Muitas duvidas e perguntas

Autor Mensagem
    mauricio01
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: mauricio01

Ola pessoal, eu sou novo aqui no forum e estou procurando tirar todas as minhas duvidas ou a maioria delas aqui nesse topico :D

Eu estava morrendo de vontade de voltar a tocar violao à um mes atras ( ja toquei guitarra a uns 4 ou 5 anos atras, se nao for mais),
    e acabei por comprar um violao lauren folk corda de aço, pois ouvi dizer que este violao tem uma acustica muito boa.

Agora aqui vou postar a maioria das duvidas que eu tenhu quanto ao meu instrumento e quanto a tocar violao:

PS: antes de tudo, eu sou auto didata e nao há como ter um professor me ensinando ao meu lado

1)Como esse violao é de madeira nova, ouvi falar que ele pode empenar mais facil; isso é verdade ou não, e o que pode ser feito para evitar que isso aconteça? Existe algo, como guardar de um jeito especial ou algo assim?

2)Eu sinto um pouco de dificuldade de pressionar a primeira casa, pois as cordas sao de aço 0.12 creio eu, e fazer a nota fá maior tem q usar um pouco de força ou o som sai muito abafado; isso é normal para iniciante ou voces me aconselham a trocar as cordas para 0.11 ou 0.10?

3)Se eu trocar as cordas para 0.11 ou 0.10, mudaria muito o som? seria necessario fazer modificações no violao para ele não perder a acustica??

4)As vezes eu sinto que as cordas de mew violao estao um pouco altas na primeira casa (eu medi e constatei que a altura é de 2.5mm na primeira casa); voces me aconselham a abaixar as cordas ou deixa assim que esta bom?

5)Eu vi aqui no forum muitas pessoas falando em trocar o rastilho por um de osso; isso faz real diferença na acustica, a ponto de que uma pessoa ouça o violao e fale, esse rastilho eh de osso !?

6)Como eu sei que o violao esta empenado ou nao?

7)Voces me aconselham a começar tocando essas musicas tipo, capital inicial, legiao urbana ou há exercicios à serem feitos para desenvolver habilidade nos dedos primeiro pra depois sair tocando??

8)Onde vcs me aconselham a achar aulas online para eu ir aprendendo no começo?

9)Ahh.... mais uma duvida... depois de tocar eu passo uma flanelinha nele e nas cordas pra tira o suor; é recomendado guardar na capa??
    eu sempre guardo ele encostado na parede com as cordas viradas pra parede; ta certo isso?

Por enquanto é so pessoal, se surgir mais duvidas eu modifico o topico =P

obrigado a todos =D

mauricio01
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: mauricio01
    · votar

coloquei no post acima, desculpem!

MMJr
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: MMJr
    · votar

Tem algum Tecnico/Luthier ai em Marilia????
    A melhor coisa seria levar o violao pro cara dar uma olhada e ver se precisa de algum ajuste... De acordo com as suas perguntas e colocacoes parece que o violao precisa de um ajuste... mas so vendo mesmo.....
    A madeira do violao sofre com a mudanca do clima - umidade, calor, frio - e leva um tempinho pra se estabilizar....Isso vai ser um processo natural...nao se preocupe com isso agora....O braco dos violoes folk sao equipados com um tensor ( uma barra de ferro que atravessa o braco no sentido longitudinal) Esse tensor tem a funcao de regular a curvatura do braco...evitando assim que o braco empene em definitivo....
    Procure alguem ai na sua cidade que conserte ou faca violoes e tire todas as suas duvidas....E o melhor a fazer...

Valeu...

Pardal
    Veterano
    # fev/09
    · votar

1)Como esse violao é de madeira nova, ouvi falar que ele pode empenar mais facil; isso é verdade ou não, e o que pode ser feito para evitar que isso aconteça? Existe algo, como guardar de um jeito especial ou algo assim?

