Violão, é pra qualquer um?

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# abr/09


Qualquer um pode ser um bom violonista através de estudo e dedicação, ou somente quem nasceu mesmo pra coisa?? Tem aquele ditado: Quem nasce pra ser tatu morre cavando. Qual a opinião de vocês? Às vezes parece que eu pedalo, pedalo e não saio da praia, ou então nado, nado, e não saio do lugar..
Eu pensei em criar esse tópico hoje antes de dormir, meio desanimado com minha evolução no violão (que esta sendo menos do que eu esperava), hoje eu abro o Orkut e vejo:

Sorte de hoje: Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade. Grandes trabalhos são realizados não pela força, mas pela perseverança

Esse "quase tudo" ta me intrigando, vou mandar um e-mail pra Central do Orkut..

Birdcrazy
Veterano
# abr/09
· votar


Depende...

Acho que tocar umas musiquinhas todo mundo é capaz, agora se tornar "o cara do violão" é mais complicado.

Quantas pessoas tocam a dezenas de anos e não saem daquelas batidas repetitivas, outras em menos de 2 anos já estão tocando profissionalmente. Tudo é relativo.

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Às vezes parece que eu pedalo, pedalo e não saio da praia, ou então nado, nado, e não saio do lugar..
Você tá pedalando na água e nadando na areia...
Brinks!

Acredito que tudo seja dedicação, eu sei que não me dediquei quando tinha tempo, toco desde 2000 e vejo cara que toca a 2 anos tocando coisa que eu nem imagino como fazer...

O melhor a se fazer é sempre continuar estudando, e claro uma banda, a banda muda tudo na história! Não existe melhor forma de evoluir!

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Birdcrazy
Acho que tocar umas musiquinhas todo mundo é capaz, agora se tornar "o cara do violão" é mais complicado.


Sei la velho, eu duvido que Alex Cohen não varava a noite no seu quarto com o violão, duvido que o Emerson Nogueira não tocava pelo menos uma hora de violão por dia..

Marcosrcf
Você tá pedalando na água e nadando na areia..


É que eu costumo andar de bicicleta de sunga e nadar de capacete..

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa
Qualquer um pode ser um bom violonista através de estudo e dedicação

Só se não tiver os dedos.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

Frase do dia:

Quem desiste nunca vence.
Quem vence nunca desiste.
Mas quem nunca vence e nunca desiste é idiota! =P

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Só se não tiver os dedos.

wuow



Owned, Ultrakill!!

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
Mas quem nunca vence e nunca desiste é idiota! =P


Me animou de um tannnto..

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

Hahah, cara, mas eu nunca levei em conta esse papo de que "todo mundo pode fazer tudo, desde que se dedique". Todos têm facilidades e dificuldades para certas coisas. Quem tem facilidade, sempre aprende com menos esforço (mas note que, sem esforço nenhum, também não aprende). Já quem tem dificuldade, sempre precisa de mais esforço, e às vezes, esbarra em algum limite natural. Claro que vão dizer que não é bem assim, mas quem diz normalmente não é alguém que deu com o nariz na parede das suas próprias limitações.

Acho que o único jeito de explorar os seus limites é tentando chegar neles. Desistir logo de cara não leva longe. Mas ficar insistindo em algo que não está funcionando também não. O melhor a fazer nessas horas é mudar, seja mudando o método de estudo, seja tentando equilibrar mais as coisas nas quais você tem dificuldade com aquelas nas quais você tem mais facilidade. Se você fosse um incompetente TOTAL no violão, provavelmente nem teria se interessado, ou teria desistido em pouquíssimo tempo. Limites naturais, a maior parte de nós temos. Se você tem certeza que encontrou o seu, tente explorar mais alguma parte na qual você ainda não chegou lá.

Eu aplico esse pensamento não à música, mas a TUDO na minha vida, especialmente, na minha profissão. Escolhi trabalhar em algo no que eu levo algum jeito. Mesmo dentro da minha área, tenho mais facilidade para algumas coisas do que outras. Vou tentando equilibrar tudo. É normal a gente ter limites. O anormal é você ser bom em tudo! ;)

Ou seja, acho que, dentro do mundo do violão, você vai ter mais jeito para algumas coisas do que para outras. Estranho seria você conseguir fazer de tudo sem dificuldades. Talvez em algum momento exista algo que você é totalmente incapaz de fazer - o que você só vai descobrir depois de tentar muito e não conseguir. Aí, é só investir mais em algo que você É capaz de fazer. No fim, se você concluir que nunca será um grande violonista, faça como eu: escolha outra carreira, e leve a música como diversão. Acho que nenhuma limitação é tão grande a ponto de você não conseguir pelo menos se divertir. ;)

