Violao classico ou acoustico ?

Autor Mensagem
Fulô
# dez/02


Gostaria de aprender à tocar violao e de preferencia musica brasileira, MPB, Caetano, Tom Jobim, etc ... A pergunta é a seguinte: É melhor comprar um violao acoustico ou classico ??

Ja vou agradecendo

Sversut
# dez/02


Aliás, qual a diferença entre violão clássico e acústico??
Pensava que era bem semelhante, senão a mesma coisa. Acústico som próprio sem amplificador e clássico tb. E os doios pode-se amplificar, ou então sei lá.
Quem explica melhor isso??
Falowww
Sversut

Ps1c0
# dez/02


Eu acho que o Fulô quis dizer Violão classico ou eletrico.
Pois, pelo oq eu sei classico e acustico é a mesma coisa!!
eu tenho um D'giorgio classico nº38!!muito loko!!
pago um pau!!paguei 300 e poucos reais. é muito bom! recomendo com certeza, pode confiar!!

c vc quiser eu te dou mais informações sobre ele!

Sversut
# dez/02


Vi no site da Gianini, e lá consta modelos Eletroacústico (aço ou nylon), ou seja, funciona elétrico e tb só acústico.
Tem tb modelos clássico, sem ser elétrico.
Então, se houver diferença entre clássico e acústico é que o acústico é QUALQUER violão que não seja eletríco e clássico é um específico, mas cabicera, e mais caceu ($$$)

Psiu,
Tenho um eletróacústico aço, mas gostaria de ter um desses acústicos Di Giorgio usado. Esse 38 que você tem é aquele modelo grandão ou o médio??
Dizem que o problema do Giorgio é a grossura do braço, pois parace que todos os modelos são bem largos. Atrapalha??
Falô
Sversut

Carlos
# dez/02


Sversut

Violão clássico, além de ser um pouco caro, em constatação dos tipos de madeira utilizadas, ele é exclusivamente utilizado em violões de cordas de nylon, não podendo ser utilizada cordas de aços, pois isso afetaria gravemente o violão.

Mas se constatando em questão financeira vamos falar aqui de violões do porte, de MALAGA, TONANTE, DI GIORGI, GIANINI não vamos falar de IBANEZ, TAKAMINE ou usuais.

Diferenciando o violão acustico e o clássico, vamos começar de um ponto, o violão clássico tanto pode ser acústico quanto eletroacústico, até mesmo eletrico, existem uns modelos da Gibson que são elétricos, exatamente quase uma guitarra.

Agora a diferenciação principal do violão clássico é que esse somente pode ser utilizada para cordas de nylon.
Se utilizarmos cordas de aço iremos prejudicar seriamente o violão.
Resumindo todo violão na qual não possui o tensor, que é a barra de ferro dentro do violão, pode ser considerado um violão clássico.

Espero ter explicado e saciado as dúvidas eminentes.

Ahh, claro resumidamente eu expliquei, pois um violão clássico tem outras diferenciações, mas usualmente é essa a de cima.

Se eu for citar um violão por exemplo Takamine Clássico, você verá que a madeira é outra os espaços entre as cordas são outros, e a grossura do braço também é outra, sem condizer no som limpido.

Mas a principio tenha em mente que violão clássicos são violões de nylon, então os DiGiorgi, TONANTES, GIANINI etc etc que se encontra por ai pode ser considerados CLASSICOS.

Um abraço. "VELHO AMIGO"

CARLOS

cardraw@hotmail.com

Sversut
# dez/02


Grande Cardraw,
Vc estava 1/2 sumido daqui, mas voltou. Precisamos de suas orientações. Acho que esclareceu bem
Falowwwww
Sversut

johnny
# dez/02


Eu naum acho um violão takamine tão bom assim! Sou mais um Ramirez, Rodriguez ou Laurentino espanhóis (um top deve sair uns US$10.000,00 mas aqui no Brasil tem luthiers muito bons como João Batista, Abreu, Gomes, Tessarin, ... São bem melhores que os Takamine! Acredito eu que aqui no Brasil ainda o Sérgi Abreu seja melhor, mas leva 7 anos pra fazer cada violão e lá vão uns R$15000! A Giannini tem o modelo C5 que é muito bom e deve sair uns R$1500,00. Nem sei se o Rodriguez tá fazendo violões bons ainda! Ele se uniu à Fender e cobra US$18000 em um Top de linha! Bom... violão clássico é uma fortuna mesmo! E pior! Valoriza muito! Quanto mais antigo e se bem cuidado e bem tocado o violão vai ficando com a madeira bem seca e com um som melhor.

