Afinação aberta e outras

    Autor Mensagem
    arthurgb
    Veterano
    # abr/09


    Vistando o site dos Engenheiros do Hawaii na parte de instrumentos, Humberto fez um comentario que usou afinação aberta no violão guild.
    O que seria afinação aberta?
    Notei também que no acustico ele usa afinações diferentes, existe outros tipos de afinações padronizadas?

    Fuinhosila
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    arthurgb
    Acho que aberta seria tipo com drop em D ou qualquer outra nota,
    se for isso é só vc afinar a 6ª corda na nota que voce quizer.

    Mas pode ser que nao seja isso e eu esteja falando bobagem, entao espera um pouco que alguem mais experiente te responde.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    arthurgb
    O que seria afinação aberta?

    E
    B
    E
    G#
    B
    E

    Voce bate as cordas soltas e terá um acorde de E. As vezes se usa também em Eb e D. As posições dos acordes ficam parecidos com os de viola caipira. Mas é só posição dos dedos que ficam parecidas, porque o som é totalmente diferente.

    Um abraço

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    arthurgb
    Notei também que no acustico ele usa afinações diferentes, existe outros tipos de afinações padronizadas?


    Existem várias (Quantas o cara quizer) Eu uso 5. entre estas 3 eu mesmo inventei.

    Um abraço

    Thyagw
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    existe outros tipos de afinações padronizadas

    Que eu saiba tem os drops, onde voce abaixa pra nota do nome a corda mais grossa (ex Drop D: D A D G B E)

    Tem os abertos, onde quando voce toca as cordas soltas e todas produzem um acorde (ex Open E: E B E G# B E, eu particularmente gosto de usar open E com sétima menor: E B E G B E )

    Tem as afinações onde voce desce ou sobe um, dois, meio tom de todas as cordas: (ex: A clássica usada por SRV[- meio tom] Eb Ab Db Gb Bb Eb)

    Essas são as que eu mais uso

    arthurgb
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Vlw gente agora tá tudo entendido.!

    fabioche
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Conheço duas:
    D
    A
    D
    G
    A
    D

    Quem usava bastante eh o Jimmy Page... eh bem tradicional...

    Para quem usa 12 cordas, outra bem usada, eu mesmo gosto de usar as vezes:

    D
    A
    D
    F#
    A
    D

    Para músicas em tons maiores eh bem legal, basta usar o capotraste, pois a afinação já eh um acorde maior, e vc usa com várias cordas soltas, fica bem bacana...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação aberta e outras