_JCM_
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

Pare de ficar no Orkut e vá estudar violão!

kiki
Moderador
# abr/09
· votar


Koisa
Às vezes parece que eu pedalo, pedalo e não saio da praia, ou então nado, nado, e não saio do lugar..
oje eu abro o Orkut e vejo:

Sorte de hoje: Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade. Grandes trabalhos são realizados não pela força, mas pela perseverança

Esse "quase tudo" ta me intrigando, vou mandar um e-mail pra Central do Orkut..

hahahaha
ficou muito bom esse post inicial!
se o violão não der certo, vire escritor...

cara, não tenho nada a acrescentar, só assino em baixo o que disse nosso amigo Bog. É minha opinião também.

dom de Deus
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa[/
esse vidio é bastante interessante.
vou tira um exemplo de mim mesmo, a vz eu batalho no violão em vem esse desanimo que eu ñ tou proguedindo quase nada. o que acontece na verdade, é que ``eu´´ ñ percebo logo de imediato o meu proguesso ai continuo batalhando e só la na frente que eu consigo enxergar o meu proguesso.


[b]_JCM_

rsrsr , lá se foi o lazer
+ um bom estudante consegue dividir seu tempo pra tudo, namora , talves jogar bola,

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Ja pensou em lançar um livro??

_JCM_

Com certeza, Orkut é só na hora que eu to em serviço.. Nas horas de folga é violão..

kiki


Ele virou meu fã..

SeeYouLaterAlligator
Veterano
# abr/09
· votar


Qual dificuldade especificamente você vem encontrando?
Se refere ao violão solo ou acompanhamento?

Pois veja bem. Na música, nada é errado, há apenas jeitos diferentes. Você realça aquilo que é bom e usa tal na sua música.

Dois exemplos bem distintos: Paco de Lucia e Jorge Ben.

Os dois tocam de forma completamente diferente e são inspiração pra muita gente. O Paco debulha na técnica, toca como ninguém. Ele tem aquele som no sangue, por mais que você, eu ou qualquer brasileiro estude 20 anos, não conseguirá tocar igual. Talvez as mesmas notas, mas nunca igual.

Por outro lado, o mesmo ocorreria para o Paco se tentasse tocar alguma música do Jorge Ben. Acordes simples (muitíssimo bem escolhidos) e a batida característica. Completo autodidata, pode-se dizer que Jorge Ben faz aquilo e nada mais. Mas aquilo basta. O cara se consagrou no violão tocando aquela mesma batida. E você não sente falta de solos mirabolantes em suas músicas.

Concluíndo, há sempre algo que você faz bem. Pode ser algo nitidamente refletido a quem vê como uma velocidade fora do comum com os dedos ou também pode ser algo só seu, como um sentimento único ao tocar ou saber combinar as notas de um acorde com facilidade. Encontre o seu caminho.

Theus..
Veterano
# abr/09
· votar


Birdcrazy
Acho que tocar umas musiquinhas todo mundo é capaz, agora se tornar "o cara do violão" é mais complicado.

Exato. Por um lado tem que nascer sim, pois chegará onde quer com mais facilidade, mas claro, tudo é muito treino.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa
Ja pensou em lançar um livro??

Heheh, eu mal consigo publicar os meus artigozinhos, imagina um livro...

Pedro_Borges
Veterano
# abr/09
· votar


Cara,

Mas que lição de vida, o caso do violonista sem braços. Essa, definitivamente mandou todos estudantes de violão a tomar jeito e fazer a coisa certa e com afinco.

punknemesismetal
Veterano
# abr/09
· votar


Violão é pra quem tem violão.

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


punknemesismetal

Huasfhsahudhusa..

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Só pra constar, o Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, toca pra carilho, pago pau demais pra ele, as musicas deles: Vida Boa e Fada, demoraram quinze anos pra fazer sucesso, resumindo, hoje ele toca daquele jeito porque ele toca desde uns 20 anos atras..

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# abr/09
· votar


Koisa
hoje ele toca daquele jeito porque ele toca desde uns 20 anos atras..


pow vc nao toca nem a 20 meses e já ta na secura de conseguir tudo no violão?
estude mais e use menos o orkut!

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


japaubatuba
pow vc nao toca nem a 20 meses e já ta na secura de conseguir tudo no violão?


É o que acontece com a maioria. E depois ainda colocam a culpa nos professores. Fala sério!!!

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


japaubatuba

Eu uso o Orkut quando to no serviço, se eu pudesse ficava tocando violão, màis 6 pega nu peh heïn??

