Autor |
Mensagem |
Gabriel Messias Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal
Poha tenho os dois livros do Henrique Pinto de iniciação ao violão, lá tem material de exercicios e musicas.
Tenho Brejeiro, Desvairada, Odeon, Tico Tico no Fubá, Jorge do Fusa, Aquarela do Brasil, Magoado, Pedacinho do Céu, Asa Branca( Mais simples) putz tem mais ainda que num vo lembra de cabeça
Vo começa a manhã a tirar a fotos!
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08 · Editado por: LuísFalcão
· votar
Pardal Eu gravei Spanholeta, mas infelizmente meu 4shared não está tocando direto não sei porque, to vendo se descubro o que é, se quiser baixar ela tem apenas 1.6mb: http://www.4shared.com/file/78100670/e840fcdb/Spanholetamp3.html gravei bem porcamente e bem devagar, assim acho que da pra você ver melhor se tem algo errado/mal executado o violão está meio desafinado por que eu acabei de trocar corda e tenho preguiça de ficar afinando a cada 10 minutos
|
Pardal Veterano |
# dez/08 · Editado por: Pardal
· votar
Gabriel Messias
Ok! Obrigado então! Eu tenho algumas partituras dessas músicas que você falou, tava tocando Tico-tico agora mesmo... Só que no Eliézer, o sete cordas que eu tenho. Legal demais colocar uma sétima e brincar um poquinho... Não, não estava aquela maravilha, mas tava divertido.
LuísFalcão
Violão de aço? Infelizmente, ficou pouco ligado. É, a gravação ficou cheia de ruído. Gostei que dá pra ouvir a voz do baixo. Na passagem do compasso 8 ao 9, você não espera todos os tempos. São três tempos para o acorde de Fá maior, mais um tempo para pausa. A leitura ficou muito boa, apesar de tudo. Reiterando, as frases poderiam ficar mais cantadas, mas acho que no de aço isso deve ser mais difícil. Use o de nylon, pra facilitar.
O toque ainda está muito instável, dando um timbre diferente praticamente a cada nota. Talvez você esteja tocando muito tenso, e daí esse resultado (especulando). Relaxe mais, principalmente a mão direita. Infelizmente não veio com uma digitação da mão direita, aliás; preste bastante atenção nos movimentos dessa mão e "contrua" a digitação, pra facilitar.
De qualquer forma, parabéns pela execução! Acho que a gravação pode ter depreciado um pouco, e realmente dá pra melhorar bastante, mas já caminhou bem rápido.
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
Aliás, avisando a todos, uma correção deve ser feita com relação a essa música Españoleta:
A nota mais grave anotada é o Mi, sexta corda. Adivinhem: O instrumento ao qual essa música foi composta não era o Violão! Ele ainda não existia. Gaspar Sanz escreveu para Vihuela, e a nota mais grave desse instrumento, à época, era o Lá, a nossa quinta corda solta. Então, quando está anotado o Mi sexta corda solta, façam o mi na quarta corda, segunda casa.
Outra coisa é o salto que há na voz do baixo, entre o antepenúltimo e o penúltimo compasso. Aquele sol anotado está correto. O que está incorreto é o lá no penúltimo compasso, que não deve ser feito na quinta corda solta. Saltos de mais de oitava não existiam, principalmente na voz do baixo. Façam esse lá na terceira corda, segunda casa.
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal Aço? Ruido? Ixi acho que deu problema na conversão e eu não vi Meu violão é de nylon e eu gravei com uma qualidade boa, mas o arquivo deu 18mb e eu resolvi converter pra diminuir, mas agora que lembrei que esqueci de ouvir a conversão, vou fazer de novo e mando de novo desculpa. Vou tentar melhorar nisso que você disse e assim que rever o problema que deu na conversão eu aviso aqui
Aliás, avisando a todos, uma correção deve ser feita com relação a essa música Españoleta:
ok vou arrumar essas coisas que você falou!
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal Cara ouvi ela de novo, tanto no meu computador quanto no da minha irmã e não está com ruido aqui, o que será que pode estar acontecendo?
