baixar as cordas

    Autor Mensagem
    Winning Eleven
    Veterano
    # ago/09


    Como faz pra baixar as cordas? É só raspar o rastilho? Raspar quanto?
    Meu violão é um Tagima Dallas.




    Valeu

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Winning Eleven

    Deixa isso para um profissional, luthier.

    Pode ocorrer que depois o seu violão comece a trastejar.

    Você tem que ir lixando o rastilho aos poucos até atingir a altura que você quer.

    O Tagima Dallas não tem um bom acabamento dos trastes.

    O braço não está levantado (regulagem do tensor)????

    Winning Eleven
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    O braço ta normal, é porque as cordas nele vêm meio altas mesmo. Achar um luthier por aqui é meio difícil. Vou procurar, quem sabe eu acho algum. Tu sabe dizer se o luthier abaixa as cordas na hora, ou se demora e tem que deixar o violão com ele e ir buscar depois?



    Valeu

    MMJr
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    Winning Eleven

    A dica eh o seguinte:
    Ja que voce nao tem experiencia com esse tipo de coisa,
    nunca altere o rastilho original....Ele servira como referencia....
    E, se alguma coisa der errado...voce continua tendo o raastilho original intacto...
    Compre um rastilho novo...e lixe ate ficar um pouco (1/2 milimetro) mais baixo que o original....Coloque no violao e se ainda estiver alto...lixe mais 1/2 milimetro...e assim por diante... ate chegar na altura que te agrade...

    Valeu,,,,

    Winning Eleven
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Valeu pelas dicas

    -Helio-
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Boa noite, não sou Luthier nem mesmo passo perto, mas pensando em baixar a ação das cordas do meu violão, assim como você, eu resolvi lixar.
    Pesquisando aqui no forum muitos afirmaram para não lixar o rastilho que vem junto com o violão e decidi, então, comprar um rastilho zerado e lixar ele, na loja um rastilho de plástico (só tinha de plástico, interior é fogo), o vendedor queria $6,00, saí da loja e comecei a procurar tudo que era tipo de objeto em que pudesse "tirar" um pedaço e montar um rastilho.
    Como resultado eu montei um tutorial aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/214836/ dá uma olhadinha, é muito simples de fazer um sem colocar o seu em risco.
    Abração, até mais.

    L4nd0
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Raspa o Rastilho mais cuidado para nao desalinhar
    faça com bastante calma
    vlw

    diegodavid
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mas se lixar apenas o rastilho nao fica desregulada a oitava?

    paulinho pc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    diegodavid
    Mas se lixar apenas o rastilho nao fica desregulada a oitava?

    Poste sua dúvida no tópico de perguntas ao Bertola.
    Abs.

    Ekos
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Ekos
    · votar


    diegodavid
    Mas se lixar apenas o rastilho nao fica desregulada a oitava?

    As oitavas não são definidas pela altura do rastilho, e sim pela localização do cavalete. Ainda assim sempre é recomendável que o ajuste da altura das cordas seja feito por um profissional, pois pode ser que não seja só o caso do rastilho estar alto e, sendo este o caso, existe a questão citada pelo colega de que, se abaixar demais, o violão começa a rastejar.
    Além do rastilho é preciso v erificar a condição do braço e o nut para ter uma idéia melhor do procedimento correto a ser adotado. Mesmo sendo o rastilho, as vezes são necessárias correções no cavalete para obter a ação de cordas baixa que você deseja.

    Claudio_ce
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O melhor é procura um profissional né.
    quando eu comprei o meu violão nem tinha ligado pra isso
    ai meu tio foi tocar e me disse que tava alto ele mesmo baixou na hora lá e até hoje o violão toca legal.
    mas como tu não conhece ninguém que fassa isso por ti a melhor opção pra mim é fazer o que o MMJr disse e para de lixar quando tu achar bom.

    mooi93
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tenho um Strinberg AW53, cordas de aço. Queria q as cordas ficassem mais baixas raspando o rastilho, mas tenho medo.. luthier só conheço um, e ele cobra 100,00 pra fazer a regulagem completa de tensor, trastes, etc.. e como não tenho essa grana no momento, queria me virar sozinha. Como faço pra raspar esse rastilho? Obs: tenho um outro violao aki, um tonante q serve bem como cobaia. =x

    Dylan Thomas
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Dylan Thomas
    · votar


    mooi93

    Aqui tem um tutorial sobre como abaixar a ação das cordas: http://frets.com/FRETSPages/Musician/Guitar/Setup/LowerAction/loweract ion01.html

    E aqui tem outro sobre como confeccionar um rastilho novo: http://frets.com/FRETSPages/Musician/Guitar/Setup/MakeNewSaddle/newsad dle01.html

    Obs. Se o rastilho do seu violão não for de osso, é bem melhor vc fazer um novo desse material (o timbre melhora em relação ao plástico). Preste atenção no raio da escala e acho que + ou - 2mm de ação no 12° traste já é uma ação baixa. E não esqueça do fator espessura das cordas tb (talvez uma tensão mais baixa resolva o seu problema).

    mooi93
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Dylan Thomas, obrigada, vou dar uma olhada nos tutoriais q vc me passo sim.. e em relação às cordas, de fábrica veio 0.09, mas depois eu mudei pra 0.10 ; mas mesmo qdo tava a 0.9 as cordas ficavam altas a partir da 7ª, 8ª casa.. quero deixar o violao macio, e mais gostoso de tocar =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a baixar as cordas