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

É o que acontece com a maioria. E depois ainda colocam a culpa nos professores. Fala sério!!!



E você prefere que eu: Me conforme com meu rendimento ou Tente cada dia aprender mais?? Fala sério você..

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# abr/09
· votar


Koisa
Eu uso o Orkut quando to no serviço, se eu pudesse ficava tocando violão, màis 6 pega nu peh heïn??

O.o no que vc trabalha?


E você prefere que eu: Me conforme com meu rendimento ou Tente cada dia aprender mais?? Fala sério você..

cara pelo que sei vc é uma maquina!
trabalha o dia inteiro estuda de noite chega tarde em casa! e ainda tem pique pra estudar violão!
ouvi sua gravação que vc postou aquela musica garotos!
e pelo que vi vc ta indo muito bem mesmo com toda essa troca de professores que vc fez!

acredite cara pelo que te acompanho aqui no forum vc esta se dedicando mais que muita gente e ta progredindo muito bem!

o que nao da é pra vc comparar com alguem que levou 20 anos pra tocar uma musica e vc querer aprender em uma semana!

vai com calma que vc ta indo bem!

MMJr
Veterano
# abr/09 · Editado por: MMJr
· votar


Desiderata:

Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível, sem humilhar-se viva em harmonia com todos os que o cercam.

Fale a sua verdade mansa e claramente, e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, eles também tem sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Viva intensamente o que já pode realizar, mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo o tempo.

Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.

Muita gente luta por altos ideais, em toda parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo, principalmente não simule afeição nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude, alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado; mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil consigo mesmo.

Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui; e mesmo que você não possa perceber a terra e o universo, vão cumprindo o seu destino.

Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba e quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, da fatigante jornada pela vida, mantenha-se em paz com sua própria alma. Acima da falsidade, do desencanto e agruras, o mundo ainda é bonito. Seja prudente.

FAÇA TUDO PARA SER FELIZ

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


japaubatuba

O.o no que vc trabalha?

Escritório Despachante

cara pelo que sei vc é uma maquina!

Às vezes tbm acho loucura tudo isso :S

trabalha o dia inteiro estuda de noite chega tarde em casa! e ainda tem pique pra estudar violão!

Nos fim de semana eu hiberno..

ouvi sua gravação que vc postou aquela musica garotos!
e pelo que vi vc ta indo muito bem mesmo com toda essa troca de professores que vc fez!


Ah cara, eu passei por momentos depressivos e de arrependimento que me atrapalham até hoje.. Às vezes o que eu mais quero é sair com os meus amigos pra jogar video-game..


acredite cara pelo que te acompanho aqui no forum vc esta se dedicando mais que muita gente e ta progredindo muito bem!


Vlw =]

o que nao da é pra vc comparar com alguem que levou 20 anos pra tocar uma musica e vc querer aprender em uma semana!

Eu não quero comprar ele hoje, e sim ele a 18 anos atras, se ele estava que nem eu, entende??

vai com calma que vc ta indo bem!


Com vocês tudo fica mais fácil :P

Dr.Pacheco
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dr.Pacheco
· votar


Koisa

Ficar se comparando a grandes músicos é vacilo porque cada um é cada um,você nem é e nem vai ser igual a ele com o mesmo tempo de estudo ninguém é igual a ninguém.

Estude e verá que resultados vão surgir,não espere resultados imediatos porque isso não acontece em nenhuma das artes existentes.

E já que se comparou a um grande músico (mesmo eu achando isso errado),com certeza ele não teve resultados imediatos,os resultados vieram com todos os dias/horas de estudo dele.

Joka Cardoso
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, eu acredito no seguinte... tecnica, qualquer um pode ter... se você se esfoçar tu pode até ter a paletada mais rapida do mundo...
Mais o feeling é uma coisa q ja nasce com você... tem pessoas q nunca estudaram nada de musica e compõem musicas incriveis...

corre atrás cara.. no começo é meio chato mesmo.. mais com o tempo vc vai melhorando!


abraço

www.myspace.com/jokacardoso

Teimoso
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

com os meus 1,61 de altura, alguem pode me impedir de jogar basket???
é claro que tenho os pés no chão e não vou tentar ir a NBA fazer um teste.

Vc precisa conhecer seus limites!!!

Com dedicação vc vai longe, mas não confunda dedicação com Teimosia. (Origem do meu apelido) .
Estou praticando até hoje. Somente hobby, mas é muito bom tocar um Instrumento, isso ninguem tira de mim!!!

Bons Estudos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão, é pra qualquer um?