Tensão das cordas de nylon

    Autor Mensagem
    rodrigo monteiro
    Veterano
    # dez/05


    Em relação às cordas de nylon:

    Qual é a tensão de corda preferida por vcs? Baixa, média ou alta? Eu uso a baixa, mas acho que as cordas acabam ficando muito "moles"... será que a média ficaria legal? E a alta tensão, faz muita força no violão?

    andrehirata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    se tiver tensor regulavel tu pode coloca a corda que tu quiser... de nylon eh clao... soh regular o tensor... mais se o tensor naum for regulavel o braço aguenta +- ateh a pesada da giannini se eu nao me engano... mais o ideal eh ficar na media... mais acho q dah pra colocar a alta... se abaixar bem as cordas lixando o rastilho...

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Cara, ultimamente, tenho gostado muito das cordas Hard Tension, pois dão mais brilhos aos acordes. Agora que já tenho uns "calinhos" nos dedos provenientes do violão aço e do 12 cordas, posso me atrever a usar essas cordas, mas, antes, só usava Giannini Soft.

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Uso sempre tensão pesada. Bato forte no violão, e as tensões menores trastejam pra kct comigo, além do som não ficar com muito brilho. Já tô me acostumando com cordas de aço 0.10, aí as de nylon pesadas ficam parecendo fio de cabelo de tão leves. Ainda não experimentei a extra pesada da Gianinni. Tenho vontade de experimetar, mas fico com receio de empenar, e meu violão não tem tensor.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    É, mas é esse o medo que eu tenho tb... de empenar. Vcs acham que a tensão pesada (não extra pesada) dá pra usar legal, mesmo dedilhando ou batendo forte? Quero dizer, sem apresentar qualquer tipo de risco ao violão?

    Outra coisa: a tensão leve faz trastejar muito, e as cordas ficam meio "moles". Isso não acontece na pesada, certo? E na média?

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Vcs acham que a tensão pesada (não extra pesada) dá pra usar legal, mesmo dedilhando ou batendo forte? Quero dizer, sem apresentar qualquer tipo de risco ao violão?

    Acho que sim, se teu violão não for um tonante ou kashima da vida. O meu pelo menos, um eagle-DH 69, nunca teve nenhum problema com cordas de tensão pesada.

    Outra coisa: a tensão leve faz trastejar muito, e as cordas ficam meio "moles". Isso não acontece na pesada, certo? E na média?

    O lance é mais ou menos assim: quanto menor a tensão, mais a corda vibra. Por consequência, vai trastejar com mais facilidade. Ou seja, quanto maior a tensão da corda, mais volume você consegue tirar sem trastejar, e o som fica mais encorpado, e quanto menor a tensão, menos volume, mas o som fica mais "suave". E nisso não existe a "tensão certa". Você deve escolher a que melhor se adapta a sua maneira de tocar.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark
    rodrigo monteiro
    Eu tou experimentando uma combinação de Tensão Pesada nas primas (putz! deu um brilho do cacete nos agudos do meu violão!) e Tensão Média Dura nos Bordões (justamente pra não perder essa "suavidade" nos graves e evitar o trastejamento das Soft Tensions). Gostei dessa combinação! O único problema é que eu tenho que combrar 2 jogos de cordas e só uso metade de cada um, ou então tenho que comprar as cordas avulsas, que saem bem mais caras que comprar o jogo.

    Fica aqui uma sugestão prás fabricantes de encordamento: Que tal se vc produzissem jogos híbridos também pra cordas de nylon, como já fazem com os encordamento de aço?

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu nunca acho essa variedade pra comprar... sempre soh tem a mesma coisa...

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    asda
    Eu nunca acho essa variedade pra comprar... sempre soh tem a mesma coisa...

    Procura que vc acha!!!!!!!!

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vou ver....
    Ah... mas tb nem sei ler isso na embalagem..


    hehehhe e uma vez que eu tive a infeliz ideia de abrir a embalagem com uma tesoura...

    Eu cortei a sol a si e a mizinha... ...juca total.

    albertoellobo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    asda
    hehehhe e uma vez que eu tive a infeliz ideia de abrir a embalagem com uma tesoura...

    Huahuahuahuahuahuahauhauhau.....

    Songgel
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Comprei um violao Groovin gan 750..ele é pra nylon
    será que da pra colocar cordas de nylon hard sem ter problemas?
    O violao tem tensor, e pretendo trocar as cordas para poder ter mais brilho no som...

    Slave of hell
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Slave of hell
    · votar


    daqui que venha a torcer um braço de violão porcausa de tensão demora muito tempo, e se torcer,,,violões bons sem tensor permitem varios calibres,pois tem reforço no braço e não é a toa.

    Toco violão erudito num Ymaha C70 com cordas pesadas,vantagens que eu colhí:

    Ação baixa,conforto e maciez
    uniformidade no volume das notas

    desvantagens:

    Baixa projeção
    e sustentação um pouco abalada
    se pegar pesado nas primas elas estalam


    eu gosto assim,nada é só bom ou ruim.estou em aprendizado tanto ténico qnto neste aspecto de configuração/desenpenho...como unhas,marca de cordas,tipos de toques etc

    MajorKong
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Quanto mais pesada melhor.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Ta, ressuscitando um tópico véio: fui recentemente diagnosticado de tendinite. As dores são horríveis mas não posso parar de tocar. Estou evitando cordas mais pesadas pra guitarra e violão de aço pois isso me permite fazer menos esforço para tocar.
    No caso do violão de nylon, eu gosto de um toque mais suave e ação mais baixa (lambendo o traste), algo que me permita fazer arranjos um pouco mais rápidos mas não limite bends.
    Costumava usar as cordas pesadas da gianinni, mas tinha reparado que a mizinha quebrava com muita facilidade. Elas continuam com esse problema? Também gosto dos graves mais abafados nos graves.
    Alguém aí sabe se já estão fazendo cordas hibridas?
    Quais são as cordas que estão em alta no mercado? Ouvi falar bem da angustine e no meu violão está a d'ddario pro arte.


    Obs: to fazendo muitas perguntas porque faz tempo que não toco com violão de nylon, tinha vendido o meu há algum tempo e comprei outro semana passada, um crafter 200 eq/n

    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Primeiro: Muito cuidado, tendinite não é brincadeira e em casos graves pode te impossibilitar de tocar por muito tempo, procure um médico.

    Dê uma olhada no youtube nos vídeos do Zezo Ribeiro que passou por problemas graves, nos vídeos ele demonstra vários exercícios de aquecimento e alongamento:

    http://www.youtube.com/user/zezoribeirooficial/videos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão das cordas de nylon