3 perguntas pra galera... duvidas...

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # ago/04


    1 - Qual a diferença entre Violão Clássico e erudito???

    2- Só pode tocar Violão Clássico com partitura???

    3 - Eu toco Baixo... e tow kerendo entrar na aula de violão clássico... quais as maneiras q posso aproveitar o violão clássico pra tocar baixo????

    Valeu...espero respostas...não entendo nada disso..flw

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    1 - Qual a diferença entre Violão Clássico e erudito???
    Prefiro nem falar... Nao sei bem ao certo... Muita gente considera MPB uma coisa erudita. Nao sei te explicar

    2- Só pode tocar Violão Clássico com partitura???
    Vc não eh obrigado a usá-las, mas geralmente as músicas só vem em partituras... é importante vc saber lê-las, e além do mais é muito melhor do que vc ficar preso as tabs. Como músico vc se desenvolverá muito mais.


    3 - Eu toco Baixo... e tow kerendo entrar na aula de violão clássico... quais as maneiras q posso aproveitar o violão clássico pra tocar baixo????
    São técnicas bem diferentes. A questão da postura, o modo como vc usa a mão direita são bem diferentes... Imagino que o estudo do clássico pode te ajudar na mão esquerda. Mas como jah falaram aqui no forum uma vez, pra vc tocar clássico vc tem que "entrar de cabeça" na coisa senao desiste rapidinho.. hehheheh

    evitaerc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    1 - Nenhuma, o correto seria erudito, pois o classico é tudo que deriva do periodo classico, mas assim como a nomeclatura é utilizada de uma maneira supostamente errada em "musica classica" o termo violão classico tbm colou.

    2 - Poxa cara, o violão erudito se refere a um conjunto de tecnicas extremamente eficientes para tocar determinado tipo de repertorio. É um repertorio muito rigido quanto a forma, e outra maneira de transmiti-lo como cifras ou tablaturas acabaria por não passar ao interprete a quantidade de informações necessárias a uma execução correta destas peças. Portanto a leitura de partituras é mais que uma necessidade para o violão erudito.

    3 - Poxa, certamente de muitas, como a musica popular é mais flexivel que a erudita no quesito improvisação, acredito que com uma boa dose de criatividade voce possa retirar elementos e tecnicas que achares interessantes e adapta-las ao baixo, se bolar alguma coisa maneira pode ate virar um novo pastorius (é assim q escreve??)!!

    Marcos T
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Aproveitando a indicação de EVITAREC, vale a pena dizer que, para a maioria dos instrumentos, uma noção das técnicas eruditas é o caminho mais adequado para você poder explorar da melhor maneira a sua relação ergonômica com o instrumento, e conseguir a melhor eficiência mecânica, ou seja, poder tirar o melhor possível da sua relação com o instrumento, com rapidez, sonoridade, etc.
    São resultados aplicáveis a qualquer tipo de repertório.

    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    PARA MARCOS T

    RECEBEU AS PARTITURAS?

    FALO CARA!!!!!!!!!!!

    Marcos T
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Recebi, sim, Show de bola! Mandei e-mail para vc, e enviei seu material pelo correio.
    Abraço !

    Cleopatra
    Veterano
    # set/04
    · votar


    1-> Nenhuma diferença

    2-> Sim, e tocará musicas do sec VII, VIII...

    3-> Somente a teorica na minha opinião, tipo se for fazer o curso aprenderá teoria, sendo assim a ler partituras e escreve-la tb!

    bjuss

    LeandroP
    Moderador
    # set/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Se eu não estiver enganado, o clássico compreende o erudito, assim como compreende o renascentismo, o barroco, etc. (acho que é isto).

    Só pode tocar violão clássico com partitura. A não ser que você seja um gênio e dotado de uma excelente memória pra decorar todas as pates da música.

    O violão clássico é uma boa ferramenta. Alguns contrapontos do violão pode ser adaptados pra contrabaixo.

