violão, é cantar se acompanhando com violão. Afinal, quando alguém diz que toca violino, você pensa num cara tocando violino, quando alguém diz que toca piano, você pensa num cara só tocando piano, já quando diz que toca violão, a maioria das pessoas pensam num cara cantando com o violão na mão. Daí surgiu essa bobagem de violão erudito e popular.

    Quanto ao Greensleeves, propriamente dito, isso aí não são acordes, são melodias simultâneas. Ouve isso aqui:



    São quatro linhas vocais, cada uma com uma melodia própria. Naturalmente a mais aguda é a mais chamativa, mas as 3 demais melodias valem a pena serem ouvidas como tal. E aí está o desafio de tocar renascenção ao violão. Sem um trabalho muito cuidadoso, já que não contamos com a diversidade de timbres e a espacialização de um coro, é complicado mostrar que são melodias simultâneas ao invés de meros acordes acompanhando a melodia.

    Nesse vídeo falo exatamente dos recursos do violão ao tocar melodias: http://vimeo.com/7803038

    Sapopemba
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alvaro,

    No vídeo de Greensleeves da postagem inicial, não percebi mais de uma melodia, como num coral, e sim apenas uma acompanhada de acordes.

    Poderia dizer quantas melodias há naquela gravação?

    Grato

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alvaro Henrique

    Cara, imagino que seus video vão me esclarecer muita coisa. Agora eu estou com uma internet lenta, vou ter que esperar até semana que vem pra ver, mas vlw mesmo.

    Esse lance de o pessoal achar que tocar violão é um cara mudando acordes e cantando eu tambêm acho muita falta de conhecimento no assunto.
    Apesar de tambêm não achar certo dividir o aprendizado do violão, melhoraria se a pessoa aprendesse a "tocar" violão, e depois que tocasse o que quisesse hehehehe.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Netinho Rodriguez
    · votar


    Alvaro Henrique

    Vi seus 2 primeiros videos.

    Você manda muito cara, é você mesmo tocando??

    Cara, semana que vem eu vo ve o resto, provavelmente já devo chegar a alguma conclusão hehehe.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Sapopemba, são quatro melodias, igual ao coral. Esse intérprete não deixa muito claro cada uma delas, então é mais complicado perceber mesmo. Se você pegar outro vídeo no youtube, de alguém que esteja tocando num teatro ao invés do sofá ou da cozinha de casa, vai ser mais fácil perceber.

    Netinho, sou eu tocando sim.

    Sapopemba
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alvaro, obrigado pelo esclarecimento. Ouvi novamente o vídeo e creio que, além da melodia mais aguda, percebi o baixo, feito com o polegar, como sendo uma segunda melodia, estou certo? Mas ainda faltam duas, tentarei novamente depois.

    Valeu!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    É isso mesmo, Sapopemba.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Alvaro Henrique
    Só que aí beatlezaram o mundo e as pessoas começaram a chamar de "tocar violão" um negócio que não é tocar violão, é cantar se acompanhando com violão. Afinal, quando alguém diz que toca violino, você pensa num cara tocando violino, quando alguém diz que toca piano, você pensa num cara só tocando piano, já quando diz que toca violão, a maioria das pessoas pensam num cara cantando com o violão na mão. Daí surgiu essa bobagem de violão erudito e popular.


    Que lindo!!! :')
    Exatamente isto.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Alvaro Henrique

    Cara vi os videos, e novamente, você toca muito hehehehe.

    Mas eu ainda não entendi exatamente o que é o violão eudito :(

    Eu imagino três formas de tocar violão/guitarra em um mesmo instante, ou você faz aquela fritação, apesar de ser mais dificil no violão, ou você faz só o que eu acho que é o Ritmo, que é tocar uma batida nos acordes, ou você toca um solo menos fritador e acompanhado de ums graves lá na parte grave hehehe, que eu acho que seria tocar melodia + harmonia, e este ultimo é o que eu achava mais dificil de todos até percebem aqueles lances dos acordes sacas?? Que eu achava realmente que era algo exclusivamente dos violonistas eruditos, mas já foi dito que não é bem "só" isso um violonista erudito, então tá, ai eu pensei: Puxa então deve ser o estilo músical mesmo neh? sei la. Mas ai eu tambem pensei: Mas pera lá, se uma pessoa tiver alto conhecimento de campo harmonico e com isso fazer composições de forma que soe como as músicas chamadas clássicas, com melodias e harmonias realmente trabalhadas junto de outros detalhes, e ler bem partituras, ele realmente não seria um violonista erudito?? Por que se não for, eu realmente não consigo imaginar o que seria um violonista erudito.

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A quer saber? Acho que tou esquentando demais a cabeça, o tempo vai dizer tudo isso hehehehe

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Netinho, é tudo tocar violão.

    Se o cara toca, com o violão, música clássica ou erudita, é violão erudito.

    Se ele toca, com o violão, música popular, é violão popular.

    Se alguém faz música erudita pobre de recursos, ainda é violão erudito.

    Se alguém faz música popular rica em recursos, ainda é violão popular.

    MAs, no fim, é tudo uma grande bobagem, porque é tudo tocar violão, do mesmo jeito, com as mesmas técnicas, com as mesmas notas, etc...

    Netinho Rodriguez
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Alvaro Henrique

    Finalmente então está esclarecido Alvaro ^^

    No fim das contas realmente é tudo tocar violão, o que muda é simplesmente o estilo da música hehehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estilo Clássico - Duvida