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qew Veterano |
# dez/08
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a pedido do Bolo de laranja topico criado!
http://www.4shared.com/file/75088037/498a0185/Grupo_de_estudos_Frum_ci fra_club.html
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Opa,muito obrigado cara!
Abraço
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C. Nascimento Veterano |
# dez/08
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Bolo poderia me tirar uma dúvida amigo?
Formação do acorde C => Dó
Se a formula é a seguinte: I + III + V grau, logo seria um C+E+G então deveria tocar as tres notas ao mesmo tempo correto?
Sendo que olhando no braço do violão o dedo 1 fica em cima da nota "C" da segunda corda o dedo 2 na nota "E" e o dedo 3 na nota "C" Não era pra ter uma nota " G" no quinto grau?
Desculpe a ignorância e que sou novato. Obrigado!
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PanthFinder Veterano |
# dez/08
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C. Nascimento Sim..mas na terceira corda vc esta tocando o "G", com a corda solta. ;D
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C. Nascimento Veterano |
# dez/08
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PanthFinder Sim..mas na terceira corda vc esta tocando o "G", com a corda solta. ;D
ah ta, então conto com a corda solta também né?
Logo poderia ser feito só pressionando com o dedo 2 e 3 tocando a corda G junto que seria um Dó tb?
Obrigado!
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Kamus23 Veterano |
# dez/08
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Olha bem o acorde de Dó...
Todas as notas que seus dedos pressionam e que as cordas ficam soltas são apenas o C > E > G
Nenhuma nota a mais...
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ricre Veterano |
# dez/08
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qew a pedido do Bolo de laranja topico criado!
Parabéns.:) o nosso fórum vai ajudar muito heheheheh.
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PanthFinder Veterano |
# dez/08
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C. Nascimento Tudo q vc tocar e tiver só C - E - G é um dó.
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qew Veterano |
# dez/08
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C. Nascimento
sim ,vc "monta" o acorde como quiser!
e----3(sol)------0(mi)---------------------------------- B----5(mi)-------1(do)------------------------------------- G----5(dó)-------0(sol)------------------------------------- D----------------2(mi)---------------------------------- A----------------3(do)-------------------------------------- E----------------0(mi)--------------------------------------
nesse primeiro caso, vc "montou" o acorde, porem só toca as cordas que vc prendeu.
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Desculpa pela demora,vou responder já já a dúvida de cada um.
C. Nascimento
Bolo poderia me tirar uma dúvida amigo?
Formação do acorde C => Dó
Se a formula é a seguinte: I + III + V grau, logo seria um C+E+G então deveria tocar as tres notas ao mesmo tempo correto?
Sendo que olhando no braço do violão o dedo 1 fica em cima da nota "C" da segunda corda o dedo 2 na nota "E" e o dedo 3 na nota "C" Não era pra ter uma nota " G" no quinto grau?
Desculpe a ignorância e que sou novato. Obrigado!
Bom dia cara!
Como já disseram,qualquer lugar no braço do violão que você achar a tríade dó-mi-sol estára fazendo o acorde de dó maior.
Você pode também dobrar a tônica,a terça,ou seja,repetir as notas.
Sim,sol seria a corda solta,nem sempre as notas do acorde aparecem na ordem certa,no caso de E maior:
e------0----mi------------------0-------------------------- B------0----si------------------0-------------------------- G------1----sol#----------------4---------------------------- D------2----mi------------------6-------------------------- A------2----si------------------7-------------------------- E------0----mi------------------0--------------------------
Viram?
Abraço
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C. Nascimento Veterano |
# dez/08
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Ok, dúvida retirada.
Obrigado!
Lendo a sua apostila já deu pra saber bem direitinho como se faz a formação!
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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C. Nascimento
Lendo a sua apostila já deu pra saber bem direitinho como se faz a formação!
Não sabe como fico orgulhoso com isso,cara!
Abraço
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Serek Veterano |
# dez/08
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Olá galera, minha dúvida é na formação de acordes como por exemplo: A/E e etc (acho que se lê como: "Lá com Mi") Significa que na formação do acorde de lá La + Dó# + E
e------0------------------------------------------------ B------2----Dó#----------------------------------------- G------2----A------------------------------------- D------2----E---------------------------------------- A------0----A------------------------------------------ E----------------------------------------------------
como fica quando é A/E?
