Há diferença de qualidade entre violão elétrico e acústico com captação à parte?

    Autor Mensagem
    VanNorden
    Veterano
    # dez/09


    Opa, então, tenho uma dúvida aqui:

    Eu queria comprar um violão pra tocar em showzinhos, então eu pensei em comprar um violão elétrico. Mas aí comecei a reparar que muitos artistas, mesmo em shows, usam uma captação externa num violão acústico. Antes eu pensava que só quem não tinha dinheiro comprava uma captação ou microfonava o violão em shows, mas eu vi que muitas bandas fazem isso (Radiohead, por exemplo). Então eu queria saber se há uma diferença de qualidade no som, como, por exemplo, o som ficar mais "orgânico" quando o violão é microfonado. Ajudem aí.

    Bog
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    VanNorden
    eu queria saber se há uma diferença de qualidade no som, como, por exemplo, o som ficar mais "orgânico" quando o violão é microfonado

    Violão (bem) microfonado em geral soa muito melhor do que violão com captação piezo. O grande porém aí é o (bem) entre parêntesis. Raramente você vai ouvir uma gravação em estúdio onde o violão foi ligado em linha. Já ao vivo, é um pouco mais complicado de se microfonar (bem) - é preciso tomar cuidado com a posição, com o direcionamento, com feedback e mais um monte de coisas que dão certa dor de cabeça. Ou seja, microfonar o violão não é a segunda opção para quem não tem violão elétrico, o violão eletroacústico é que é a segunda opção para quem não tem como microfonar (bem). Existem até produtos, como o Fishman Aura, que tentam fazer um violão com captador piezo soar mais próximo de um violão microfonado.

    Note que aqui estou falando de microfonar. Isso é completamente diferente de comprar um captador - seja piezo ou magnético - e instalar no violão. Neste caso, ao instalar o captador no violão você terá as características do captador usado, seja o "quack" do piezo ou o som meio "não-é-bem-um-violão" do captador magnético. Ou seja, instalar um piezo genérico te dá o mesmo "quack" de um violão que venha de fábrica com um piezo genérico. A diferença começa a aparecer em violões projetados com uma captação específica - como os piezos independentes da Takamine ou os ART da Yamaha. Estes violões tendem a soar melhores plugados do que violões com captadores instalados posteriormente.

    EternoRocker
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O que o Bog falou tá muito bem falado...

    Outra coisa importante é custo... Para se ter um bom som microfonado, vc vai gastar bem mais.

    Procure analisar onde vai tocar e se realmente a captação por microfone vai lhe servir bem... dependendo de onde, como e pra que é feito, a captação convencional será melhor aplicada.

    Gosto é gosto... e pra mim microfonar, só violão de nylon... rock e pop rock por exemplo... só com violão em linha.

    Abraços !

    VanNorden
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Opa, muito obrigado aos dois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Há diferença de qualidade entre violão elétrico e acústico com captação à parte?