Bandolim e seus timbres: folk, blues, choro

    Autor Mensagem
    Jackmout
    Veterano
    # set/09


    Estou pesquisando bandolins e tenho dúvidas.
    Primeiro quero saber se um bandolim giannini deixaria alguém que não se interessa em choro e outras músicas brasileiras insatisfeito.
    Gosto de rock'n roll e minha intenção no bandolim é essencialmente bluegrass. Essas marcas como Gianinni e Rozini têm um timbre que não satisfaz um fã dessa música mais americana/celta? Se sim, um Shelter seria uma boa escolha? Acho que não né? Podem me indicar uma boa marca para esse estilo de música? Minha faixa de preço acaba nos 850 reais.

    Ah, tem que ter captação, mesmo que ainda pobre.
    Estive olhando e, por indicação, Gianinni é o melhor. O preço que consegui está por volta de 600 reais, varia desde 550 até 850, nas lojas que olhei.

    Espero resposta.
    Abraço, amantes da música!

    Jackmout
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Alguém, por favor?

    kiki
    Moderador
    # set/09
    · votar


    ih cara, sinto informar, mas... até informação pra violão demora a chegar (o forum de violão é lentinho mesmo)

    nunca vi ninguem que toque bandolim aqui. até pode ter, mas eu nao conheço.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jackmout

    A grande diferença que eu noto entre o bandolim e o mandolin é basicamente a captação, o bandolim tem captação de rastilho e o mandolin normalmente usa captação magnetica (single pickups), esta diferença torna os dois bem distintos.
    Há outros detalhes como construção, madeira e desenho que no final vão definir até o estilo que se vai tocar.
    Mas a grande diferença mesmo é o músico, quando começa a tocar este instrumento, nota-se que você tem um campo vasto para explorar, pode ser um solista de choro, pode tocar peças eruditas, pode acompanhar uma musica (como um violão, ditando a harmonia e o ritmo), pode utilizar no bluegrass, no rock, em musicas regionais, usando palheta de espessura fina tem um som mais macio e orgânico (mais usado no bandolim), porém usando palhetas de espessura mais grossa tem um som mais seco, direto (perfeito no mandolin).
    Se for mesmo tocar bluegrass recomendo um mandolin da Fender, Gibson (os melhores) ou da marca Kentucky, isto seria um bom instrumento, mas aconselho: se vai começar e não quer gastar muito dinheiro e ter um instrumento razoável, shelter não vai mal, o que testei possui boa afinação e tem uma pegada bem macia, a eletrica é decente, o fraco deste bandolim é mesmo a madeira... testa e veja se te atende.

    Victorblues
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jackmout

    Cara sou guitarrista mas toco mandolim tambem eventualmente. Possuo um da shelter elétrico, bem ele esta a anos luz de um Gibson.Porém ele satisfaz minhas necessidades, uso ele para enriquecer meus arranjos acústicos, e tocar alguns covers de folk sem muita pretenção.

    Agora se vc pretente ser um bandolinista, se dedicar ao instrumento mesmo, como músico de choro, bluegrass etc creio que vale a pena investir em um instrumento melhor.
    Um Giannini e um Rozinni são ótimas opções.

    coroa legal
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Hoje comprei um bandolim lindo e que me satisfez. É o bandolim Clássico da Marquês. Ele é acustico, mas pode ser eletrificado por um luthier. Além de bonito, tem ótimo volume de som e tem excelente confecção: madeira massiça nas faixas e fundo:Faia. O tampo de excelente pinho importado. Paguei 490 reais. Acho que fiz boa compra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bandolim e seus timbres: folk, blues, choro