Ajuda e sugestões para um novo violão de nylon.

    Autor Mensagem
    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09


    Olá!!

    Estou querendo comprar um novo violão de nylon. Já busquei muito nos fóruns, mas nenhum tópico respondeu às minhas perguntas.

    Neste momento estou no Japão, e só chego ao Brasil em março. Mas quero desde já ir discutindo e pesquisando, para chegar nas lojas já sabendo o que vou testar, ver se os preços estão justos, etc...

    De qualquer jeito, desejo um violão de nylon... estava pensando inicialmente num eletroacústico, do quais, consegui ver nos fóruns que os mais citados são

    Eagle - ch800
    Condor - cn 85
    DiGiorgio - Talent I
    Giannini - GWNLSD

    Todos estes na média de preço que eu pretendia gastar, que é em torno de 700 reais.

    Porém, ouvi depois que a captação destes não é grande coisa, por ser nylon. Ou então, que o som só saía bom se estivesse amplificado.

    Então, desisti um pouco de eletroacústicos, para olhar os acústicos mesmo, visto que não pretendo fazer apresentações com ele. Eis que surge a dúvida 1.

    1) Vale mais a pena comprar um acústico que tenha um som bom, e se necessário microfoná-lo? Ou um eletroacústico vale a pena sempre?

    Eu pretendo com o novo violão, estudar violão erudito, e mpb. Foi então que eu li o tópico de Helder Belo, sobre violão erudito, e ele sugeriu alguns violões, dos quais, as 2 primeiras sugestões me interessaram.

    Giannini Cadiz (GWNC3)
    DiGiorgio Author 38

    Pelo seu tópico, eu poderia dispor de mais dinheiro, se fosse realmente uma ótima compra. Assim, poderia fazer uma economia e dispor de até 1000 reais para a compra...

    Eis que surge a dúvida 2, 3, e 4.

    2) Procurei no site da DiGiorgio, e não encontrei exatamente o modelo "Author 38", mas sim um "Author", sem numeração, e o "Clássico 38". Assim, afinal qual é o modelo sugerido?

    3) Os violões da DiGiorgio que citei são eletroacústicos, enquanto o Cadiz não. Pensando neste nível de violões, o DiGiorgio teria um som pior que o Giannini por ser eletroacústico, ou não teria diferença, neste caso?

    4) Só levando em conta esses violões, e na suposição que eu precise utilizar num amplificador, como eu microfonaria o Cadiz? Seria muito caro? No caso, imagino que não precise de nada profissional.

    E finalmente, lendo o resto do tópico, e mais outros por aí, há muitas sugestões de ao invés de comprar estes violões de marca, mandar fazer num Luthier.

    5) Conseguiria um violão de qualidade igual ou superior com 1000 reais feito por um luthier??

    Acho que com estas perguntas dá para começar a discussão!

    Desde já, grato pela atenção!!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287

    1) amigo se vc me falasse que ia comprar um ai no japão te recomendaria um almansa espanho 60mil ienes +- tem tb o frontere que deve estar na faixa dos 50 mil ienes

    mas se for pra comprar um fodão aqui no brasil com esse preço eu acho que vc deve comprar di giorgio author 3

    2) vc esta confundindo o classico 38 com o author 3 sao dois violoes diferentes nao tem author 38

    3)qt ao sistema eletrico todo violao perde sonoridade qd se abre um buraco extra na madeira e coloca um circuito! logo dependendo do gianinni em questao pode ser melhor ou pior tem existe bons gianinnis tb!

    4) vc pode microfonar de diversas formas o importante é que o resultado final te agrade no entanto musicos eruditos tem o costume de comprar um violão somente acustico e microfona-lo!

    5) não por esse valor eu acho que vc deve optar msm pelo author 3! luthier acho que vc deve pensar em mais de 3 mil reais pra valer a pena pois td depende muito das madairas em questão!

    é isso ae espero ter ajudado!

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: marceloh020287
    · votar


    japaubatuba

    Obrigado por reponder!!

    1) amigo se vc me falasse que ia comprar um ai no japão te recomendaria um almansa espanho 60mil ienes +- tem tb o frontere que deve estar na faixa dos 50 mil ienes

    mas se for pra comprar um fodão aqui no brasil com esse preço eu acho que vc deve comprar di giorgio author 3

    2) vc esta confundindo o classico 38 com o author 3 sao dois violoes diferentes nao tem author 38


    Infelizmente, não estou com tanta grana assim... Tenho comigo agora uns 30mil ienes só, o resto no Brasil. Este dinheiro mais um pouco que eu tenho no brasil conseguiria inteirar 1000 mais ou menos.

    Quanto aos modelos, no tópico de Helder Bello, está bem escrito Author 38, ele deve ter colocado este 8 a mais.

    De qualquer jeito, não encontrei no site da DiGiorgio "Author 3", apenas "Author". Seriam o mesmo modelo?

