Captação de violão elétrico

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # jun/10


    fala aew

    nos violoes eletricos os captadores nao aparecem na parte externa. como é captação deles? e tb queria saber se tem como colocar captação desse tipo em guitarra

    Ramsay
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Andrei.

    É uma captação por contato, o captador é colado na madeira e capta únicamente o som que vem da vibração da madeira!!

    Como é do tipo piezoelétrico e não magnético, esse captador não serve para guitarras com corpo sólido, entende??

    MMI
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Andrei.

    Nos violões elétricos tem captação ativa e passiva. Alguns tem até um microfone lá dentro do violão. Mas provavelmente você se refere aos que tem captação piezoelétrica, que é uma pequena fita que fica embaixo do rastilho (do osso que apóia as cordas no corpo) e vai para um plugue o sinal dele. É uma captação bastante simples para violões.
    Este tipo de captação é possível de ser colocada em guitarras, o Petrucci usa muito e disponibiliza nas guitarras signature dele, sólidas. A Parker também tem modelos com captação piezo. Algumas guitarras também vem com esse tipo de captação, eu tenho duas. A Graph Tech tem o sistema Ghost em que você pode colocar essa captação piezo com ou sem MIDI na sua guitarra.
    Fiz uma gravação há um tempo com guitarras com piezo, bem mal captadas, mas dá para ter uma idéia. Foi feita com 2 guitarras uma sólida e uma hollowbody, ambas com piezo.



    Ramsay

    Como é do tipo piezoelétrico e não magnético, esse captador não serve para guitarras com corpo sólido, entende??

    Desculpe, mas sua afirmação não confere...

    Andrei.
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    MMI
    sim mas esssas guitarras tem o piezo mas tem tb os captadores tradicionais, vc pode optar por qual captação quer usar certo? mas dá pra fazer uma guitarra só com piezo?

    MMI
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Andrei.

    Nas minhas guitarras, você pode selecionar se quer os captadores magnéticos, o piezo ou ambos. O legal é usar os dois captadores, mandar o som dos magnéticos para o amplificador e o som do piezo em linha para um pré valvulado e daí para a mesa.
    Olha, não entendi onde você quer chegar. Um violão, uma guitarra, a mistura, sem captadores... Sem captadores, só com o piezo é um violão sólido, a única guitarra que pode ser chamada assim, sem captadores magnéticos e com piezo apenas é a Line 6 Variax, mas é muito digital, sei lá se é o que você quer. Violão sólido tem por exemplo o Gibson Chet Atkins de nylon ou os Godin de aço. Tem também os vazados . Mas você quer guitarra, violão ou o que?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alguem sabr se tem como eu adaptar um captador piezo em uma lespaul tradicional? Ou se tem pontes prontas?

    Jm7
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man nunca vi nada parecido, mas acredito que o melhor é comprar bons hambuckers ao invés de fazer isso, que seria bem complicado adaptar.

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Graphtech Ghost.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MMI

    Esse não é pra MIDI?

    Hehehe não tem algo mais ligth? Duas saidinhas?

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Se você comprar a placa MIDI ele é para MIDI, se comprar só o pré ele é só piezo, se comprar os 2, é para os 2. É só dar uma lida a respeito.
    https://www.youtube.com/watch?v=6UcOdf6vLs0

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    Se não me engano, o alex lifeson, do Rush, usa na les paul dele. O petrucci do Dream Theater também faz esse esquema.

    O captador fica na ponte, então não afeta a captação magnética.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação de violão elétrico