Em dias secos, guarde o violão com uma flanela úmida dentro. Porque madeira verde é que empena mais fácil; pois aos poucos, quando ela seca, diminui levemente as proporções. Essa é uma forma de ajudar a ela nã perder toda a água de uma vez, numa estiagem.

2)Eu sinto um pouco de dificuldade de pressionar a primeira casa, pois as cordas sao de aço 0.12 creio eu, e fazer a nota fá maior tem q usar um pouco de força ou o som sai muito abafado; isso é normal para iniciante ou voces me aconselham a trocar as cordas para 0.11 ou 0.10?

Pode ser também que a escala não esteja bem regulada. Mas facilitaria se você apertasse as casas com o dedo mais próximo do traste daquela casa. O traste da casa é aquele em que, quando você aperta a casa, a parte vibrante da corda cmeça naquele traste. A primeira casa tem o primeiro traste, que é o primeiro que se vê na escala, por exemplo.

3)Se eu trocar as cordas para 0.11 ou 0.10, mudaria muito o som? seria necessario fazer modificações no violao para ele não perder a acustica??

A tensão diminuiria, diminuindo assim o volume. Mas em geral isso resulta numa melhora tímbrica. E o violão em si não mudaria em nada, apenas o som que sai dele. Considerando que é um instrumento (ou supõe-se que seja) que tem boa acústica, a mudança de cordas não afetaria o violão. Para diminuir a capacidade do seu violão, só se ele estragasse, e isso não vai acontecer se você diminuir a tensão. eu, aliás, recomendo que você coloque ma tensão mais leve, pois tensões altas aceleram o empeno.

4)As vezes eu sinto que as cordas de mew violao estao um pouco altas na primeira casa (eu medi e constatei que a altura é de 2.5mm na primeira casa); voces me aconselham a abaixar as cordas ou deixa assim que esta bom?

Manda num luthier de confiança, pede pra ele baixar um pouco e regular para cordas de tensão média. é a melhor estratégia.

5)Eu vi aqui no forum muitas pessoas falando em trocar o rastilho por um de osso; isso faz real diferença na acustica, a ponto de que uma pessoa ouça o violao e fale, esse rastilho eh de osso !?

Na verdade, essa prática é mais comum no meio erudito. Tão comum, que os eruditos não ficam pensando muito na diferença sonora, pois todo mundo faz. Mas realmente mudar o rastilho faz uma diferença imensa. Um violão meu tinha um rastilho de osso, que ficava bambo quando eu ia trocar as coras, por ser um pouco menor que o espaço para ele no cavalete. Fora isso, embaixo dele tinha um pequeno pedaço de jacarandá. Isso alterava o som, deixando-o mais aveludado porém com menos volume. Tirei o pedaço de jacarandá, e pus um rastlho que encaixava no cavalete e ficava bem preso, e o volume dobrou.

existem várias formas. Em geral, o violão não afina mais como afinava antes, a regulagem mudou sem nenhuma regulagem de fato, o tampo ficou curvo pra dentro e não reto, o braço ficou curvo e não reto, coisas desse tipo.

7)Voces me aconselham a começar tocando essas musicas tipo, capital inicial, legiao urbana ou há exercicios à serem feitos para desenvolver habilidade nos dedos primeiro pra depois sair tocando??

O legal é fazer as duas coisas: exercícios e música. Música é inerentemente um exercício, e nenhum exercício tem como objetivo seão proporcionar a seu executante o prazer de tocar uma peça ou música. Técnia é inútil se não produzir uma música em que hava valoração do que se está tocando. Mas que ajuda muito, ajuda. Faça as duas coisas, pois exercício nenhum substitui a experiência de tocar, e música nenhuma substitui o exercício sistemático e implacável para proporcionar hablidade de tocar.

youtube.