Carlos
# dez/02


johnny

Concordo amigo.
Mas eu acho que se tratando de violões acho que cada um tem seu gosto. Por exemplo eu prefiro Violões Takamine.
E prefiro guitarras IBANEZ.
E diria que não trocaria uma Ibanez RG 270 por uma Gibson Les Paul.

Acredito muito no que se diz, o instrumento ajuda no som, mas na arte é a pessoa.

Sendo assim, creio que em questão de instrumentos é algo bem pessoal.

E me referi a Takamine, Ibanez, Jasmine no texto lá em cima, pois são violões que tem preços acessíveis a maioria.

Bom eu pessoalmente não pagaria R$ 10.000,00 em um violão.
O meu limite para violão beira aos R$ 2.000,00 acima disso não compro.

E eu acho os Takamine um dos melhores violões existentes no mercado.

Abraços!!!

johnny
# dez/02


Dae Carlos! De onde Vc é? Tem Email ou icq pra nós trocarmos umas idéias! Tipo... é massa trocar idéias com quem pensa diferente! Tipo! De guitarra eu também naum trocaria a minha Fender por uma Gibson Les Paul por nada! Hehehe! É o gosto! Tipo.. eu tenho um violão João Batista Clássico II feito em São Paulo e é muito bom mesmo! Na época paguei R$3500,00 hoje ele tá valendo R$6000,00. Tipo! Vc Toca violão clássico? Eu tenho tocado ae numa orquestra de violões e a gente toca Villa Lobos, Vivaldi, Bach, Ernesto Nazareth, .... Curto muito tocar esse tipo de música!

Walker
# dez/02


olha o walker aí...Johnny, vc disse que tinha pago R$4500, agora diz foram R$3500..mentir é feio, hein!

Walker
# dez/02


vc escreveu no fórum "cordas pretas ou brancas"tá lá para todos verem:Enviado: 1/Nov 10:21:40
Quote

"...Desculpa walker, mas nem sempre a "marca" diz tudo! Eu tenho uma guitarra fender strato e é muito boa. Mas em termos de encordamento, tanto para guitarra quanto pra violão... fender e gibson ficam devendo. Se vc tiver um violão fender, blz! Mas eu toco violão clássico a 14 anos e posso te dizer que os violões da fender são no máximo razoáveis. Os melhores violões são feitos na Espanha e aqui no Brasil. Vou te dar o nome de alguns luthiers muito bons: Ramirez, Rodriguez, Laurentino, Sérgio Abreu, Gomes, Tessarin, João Batista entre outros. Tenho um violão clássico João Batista que levou 3 meses para ficar pronto e me custou 4500 reais. É muito bom!..."

se vc menti nisso, deve ser pra se sentir superior, né? imagino no resto, o que vc diz o que é mentira, e o que é verdade??!
Ps. seja homen e responda. e nào vale dizer que errou na hora de digitar...

johnny
# dez/02


É foram 4500 mané! Só errei a ***** do dígito! Vc é um chato! Se liga!

johnny
# dez/02


Walker.. como diz o seu nick! Vai passear!

johnny
# dez/02


Por essas atitudes dá pra notar que vc entrou nesse forum só pra estorvar

johnny
# dez/02


Não sei o quanto vc toca, o que vc toca e nem me interessa! Mas em relação às suas atitudes sou muito superior a vc mesmo! Bebezão!

Sversut
# dez/02


Caro pacas esses violões.
Meu limite acho que é uns R$ 400.
T+
Sversut

Carlos
# dez/02


johnny


Meu email é cardraw@hotmail.com.

