(Me Ajuda! c/ Violão) Diferença entre Natural, Folk, e Acústico.

    Autor Mensagem
    Gonçalves Rodrigues
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Gonçalves Rodrigues


    O assunto que eu desejo saber é sobre as posições das cordas. (não necessariamente das cordas, e sim das Posições dos pontos de inicio)

    Quero saber a diferença entre as POSIÇÕES dos inícios de encordamentos.

    Trouxe algumas fotos para explicar melhor a compreensão.

    Image 1
    Image 2
    Image 3

    Obs: quero tirar as duvidas por causa de uma compra que eu fiz de um Violão Natural de encordamento a Aço.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Gonçalves Rodrigues

    Cara, não entendi sua dúvida!

    "Diferença entre Natural, Folk, e Acústico"

    - Folk é um violão de aço, com um design que recebeu este nome por conta de ser muito utilizado nesse tipo de música.

    - Acústico, é uma característica de instrumentos que, obviamente, não são elétricos.

    - Natural?? Se refere à que?? Costuma se dizer "natural", quando o acabamento é sem pintura, apenas a madeira ao natural protegida por verniz. É a isso que se refere?

    Quanto a posição do início de cada corda, não existe uma regra ou padrão. A diferença é em função do comprimento da escala (a ponte é precisamente colocada na posição em função da afinação por calculo matemático). Os pinos são poucos centímetros antes do rastilho e estarem inclinados ou curvados é apenas questão estética.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Gonçalves Rodrigues

    O violão de aço deve ter esta inclinação do rastilho de modo a ajustar as oitavas, pra que as cordas mais agudas sejam entonadas em relação ao comprimento da escala. Já o violão com encordoamento de náilon dispensa este ângulo. Que por sinal, pode ser invertido o encordoamento para canhoto (devido ao rastilho estar perpendicular às cordas). Com o violão de aço não dá pra simplesmente inverter as cordas por causa das oitavas, da entonação.

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Gonçalves Rodrigues
    Obs: quero tirar as duvidas por causa de uma compra que eu fiz de um Violão Natural de encordamento a Aço.

    então explica melhor:
    - qual é a marca e o modelo do seu violão? posta um link com a ficha dele (do frabricante ou de alguma loja).
    - qual é a sua duvida? voce acha que o rastilho (a peça onde as cordas se apoiam) está fora do lugar? parece torto? o som tá ruim?

    de resto, reitero o que os nossos amigos falaram acima:

    1- violão de aço tem o rastilho inclinado mesmo

    2- você tá misturando coisas.
    violão acústico se opõe a elétrico;
    violão de aço se opõe a violão de nylon; folk (apelido do dreadnought) é um modelo de violão de aço.
    violão natural deve ser oposto a violão com acabamento pintado, acho.

    Gonçalves Rodrigues
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Não tenho conhecimento sobre violão, e eu não sabia que a parte chamava-se rastilho.
    Mas mesmo assim o LeandroP entendeu minha pergunta.

    Me desculpem pela falta de informação.

    Minha duvida foi esclarecida, muito obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Me Ajuda! c/ Violão) Diferença entre Natural, Folk, e Acústico.