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Kamus23 Veterano |
# dez/08
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Serek
Pelo pouco conhecimento que tenho, eu suponho que A/E é um acorde de lá só que com a tonica E
Tipo
e-0---------------------------------------------------- B-2---------------------------------------------------- G-2---------------------------------------------------- D-2---------------------------------------------------- A-x---------------------------------------------------- E-0----------------------------------------------------
Outro exemplo o G/B: No caso um G com tonica em B
e-3---------------------------------------------------- B-3---------------------------------------------------- G-0---------------------------------------------------- D-0---------------------------------------------------- A-2---------------------------------------------------- E-x----------------------------------------------------
Entendeu?
Abraços
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Koisa Veterano |
# dez/08 · Editado por: Koisa
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Bolo de laranja
Suponhetamos que eu esteja fazendo o acorde D, eu estaria pressionando o F#, o D e o A.. As cordas soltas ficariam, D, A, E Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele?? Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta?? E por seguir, os acordes com pestana e tônica na 5° corda, posso tbm tocar a sexta corda (eu não aperto ela, apenas toco ela solta)??
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qew Veterano |
# dez/08
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Serek
todo acorde tem uma nota considerada "baixo", se vc estivesse tocando baixo, o E seria tocado ao inves de A, no caso de A/E. em Lá maior:
e---0(mi)---------------------------------------------- B---2(Do#)--------------------------------------- G---2(la)------------------------------------------ D---2(mi)------------------------------------------ A---0(la)----------------------------------------------- E-------------------------------------------------
em A/E o "baixo" da nota fica no E, logo:
e-------0(mi)------------------------------------------ B-------2(do#)------------------------------------------ G-------2(la)------------------------------------------- D-------2(mi)------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E-------0(mi)--------------------------------------------
isso só fica mais perceptivel em dedilhado...
espero que o Bolo de laranja nao fique bravo por eu responder rsrs, aliás, se eu tiver errado alguem me corrija...
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Kamus23 Veterano |
# dez/08
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qew
Errado não esta, só que eu ja respondi e você repetiu a resposta hahahahahahahahaha...
Mas tudo bem...
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qew Veterano |
# dez/08
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Kamus23
foi mal, qdo eu comecei a escrever, vc ainda nao tinha postado =/
sou lerdo... ¬¬
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kiki Moderador |
# dez/08
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C. Nascimento só pra acrescentar uma coisa: voce pode sim repetir as notas quantas vezes quiser dentro de um acorde. mas preste atenção, a terça é a que menos se repete em geral.
colocar muitas terças deixa o acorde meio "pesado", o que não ocorre com a tonica/oitava e a quinta. em geral a terça mais aguda soa mais leve tambem.
mas isso não tem regra, faça como seu ouvido achar melhor.
um bom treino é testar todas as maneiras que conseguir de montar um memso acorde.
pra isso ajuda conhecer o CAGED tambem.
Todos to achando muito legal essa iniciativa dos grupos de estudos! parabens!
sinto não poder me envolver mais, mas meu trab ta me matando atualmente... que sabe mais daqui a um tempo.
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kiki Moderador |
# dez/08
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Koisa Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele?? Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta?? sim!, "estraga" o acorde!
ou voce toca só da 5a corda pra baixo, ou segura a nota em questão. por exemplo:
D/F# Bm e---2-----2---------------------------------------------- B---3-----3---------------------------------------------- G---2-----4---------------------------------------------- D---0-----4---------------------------------------------- A---0-----2---------------------------------------------- E---2-----2----------------------------------------------
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Koisa Veterano |
# dez/08
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kiki
Então cara, mas eu segurando a sexta corda no Bm, esta errado, pois o acorde só vai até a quinta corda que é a tônica..
