[Dúvida] Tensão em cordas de nylon

    Autor Mensagem
    ChaZyChaZ
    Veterano
    # out/09


    Boa madrugada galera ;D
    Comecei a tocar violão há um tempo atrás, e ontem, afinando meu violão de nylon, consegui arrebentar a Mizona, fui ver novas cordas para o violão e me deparei com esse negócio de tensão, gostaria que me explicassem como funciona essa tensão das cordas e o qual o efeito delas no violão caso use cordas de tensão "errada", e também que me recomendassem cordas de nylon do bom e barato, hehe
    Eu sei que meu violão tem tensor, há algo relacionado com as cordas?

    Grato. ^.^

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    A tensão da corda influencia no timbre. Encordamentos com tensão mais pesada ("tensão pesada", "tensão extra pesada", etc) tendem a ter um timbre mais estalado e com mais ataque, enquanto encordamentos com tensão mais leve ("tensão média") tendem a ter um timbre mais aveludado e encorpado.

    Há controvérsias quanto à possibilidade de encordamento de nylon danificar o braço. Eu creio que não existe este lance de "encordamento errado", como você disse, e também não creio que seja necessário uma regulagem de tensor caso você altere o tipo de tensão do encordamento.

    Já experimentei encordamentos de tensão média, pesada e extra-pesada, e a única diferença significativa que eu notei foi no timbre. A pegada muda muito pouco, e quando é perceptível é só nos bordões.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/09
    · votar


    prefiro as pesadas tb!

    ChaZyChaZ
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu usava cordas da marca Rouxinol e lá tava escrito "Alta tensão", alta tensão = tensão pesada?

    Surita
    Veterano
    # out/09
    · votar


    alta tensão = tensão pesada?

    Alta Tensão é a mesma coisa que tensão pesada.

    Cordas mais leves costumam ser um pouco mais fáceis de tocar, já que o a força de ataque (ataque é a distância das cordas do braço, força de ataque é a força necessária para fazer isso), já cordas mais pesadas e de tensão mais alta possuem um timbre mais encorpado e um som acústico mais alto e consistente (consideradas pela maioria mais bonitas).

    Quanto a problemas com tensão, como erico.ascencao falou, não vejo problema em mudar a tensão no nylon (no aço, se for passar de uma light para uma heavy normalmente é necessário regular o tensor)

    Cordas são muito pessoais. Nylon eu uso Heavy, no Aço e na guitarra eu uso 009 Extra light.

    ChaZyChaZ
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Estou em dúvida sobre duas marcas, Canário e Austin (não sei se o nome está certo).
    Qual das duas vocês recomendam?

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ChaZyChaZ
    Eu recomendo D'Addario Pró Arte. Elas duram seis meses tranquilamente. Estas cordas baratinhas ficam nojentas de tão enferrjuadas com uns três meses de uso (ou até menos).

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/09
    · votar


    ChaZyChaZ

    canario!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Tensão em cordas de nylon