Violão no PA sem direct box

Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # dez/08

Pode ligar violão no PA sem usar um direct box??? E na mesa de som???

Obrigado

Bog
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Lasanha

Eu já toquei assim. Aliás, é como eu tocava sempre.

Se o teu violão tiver preamp embutido, acho que não tem tanto problema. Normalmente, são aqueles com bateria e que têm equalizador embutido. O som normalmente fica um pouco estridente demais, mas é só acertar a equalização.

Mas se o violão tiver só a captação mas não tiver preamp (tem a saída, mas não usa bateria nem nada), fica bem mais feioso o som...

Lasanha
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Mas isso seria ligando direto na mesa ou direto no PA???

TioAle
    Veterano
    # dez/08
    · votar

P.A. que vc quer dizer é a potência?? que liga as caixas?? de Power Amplifier??

pq é muito comun ser chamado de PA todo o conjunto desde as mesas de som até as caixas, os retornos, etc...

shoyoninja
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar

Edit: nops, falei bobagem.

erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Lasanha
    Essa é a ligação normal. A menos que você queira melhorar o som que já é o "normal" utilizado por aí... Existem pedaleiras pra violão (Zoom, Boss, Digitech...) e até um pedal, o ADI-21, que melhoram o som a ser jogado pro PA.

Bog
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Bog
    · votar

Lasanha

Como assim? Eu chamo de PA o sistema como um todo (PA = Public Address).

jfzuza
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Eu ligo sem problema na minha Igreja, uma vez um banda foi tocar lá e trouxe um DI, ele utilizou no canal que eu utilizava (ja todo equalizado), o som ficou umas.. 3x mais alto.
    Mas o certo é ter o DI pra ligar na mesa com o nosso amigo phantom ligado.

Lasanha
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Me refiro às caixas de som (não aos amplificadores). Precisa de direct box?

guitarclub
    Veterano
    # dez/08
    · votar

erico.ascencao
    eu ia falar do ADI tbm hehe

Lasanha
    precisar, acho que não. mas que com um DI ou alguma pedaleira ou até um pedal estilo o ADI (que também é um DI), o som vai ficar BEM melhor, né?

abç

Bog
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Lasanha
    Me refiro às caixas de som (não aos amplificadores). Precisa de direct box?

Então você precisa de um power amp. Necessariamente. Alto falantes sozinhos não vão amplificar o teu sinal. ;)

rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar

ou galera upando

minha banda cover de guns vai tocar patience wild horses e agums numeros acusticos....

o meu violão fica uma porcaria no amp de guitarra, (vox ac15c1) mas nunca testei em um pa, fica com mais som de violão?

falaram no começo do topico do violão ter pré amp,a parte eletrica do meu violão funcioa a bateria e ele tem tanto saida normal de instrumento quanto xlr (qual seria mais adequada pra mandar direto na mesa?)

precisaria de direct box pra casar impedancias?

MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar

rhoadsvsvai

Manda pela saída XLR, não sei que captação é essa sua, mas muito provavelmente foi feita para isso. Vai ficar bem melhor que no amplificador de guitarra.

erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14
    · votar

MMI
    Dúvida que eu sempre tive: usando a saída XLR da captação do violão para plugar numa entrada XLR de microfone da mesa, ainda é necessário o direct box?

MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar

erico.ascencao

Veja bem... rs

Nas XLR normalmente se conecta microfones. Os microfones tem diferentes impedâncias, alguns já mandam até o sinal pré-amplificados. De forma geral, os mics costumam mandar um sinal de baixa impedância (mais ou menos...), de forma que as mesas/interfaces são feitas para receber este sinal sem direct box. Então geralmente as saídas XLR se adaptam às entradas XLR, geralmente...

Vou copiar e colar aqui uma parte do manual do pré Millennia para você entender - ele tem o Twin que é uma amplificação SS ou valvulada e seletor de impedância de entrada)

Each time you try a new instrument or MIDI device (teclados, por exemplo) with the TWIN DIRECT, be sure to experiment with different topologies and input impedances to find the ideal sonic performance. There is no inherently “right” setting — use your ears and production goals to determine the best impedance bridge and input topology.
    A pair of switches which allow selection of three input impedances on the ¼” Instrument Input. Acoustic instrument pickups are especially sensitive to load impedance. Each input impedance will couple instruments with varying sonic performance. Adjust these switches with each new source to find the most musically satisfying setting. In some cases, all three impedance settings will give very similar sonic results. In other cases, the differences will be obvious. Remember, “musically correct” is an artistic production judgement — only your ears can tell you which input impedance is optimal for your instrument and artistic goals. Settings are LOW (aprox 470 Kilohms), MEDIUM (aprox 2 Megohms), HIGH (aprox 10 Megohms). HIGH input impedance is achieved with both switches disengaged. DI input impedance is selectable only on DI input, not on mic or line inputs. 2M is recommended as the default setting.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Violão no PA sem direct box