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Serek Olá galera, minha dúvida é na formação de acordes como por exemplo: A/E e etc (acho que se lê como: "Lá com Mi") Significa que na formação do acorde de lá La + Dó# + E
e------0------------------------------------------------ B------2----Dó#----------------------------------------- G------2----A------------------------------------- D------2----E---------------------------------------- A------0----A------------------------------------------ E----------------------------------------------------
como fica quando é A/E?
Chamamos de acorde invertido quando a tônica não está no baixo.(nota mais grave no acorde)
Na primeira inversão:terça no baixo
segunda inversão:quinta no baixo
terceira inversão:sétima no baixo.
No caso de lá maior(A - C# - E),você joga a quinta no baixo(E),e continua a formar o acorde!
e-------------------5----------------------------------- B---------2---------5------------------------------------ G---------2---------6------------------------------------ D---------2---------7------------------------------------ A---------0---------7------------------------------------ E---------0---------------------------------------------
Mais alguma dúvida?
Abraço
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Koisa
Suponhetamos que eu esteja fazendo o acorde D, eu estaria pressionando o F#, o D e o A.. As cordas soltas ficariam, D, A, E Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele?? Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta?? E por seguir, os acordes com pestana e tônica na 5° corda, posso tbm tocar a sexta corda (eu não aperto ela, apenas toco ela solta)??
Não,a formação do acorde ré maior é D F# A.Se você usar nota mais grave que a tônica(acorde no seu estado fundamental)você estará fazendo uma inversão,e não o acorde propriamente dito.
Isso também vale para o Bm.
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Pessoal,vamos organizar as respostar para evitar algo repetitivo!
procurem acrescentar em vez de repitir!
eu não leio os comentários anteriores por isso não sei quem está falando o que!
heheh
Abraço
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Koisa Veterano |
# dez/08
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Bolo de laranja
E nos acordes menores?? É necessário a diminuição da terça em um semitom correto?? Suponhetamos um acorde que tenha duas terças, qualquer uma delas que eu diminuir um semitom é o suficiente para tornar o acorde menor??
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Koisa
E nos acordes menores?? É necessário a diminuição da terça em um semitom correto?? Suponhetamos um acorde que tenha duas terças, qualquer uma delas que eu diminuir um semitom é o suficiente para tornar o acorde menor??
Você pode fazer o acorde de qualquer modo,desde que a tônica esteja no baixo e possua a T,3 e a 5.No caso dos acordes menores T 3m 5J,você jamais poderá fazer o acorde com duas terças diferentes,uma maior e uma menor jamais.
Pro acorde ser considerado maior tem de possuir a 3M.
A diferença da tríade maior pra menor é justamente a terça.Caberia colocar as duas?Não.
Sim,é necessário a diminuição da terça na formação de um acorde maior pro menor.Não qualquer,e sim todas,pois a terça também é responsavel pela formação do acorde.
Não entendi muito bem a sua dúvida,se não for isso pergunte de novo :)
Abraço
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Koisa Veterano |
# dez/08
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Bolo de laranja
Tbm não entendi muito bem sua resposta.. Kkkk.. Mas to começando a entender, depois de um ano de FCC minha mente esta iluminando..
Abrass.. Vlws..
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Koisa Veterano |
# dez/08
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Ah, voltando a duvida, suponhetemos que eu vou tocar todas as cordas do violão ao mesmo tempo em um ritmo qualquer com o acorde Bm.. Qual das duas opções é mais recomendada?
A:
e--2--------------------------------------------------- B--2-3------------------------------------------------- G--2--4------------------------------------------------ D--2--4------------------------------------------------ A--2--------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
ou B:
e--2--------------------------------------------------- B--2-3------------------------------------------------- G--2--4------------------------------------------------ D--2--4------------------------------------------------ A--2--------------------------------------------------- E--2---------------------------------------------------
??
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TG Aoshi Veterano |
# dez/08
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Koisa Qual das duas opções é mais recomendada?
A primeira, a segunda já não é mais só um Bm.
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Bolo de laranja Veterano |
# dez/08
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Koisa
A diferença do B pro Bm é de apenas uma nota,justamente a terça.
na segunda não é um B,é um Bm/F#.
Para o acorde estar no seu estado fundamental,a tônica tem de estar no baixo(nota mais grave do acorde).
Abraço
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