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
LuísFalcão
Acho que deve ser minha placa de som mesmo. Eu já gravei coisa que ficou ótimo, e aqui não tá rolando... Acho que se eu tentar ouvir no comps. do meu irmão deve soar melhor...
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal Ah entendi,eu estranhei, por que a gravação está bem simples, mas eu fiz de tudo pra não dar ruido e aqui esta sem nada, ai estranhei. Bom, eu vou gravar de novo de qualquer jeito pra ver se melhora, de qualquer jeito obrigado pelas dicas, vou tentar melhorar isso!
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal Saltos de mais de oitava não existiam, principalmente na voz do baixo. Façam esse lá na terceira corda, segunda casa. Então eu devo tocar assim também no 5º compasso de tras pra frente?
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
LuísFalcão
Não, não, pode fazer como está escrito. a extensão da melodia tinha grande liberdade. No entanto, quando se dava saltos, de uma nota pra outra, evitava-se um salto muito grande. Existe inclusive uma teoria de afetos dos saltos, sendo que cada umrepresentava uma coisa, e tals. Mas a regra da oitava só funciona entre uma nota e outra, e não na extensão total da melodia.
|
Pardal Veterano |
# dez/08 · Editado por: Pardal
· votar
Realmente, agora com o comps. do meu irmão, está sem chiado. Mas ainda estão pouco ligadas as notas. Tente dar uma expressão de continuidade, para dar a idéia de fraseado. Outra dica: "arpeje" os acordes. Quando tiverem apenas duas notas, faça o "planchet" normal, assim como você estava fazendo. Não se assuste, "planchet" significa que se irá tocar as notas ao mesmo tempo. Quando terminar uma frase, como nos compassos 8, 16 e 24, arpeje os sons efetuados, de forma que eles não soem ao mesmo tempo.
dica importante:
No compasso 20, para que fique mais harmônico, podem fazer um dó, terceira corda, quinta casa, ao mesmo tempo que os dois lás. Asim vocês estarão dando a terminação em lá, definindo a nova tonalidade melhor, e finalizando as três vozes do compasso anterior.
|
LuísFalcão Veterano |
# dez/08
· votar
Pardal Ok, muito obrigado por todas as dicas e por toda a disposição de estar nos ensinando, estou indo dormir agora mas amanhã tentarei pegar com cuidado tudo isso que você disse!
|
LuísFalcão Veterano |
· votar
Outra dica: "arpeje" os acordes Devo tocar nota a nota para que elas soem juntas durante o tempo do acorde?
No compasso 20, para que fique mais harmônico, podem fazer um dó, terceira corda, quinta casa, ao mesmo tempo que os dois lás. Asim vocês estarão dando a terminação em lá, definindo a nova tonalidade melhor, e finalizando as três vozes do compasso anterior. que lás? a 5ª solta e a 5ª casa da primeira?
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
LuísFalcão
Devo tocar nota a nota para que elas soem juntas durante o tempo do acorde?
Tipo isso. Você toca uma a uma, mas toca rápido, uma logo depois da outra ser atacada.
que lás? a 5ª solta e a 5ª casa da primeira?
Isso. No compasso anterior ficam soando três vozes: Mi, Si 2º corda solta e si 1º corda 7º casa. Fica bem interessante colocar um dó aí no 20 pra finalizar.
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
http://www.4shared.com/file/78210872/b724ebe3/Segue_transcrio_de_Espao leta.html
Depois de muita pesquisa, acabei encontrando a tablatura para vihuela, digitalizada, feita com base na original. Esse material é disponibilizado por aí para o pessoal que trabalha especificamente com música antiga, em especial quem toca vihuela. Em geral, algumas pessoas mandam fazer réplicas desse instrumento e Sanz é um repertório conhecido. Com a tab, foi fácil montar a partitura, que segue no link acima com algumas sugestões. Vou guardar em segredo, por enquanto, a digitação, para vocês quebrarem um pouco a cabeça... Tá, eu tava com preguiça. Mas não pe tão difícil assim, é bem lógico.
