Peça. Qual é ela ?

    Autor Mensagem
    Leex
    Veterano
    # dez/09


    Galera, seguinte... eu to precisando de uma peça de violão mais não sei o nome ._.
    É uma peça que é igual uma Abraçadeira, segurando o Cavalete com a parte de baixo do Corpo do violão , eu vi uma amiga usando mais não sei o nome, Alguém sabe ?

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Alvaro Henrique
    · votar


    Seria um cordal?

    http://www.alexandremoschella.com/fotos/Hauser_1910.jpg

    Leex
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Isso sim, valeu.

    duty
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    para q q serve isso gente

    nunca tinha visto

    Maurício M
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pra que serve ??

    Mr.Gun
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    é tambem quero sabe meu pai falo que é pra distinguir os sons de cada corda mais nao sei se é verdade

    Leex
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pra mim vai servir pra segura meu cavalete que tá soltando, pra que serve de verdade não sei.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Serve pra várias coisas.

    As cordas exercem uma pressão de cerca de 30kg no cavalete. Essa pressão tende a fazer com que o cavalete gire, o que deforma o tampo abaixando-o na região que fica abaixo das cordas e criando uma barriga pra fora na região entre o cavalete e a parte de baixo da lateral.

    Com o tempo, essa deformação no tampo pode levar o violão a implodir. Para evitar esse tipo de problema, usa-se o cordal. A pressão das cordas agora vai estar no cordal que, como está preso à parte de baixo da lateral, não afeta o tampo.

    Note que violinos usam o mesmo sistema. E esse é um dos motivos de violinos de 200, 300 anos estarem sendo usados por aí enquanto violões de 100 anos são raridades de museu e não podem ser tocados na afinação normal.

    Há algumas pessoas que acreditam que o som fica mais brilhante quando o ângulo do nó da corda no cavalete e o rastilho é maior. PRa esse ângulo ficar bem pronunciado, é preciso que a corda saia bem de baixo do cavalete e não tenha nenhum obstáculo. Quando damos o nó pra prender a corda, ele a puxa pra cima, diminuindo o ângulo. Se a corda for presa num cordal, ela pode sair do cavelete bem baixa e ir direto pro rastilho.

    Quando um violão foi feito pra aguentar um tipo de pressão nas cordas e precisa suportar uma maior (por exemplo, violão feito pra nylon cujo dono quer usar cordas de aço), um cordal também se faz necessário pra não deformar o tampo.

    Enfim, tem vários usos, normalmente ligado à proteção do tampo. A maior parte da produção do som do violão é feita pelo tampo (cerca de 85% a 95%, depende se é grave ou aguda), e tanto financeiramente quanto sonoramente a última opção possível para reparar um violão é trocar o tampo. Qualquer medida que o presente de eventuais danos é válida seja pra preservar o som do instrumento, seja pra não gastar num reparo um valor quase igual ao de um violão novo com a mesma qualidade.

    xavy
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Alvaro sou teu fã agora kra, disse td...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peça. Qual é ela ?