    Além disso, os modelos citados da DiGiorgio são todos eletroacusticos... inclusive o Author... isto não seria um ponto negativo para o Digiorgio?

    Grato

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287

    É esse o author msm!

    até onde sei tem o author eletroacustico e acustico se vc faz questao do eletro acustico nao tem problemas eu particularmente tenho um acustico e um eletrico!

    a verdade é que pra gravar é uma coisa pra tocar ao vivo é outra
    é muito facil usar um violão acustico numa gravção e ficar bacana já pra tocar ao vivo é bem dificil de se conseguir um obm resultado por isso eu tenho o eletrico e pra gravar eu uso o outro!

    nao vejo isso como um ponto negativo!

    eles estão simplesmente vendendo o que estão procurando!

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    japaubatuba
    até onde sei tem o author eletroacustico e acustico se vc faz questao do eletro acustico nao tem problemas eu particularmente tenho um acustico e um eletrico!

    Se for analisar a idéia, um eletroacústico seria o ideal, pois resolveria o problema de precisar amplificar... mas será que perde muito tocando desplugado, no caso do Author 3?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287
    mas será que perde muito tocando desplugado, no caso do Author 3?

    perder ele perde mas acho que vc consegue conviver com essa diferença!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287
    1) Vale mais a pena comprar um acústico que tenha um som bom, e se necessário microfoná-lo? Ou um eletroacústico vale a pena sempre?
    Resposta clássica: depende. Se você tem pretensões de tocar em barzinhos por aí, é bom ter um eletroacústco.

    2) Procurei no site da DiGiorgio, e não encontrei exatamente o modelo "Author 38", mas sim um "Author", sem numeração, e o "Clássico 38". Assim, afinal qual é o modelo sugerido?
    Pelo o que eu sei, existem dois modelos: o Author e o 38. O 38 é o violão clássico com tampo maciço mais barato da Di Giorgio. O Author já é mais profissional mesmo, talvez seja este o que seu professor sugeriu.

    3) Os violões da DiGiorgio que citei são eletroacústicos, enquanto o Cadiz não. Pensando neste nível de violões, o DiGiorgio teria um som pior que o Giannini por ser eletroacústico, ou não teria diferença, neste caso?
    Por definição, um violão é eletroacústico quando tem um captador (geralmente piezoelétrico). O fato de ter captador ou não não altera o som acústico do violão. O que é fato é que o som acústico microfonado é bem melhor que o som da captação piezo. Se você está pensando que o Di Giorgio é pior pois oferece a captação e ainda tem o mesmo preço do Giannini, é um argumento muito vago, pois estes captadores são muito baratos em relação ao preço do violão.

    4) Só levando em conta esses violões, e na suposição que eu precise utilizar num amplificador, como eu microfonaria o Cadiz? Seria muito caro? No caso, imagino que não precise de nada profissional.
    Para montar um set de microfonação, vai grana. Um microfone condensador (o mais indicado) sai uns R$400, fora o phantom power (um tipo de "alimentação" do microfone), e etc.

    5) Conseguiria um violão de qualidade igual ou superior com 1000 reais feito por um luthier??
    Acho que não.

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: marceloh020287
    · votar


    japaubatuba

    Muito obrigado, darei uma olhada no author 3 então!!


    erico.ascencao

    agora sim, conferi direito os modelos. O violão que eu quis me referir afinal, era o author mesmo.

    Agora para todos... teria mais algum modelo que valha a pena dar uma olhada, no mesmo nível de qualidade e de preço?

    Falando sobre preços, não achei estes modelos á venda novos por loja no mercado livre, já no submarino.com.br, achei os dois, porém achei os preços salgados (todos acústicos, sem captador)

    Giannini C3 = 899 reais
    Author 3 = 999 reais

    das minhas pesquisas em tópicos antigos no fórum, comenta-se que houveram compras dos mesmos pagando em torno de 700 reais, porém, os tópicos datam de 2007... aumentou assim mesmo ou o submarino que é careiro mesmo?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287
    cara vc consegue achar o author por menos de 700 a vista!

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    japaubatuba


    Bom, esotu em campinas, mas poderia viajar para São Paulo para ver violões... sabe onde tem bons lugares para eu procurar estes modelos?? com preços bons??

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    marceloh020287

    pow acho q na playtech esta por esse preco que eu te falei

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    japaubatuba


    Segundo o site da Playtech, está 1079 reais.. sem captador eletrico...

    e o pior, está mais caro que o tarrega... será que estes preços estão certos??

    E vi que fica na theodoro sampaio... lá é realmente barato?? Ou é apenas uma rua cheio de lojas de instrumentos caros??

    marceloh020287
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    japaubatuba

    Olá! Ouvi a musica que você postou para o premio FCC, da Garota de Ipanema... achei o som bonito... você toca com o seu author nela?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda e sugestões para um novo violão de nylon.