    Agora, por que você não estuda contrabaixo, se é o que aparentemente lhe interessa mais?

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    1 - Nenhuma, o correto seria erudito, pois o classico é tudo que deriva do periodo classico, mas assim como a nomeclatura é utilizada de uma maneira supostamente errada em "musica classica" o termo violão classico tbm colou. (2)

    2 - Poxa cara, o violão erudito se refere a um conjunto de tecnicas extremamente eficientes para tocar determinado tipo de repertorio. É um repertorio muito rigido quanto a forma, e outra maneira de transmiti-lo como cifras ou tablaturas acabaria por não passar ao interprete a quantidade de informações necessárias a uma execução correta destas peças. Portanto a leitura de partituras é mais que uma necessidade para o violão erudito. (2)


    3 - Poxa, certamente de muitas, como a musica popular é mais flexivel que a erudita no quesito improvisação, acredito que com uma boa dose de criatividade voce possa retirar elementos e tecnicas que achares interessantes e adapta-las ao baixo, se bolar alguma coisa maneira pode ate virar um novo pastorius (é assim q escreve??)!!(2)


    evitaerc

    Você é muito bom pra mim. Me fez economizar um tempão...:D

    evitaerc
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Al Majíd

    ehehehe, vc ja me fez economizar os dedos bastante tbm, é bom que sobra dedo pra estudar violão!!

    Cleopatra

    Poxa!! Inustiça essa do repertorio!! De 10 musicas que eu toco 8 são do século XX, ainda mais porque o violão classico de hoje em dia foi inventado em meados de 1880!! Os principais compositores do cenario violonistico (erudito) são deste seculo!! Nomes como: Augustin Barrios Mangoré, Leo Brower, Villa, Antonio Lauro e etc

    Johnny
    Veterano
    # set/04
    · votar


    1 - Nenhuma, o correto seria erudito, pois o classico é tudo que deriva do periodo classico, mas assim como a nomeclatura é utilizada de uma maneira supostamente errada em "musica classica" o termo violão classico tbm colou. (3)

    2 - Poxa cara, o violão erudito se refere a um conjunto de tecnicas extremamente eficientes para tocar determinado tipo de repertorio. É um repertorio muito rigido quanto a forma, e outra maneira de transmiti-lo como cifras ou tablaturas acabaria por não passar ao interprete a quantidade de informações necessárias a uma execução correta destas peças. Portanto a leitura de partituras é mais que uma necessidade para o violão erudito. (3)


    3 - Poxa, certamente de muitas, como a musica popular é mais flexivel que a erudita no quesito improvisação, acredito que com uma boa dose de criatividade voce possa retirar elementos e tecnicas que achares interessantes e adapta-las ao baixo, se bolar alguma coisa maneira pode ate virar um novo pastorius (é assim q escreve??)!!(3)


    Às vezes o pessoal fica esperando uma opinião da gente, mas da uma preguiça de escrever tudo que se tem pra falar a erspeito que o mais facil é pegar o que o evitaerc disse e dizer que tá certo...

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Johnny
    Às vezes o pessoal fica esperando uma opinião da gente, mas da uma preguiça de escrever tudo que se tem pra falar a erspeito que o mais facil é pegar o que o evitaerc disse e dizer que tá certo...


    Hahahahahah...

    Cleopatra
    Veterano
    # set/04
    · votar


    evitaerc
    Qdo coloquei aqueles seculos foram aleatórios, quis dizer q tocaria musicas do tempo do "Peba". Mas toco musicas apartir do seculo XVIII, mas não cheguei no XX ainda não!
    Desculpe...ok?!
    :)

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Valeu galera por me ajudarem...e desculpa a demora aê
    PuNk Bass
    evitaerc
    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Marcos T
    LeandroPanucci
    Al Majíd
    Cleopatra



    e quem tiver algo a falar pode esclarecer na boa,,,fui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 3 perguntas pra galera... duvidas...