9)Ahh.... mais uma duvida... depois de tocar eu passo uma flanelinha nele e nas cordas pra tira o suor; é recomendado guardar na capa??
    eu sempre guardo ele encostado na parede com as cordas viradas pra parede; ta certo isso?

Excelente passar a flanela. De vez em quando, passe flanela (uma outra) com óleo de peroba, por ele todo. Não nas cordas, mas na escala e tudo o mais. As tarraxas também precisam de óleo ou grafite pra dar ma auda, pra continuarem funcionando bem, a não ser que sejam tarrachas blindadas, cujo cuidado é praticamente desnecessário. É ideal um lugar seguro que não a parede, mas serve, se ão é um corredor ou outro local de risco.

E seja bem-vindo ao FCC!!!

qew
    Veterano
    # fev/09
    · votar

)Como esse violao é de madeira nova, ouvi falar que ele pode empenar mais facil; isso é verdade ou não, e o que pode ser feito para evitar que isso aconteça? Existe algo, como guardar de um jeito especial ou algo assim?

só tomar cuidado normal com ele cara, nao vai deixar ele cair, nao vai deixar ele na chuva, toca e guarda na capa em lugar "seguro", cuidados que vc deve tomar sempre, nao só enquanto ele for novo...

pode ser as cordas, o mais recomendado é vc levar no luthier, lá vc pode escolher qual o calibre das cordas e ele ja faz uma regulagem geral abaixando as cordas e tals...

nao, nao mudaria muito, mas como eu disse, manda ele no luthier, ele vai fazer a regulagem geral do instrumento o que resolvera problema de trastejamento ou de ação muito alta das cordas

leva no luthier =D

isso depende da pessoa haha

mas o rastilho de osso faz diferenca sim...

tem um teste basico que eu nao sei se é correto, mas eu sempre faço, é apertar a corda na casa 12, e olhar no braço, se ela nao encostar nos trastes pode ser que o braco estaja empenado, porém aprendi isso com uns amigos, nao sei se realmente isso serve mesmo pra ver se esta empenado ou se é só besteira =/

voce é quem sabe, faz aulas?

aqui tinha uns lance de grupo de estudos, da uma procurada...

eu recomendo guardar na capa.

bom, procurei responder todas as perguntas, mesmo que repetitivamente =D

qew
    Veterano
    # fev/09
    · votar

Pardal

nao tinha visto seu post antes de postar =\

Pardal
    Veterano
    # fev/09
    · votar

qew

E...? Você tá ajudando o cara, não tem nenhum problema isso não!

tem um teste basico que eu nao sei se é correto, mas eu sempre faço, é apertar a corda na casa 12, e olhar no braço, se ela nao encostar nos trastes pode ser que o braco estaja empenado, porém aprendi isso com uns amigos, nao sei se realmente isso serve mesmo pra ver se esta empenado ou se é só besteira =/

Bom, acho que isso tem mais a ver com regulagem que com empeno... Acabei de tewstar isso com meu violão mais bem regulado e nada empenado, e as cordas não encostam no braço, eu toco a corda na parte não-vibrante e dá um som até...

E ele não faz aulas, e acredita que não tem como fazer. Enfim, foi uma boa contribuição sim!

qew
    Veterano
    # fev/09
    · votar

Pardal
    Enfim, foi uma boa contribuição sim!

opa valeu!

\o/

capitolina
    Veterano
    # fev/09
    · votar

como faço pra melhorar em qestaum de ritimos no viol~~ao, sou pessíma nisso!

mauricio01
    Veterano
    # fev/09
    · votar

Muito obrigado pardal e qew... vou procurar um luthier aqui em londrina ( estou em londrina agora )... vcs sabem se eu posso encontra-los facilmente em lojas de musica ou algo parecido?
    obrigado a todos =D

capitolina
    Veterano
    # mar/09
    · votar

p/ afinar o violão preciona-se a segunda corda na quita casa e se compara o som, a terceira corda é na quarta casa e as seguintes na quinta casa. bom ISSO EU SEI!