|
LuísFalcão Veterano |
· votar
Pardal estou baixando essa transcrição, achei bem interessante isso que você disse de não ter sido feita para violão e tudo (alias tenho que começar a ler seu tópico de história)
Caramba é bem diferente, a música soa bem diferente, muito legal E é bem mais rápida do que eu pensava também, agora que você disse que era uma dança e mostrou esse 140bpm a música ficou bem diferente, vou treinar aqui
|
Pardal Veterano |
# dez/08
· votar
LuísFalcão
Essa é uma dica que eu não coloquei enfaticamente... por ser uma dança, você deve procurar manter o andamento, e pensar que pessoas estão dançando aquilo! Uma coisa interessante de fazer é pesquisar a dança em si, achar informações e basear a interpretação nessas coisas que encontrar.
E sim, seria ótimo ler o tópico de história, mata muita curiosidade... ainda falta eu colocar dicas de interpretação. Isso exige que minha cabeça esteja bem, pois praticamente cada autor diferente tem uma ou outra dica ou macete ou sugestão na hora da execução. Tipo, Bach e Visèe, contemporâneos, que trabalharam juntos, exigem técnicas e postura interpretativas completamente diferentes... Tem dessas coisas. Daí que o tópico está muuuito incompleto...
|
Pardal Veterano |
# jan/09
· votar
uuuup!!!
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal Queria te pedir uma coisa, já que estudar música não é só tocar, ouvir é fundamental, você poderia me indicar alguma coisa pra ouvir? Eu sou muito leigo em música clássica, conheço bem pouco mesmo
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal Se achar mais interessante fazer isso no tópico de história da música, como se fosse um indice por período algo assim eu vejo lá
|
Pardal Veterano |
# jan/09
· votar
LuísFalcão
Queria te pedir uma coisa, já que estudar música não é só tocar, ouvir é fundamental, você poderia me indicar alguma coisa pra ouvir?
Pra procurar no Youtube:
John Williams relacionado a:
Bach 1006 Barrios Sueno en la floresta Asturias Barrios Mangore
Turíbio Santos Prelúdio 1 Villa-Lobos
Zanon relacionado a:
Isaías Sávio Batucada Tom Jobim Luíza Domenico Scarlatti
Narciso Yepes relacionado a:
Joaquim Rodrigo Concierto de Aranjuez Recuerdos de la Alhambra
Qualquer coisa com os nomes Juliam Bream, John Williams, Andrès Segóvia, Fábio Zanon, Sérgio e Odair Assad, Narciso Yepes, Turíbio Santos, tudo pode acrescentar alguma coisa. Essas são as mais famosas e que circulam mais.
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal Muito obrigado, vou assistir aqui
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal Esse John Williams é muito bom mesmo, acabei de lembrar que vi um video dele tocando algo do Villa-lobos, acho que o 1º prelúdio, mas não me lembro
|
Pardal Veterano |
# jan/09
· votar
LuísFalcão
Esse John Williams é muito bom mesmo, acabei de lembrar que vi um video dele tocando algo do Villa-lobos, acho que o 1º prelúdio,
Na minha opinião, a interpretação dele dessa peça em específico é péssima, pelo menos a gravação do youtube. Realmente mal-feita. Não que ele erra nota, ou coisa e tal. Ele não pegou a idéia da peça, saca? Aí fica muito esquisito. Enfim, é o "problema" da múica erudita: melhor ao vivo que em gravação. Em geral na música popular isso é o contrário... Enfim. A Asturias está ótima também. Vale a pena conferir a do Segóvia também, da mesma peça, pra comparar.
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal Pra esse tipo de coisa eu sou muito leigo ainda, eu vou ver esses que você indicou
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/09
· votar
por ricre!
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
japaubatuba ahuahuaha você já fez não tinha visto
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/09
· votar
LuísFalcão
eh =)
|
Pardal Veterano |
# jan/09
· votar
japaubatuba
Acho que aqui deu pau, pois não deu pra ouvir nada...
|
LuísFalcão Veterano |
# jan/09
· votar
Pardal aqui deu pra ouvir, só está meio baixo
|