É só entrar em contato.

Eu toco violão a um bom tempo, acho que dou um chute em muitas coisas.

Meu email está ai, se quiser trocar uma idéia é só me escrever.
BLZ.

Curto muito um Erudito.

E sobre o violão a minha opinião é aquela.

Eu amo meu Takamine. Acho que você entende.

Um abraço.

Aguardo seu email!!!!

Carlos
# dez/02


Ops é cardraw@hotmail.com

sem o ponto no final.!!!!

PERDAO!!!

Walker
# dez/02


Errou... sei. Você, escreve as coisas e não lê depois para corrigir?! essa sua técnica é bem plausível para uma pessoa que cursa duas faculdades.

walker
# dez/02


Quanto a minha qualidade como violonista, acho que não diz respeito à sua pessoa, somente aos meus ouvintes. A superioridade é conquistada por méritos, e NÃO por auto-afirmação. Eu prefiro ser um bebezão com atitude do que uma pessoa que é dúbia, que muito provavelmente é o seu caso.
Vamos parar com acusações pessoais e vamos ao fórum. não me acuse sem fatos relevantes. cada vez que te acusei tinha uma coisa para provar.obrigado, vejo que você sabe o que significa Walker. Quem sabe não vou passear algum dia em curitiba e presenciar toda a sua técnica erudita-clássico-espanhola.

johnny
# dez/02


Pois venha... pago pra você vir!

johnny
# dez/02


Fique se mordendo invejoso!

Anônimo
# dez/02


eu comecei a toca violao esse ano tocando classico
acho mto bala hehe
toco num violao antigo aqui da minha mae hehehe
mas tem uma tia minha q tem um del vecchio de mais de 60 anos
vo tenta convence ela a me da =o

Rodrigo
# dez/02


E ai mocada, blz??

Seguinte.... eu tenho um Michael modelo VM22, é bonzinho, na verdade gosto do som dele mas é um violao um pouco "duro", se é que voces me entendem, nao é como um sapato que voce usa e ele laceia tão ligado? Parece que a distancia das cordas aos trastes nesse violao é maior que nos outros, nao sei se é porque estou acostumado com ele, mas de vez em quando pego o violao do meu irmao pra tocar e consigo tocar melhor nele. Por exemplo, o solo do comeco do Wherever you will go, eu toco belezinha as tres primeiras partes (C,E7 dedo 2 uma corda acima,A7), quando chega na parte do F consigo ainda consigo fazer certo, mas quando tenho que voltar de novo para o C, nao consigo fazer com a mesma rapidez que consigo no violao do meu irmao, se algum de voces puderem me dar uma dica de um violao legal, aqueles assim que seja gostoso pra tocar, eu agradeco pessoal....

desde ja, valewww.... FUI... |:)

Anônimo
# dez/02


hm eu acho di giorgio mto bom
mas corda de aco talvez um crafter ou eagle

Rodrigo
# dez/02


ei anonimo, tens icq pra gente trocar umas ideia???
Na boa cara.... claro!

Anônimo
# dez/02


38578033 aparece la

Walker broken army
# dez/02


aí Johnny..me jogou uma urucubaca...quebrei meu braço esquerdo e vou ficar uns 2 meses sem tocar violão...olho grande e foda!!!

Dias
Veterano
# jan/03
· votar


Até aqui esse dois tão se matando... Já zuaram o tópico do coitado que só queria saber sobre cordas pretas e brancas...

Animal
Veterano
# fev/03
· votar


não gosto de acusar, nem causar intrigas com ninguem.. mais tmb não gosto de pessoas q se auto-elogiam, se auto-glorificam, etc.. concordo com o walker "A superioridade é conquistada por méritos" méritos vistos por outros e não por quem os merece..
sou do tipo humildão, amigo de todas pessoas sinceras de coração, e nunca precisei me auto afirmar em nda.. os outros me afirmam! :-)

uma frase pra finaliza! "Quem nega um elogio, é pq quer receber dois elogios" :-P

ki pros 6 8===D`~~~ aahuuhahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violao classico ou acoustico ?