mais como é q eu vou saber se a primeira corda ta afinada??????
    e se ela estiver dasafinada as demais tbm estarão,certo?
    e agora, porfavor ajudem me!

abraços desafinados.....rs

kiki
    Moderador
    # mar/09 · Editado por: kiki
    · votar

capitolina
    mais como é q eu vou saber se a primeira corda ta afinada??????
    e se ela estiver dasafinada as demais tbm estarão,certo?

o ideal é ter um diapasão, de preferencia de forquilha (é um garfinho de duas pontas). dá um pouco de trabalho pra acostumar a usar, mas depois que aprende é muito bom.

como alternativas, pode usar um teclado, ou mesmo algum afinador online.
    nesse site tem:
    www.metronomeonline.com

ele dá o Lá 440Hz, que é o mesmo som do diapasão.

abraços desafinados.....rs

mr_pedrada
    Veterano
    # mar/09
    · votar

Tô afim de comprar um violão novo. Alguém sabe o nome daquele modelo que possui a caixa fina? Obrigado!

capitolina
    Veterano
    # mar/09
    · votar

kiki
    o ideal é ter um diapasão, de preferencia de forquilha

onde encontro, quanto custa ????

abraços mais ou menos afinados...rs

kiki
    Moderador
    # mar/09
    · votar

capitolina
    http://www.ccbhinos.com.br/foto_/16052008134034.jpg
    olha uma foto do bichinho

acha em lojas de instrumentos mesmo, mas não acha assim muito facil.
    se tiver lojas com artigos eruditos acho que é mais facil.

eu nao sei o preço, acho que eu vi por uns 20 reais há muuuuito tempo atras. qualquer coisa da uma busca no mercado livre e em lojas virtuais.

abraços mais ou menos afinados...rs
    aguardo o proximo afinado!

dom de Deus
    Veterano
    # mar/09
    · votar

kiki
    como que usa esse garfo ai mestre,
    valeu

capitolina
    Veterano
    # mar/09
    · votar

kiki

como se usa esse troço....

obs:tentei a finar sozinha...entaummm

abraços menos desafinados ainda....=/

Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar

dom de Deus
    capitolina

Até onde sei, esse diapasão deve ser batido "nas coxas", de preferência, e ouve-se comparando o som emitido pelo diapasão com a 5° corda Lá.
    Boa sorte.

capitolina
    Veterano
    # mar/09
    · votar

Luiz Almeida
    hein!??
    na coxas de quem.....rsrsrsrs
    expliquem isso ireito por favor!!

dom de Deus
    Veterano
    # mar/09
    · votar

Luiz Almeida
    valeu, eu nunca tinha visto aquilo

capitolina
    é só bate ele pra duas parte encostar e quando encostar vai soar o som lá 440htz acho que é isso rsrsrssr

Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar

capitolina

na coxas de quem.....rsrsrsrs

De quem estiver mais próximo..... pode bater na mão, a idéia é fazer "ele" "vibrar"....o0.

kiki
    Moderador
    # mar/09
    · votar

capitolina
    hahahaha

bate ele no joelho, no cotovelo, ou no dedo indicador esticado.
    ele vai dar um lá agudo, voce afina a corda lá (5a corda, de baixo pra cima).

voce pode tambem fazer um harmonico na 5a corda na 5a casa.
    encoste o dedo de leve na corda em cima do traste da 5a casa, sem apertar a corda, e toque. o harmonico vai ser um lá duas oitavas acima da corda solta. é o mesmo lá do diapasão.

voce tambem pode encostar a ponta do diapasão (geralmente uma bolinha, na ponta do cabo) no tampo do violao, pra amplificar o som dele.

fazer tudo isso antes do som acabar e ainda conseguir girar a tarracha exige algum treino.

Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar

EDITADO

Preciso ler com mais atenção......

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Muitas duvidas e perguntas