behringer adi 21, direct box, equalizador

    Autor Mensagem
    call.me
    Veterano
    # set/12


    oi, já venho acompanhando o fórum faz um tempo, mas somente como leitor, já aprendi muita coisa aqui,mas ultimamente tenho um dúvida que não consegui sanar lendo os tópicos existentes.

    estou querendo melhorar o som do meu violão plugado, remover um pouco o som de quack dele, sei que não da para tirar tudo devido a captação, mas gostaria de amenizar.

    já providenciei a troca do rastilho e do nut por peças de osso, vou pegar semana que vem ele.

    o meu violão é um cort mr 710 com captação fishman classic 4T.

    lendo os tópicos me deparei com o behringer adi 21 que é um pre amp, DI e tem equalizador .

    a minha dúvida neste caso é , qual a diferença entre usar o adi ou um direct box com um pedal de equalização separado ?
    ou estou completamente equivocado e uma coisa não tem nada a ver coma outra, o que seria melhor ?

    ainda teria a opção de pedaleiras, mas não estou considerando visto que já uso pedais de reverb e estou adquirindo um delay, prefio pedais separados.

    outra coisa, será que vale a pena eu trocar o pre amp e o captador originais por um modelo fishman melhor e mais atual (o violão já tem uns dois anos) se sim qual ?

    desde já agradeço as respostas.

    Adair Neto
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Adair Neto
    · votar


    call.me
    Um DI bom ajuda. Esse ADI 21 deve resolver.
    Eu uso uma Zoom A2 e gosto bastante. Pretendo trocar futuramente por um DI (to pensando no Avalon, que é de rack) e pedais (afinador, phaser, tremolo, delay e reverb).

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Adair Neto
    obrigado pela resposta.

    ainda estou curioso, se existe uma diferença substancial entre usar o adi da behringer que tem umas equalizações ou usar um adi + um equalizer tipo boss.
    problema é que não tenho muito como testar, visto que so uso o violão plugado nos ensaios no estudio onde ligo direto na mesa.

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    call.me
    a minha dúvida neste caso é , qual a diferença entre usar o adi ou um direct box com um pedal de equalização separado ?

    O ADI21 é um equalizador de 3 bandas (semiparamétrico, com frequência selecionável para a banda dos médios), direct box e tem embutido um simulador de microfonação passando por um preamp valvulado, que comprime e colore o sinal em uma tentativa de amenizar a característica meio agressiva da captação piezo (o tal "quack").

    Com um equalizador separado você pode ter mais bandas de equalização, mas não tem o "despiezador" do ADI-21.

    Lembre-se que o ADI-21 é barato por causa da forma de trabalhar da Behringer, produzindo na China com controle de qualidade bem limitado e com componentes de baixa consistência. O resultado é que Behringer é meio que uma loteria: o troço pode funcionar perfeitamente por anos, mas tem uma chance considerável de parar de funcionar sem nenhuma razão aparente ("do nada" mesmo, não é por causa de pancada ou coisa do tipo).

    Além do ADI-21, eu tenho uma Zoom A2. A A2 não tem a saída balanceada, que reduz ruído e perda de sinal em distâncias muito longas (a A2.1 tem), e requer bem mais paciência para configurar. O ADI-21 é plug and play. Por outro lado, a A2 tem várias opções de efeitos, reverbs e delays bem bacanas.

    Quanto a trocar de captação, não tem jeito de mudar as características básicas da captação piezo. As alternativas que realmente funcionam para dar um som mais natural são aquelas baseadas em pós-processamento (com coisas como o ADI-21 ou o Fishman Aura) ou em violões que já são projetados em torno de um tipo diferente de captação, normalmente com múltiplos captadores (como é o caso de certos Yamaha e Taylor). Se você trocar somente o captador por outro piezo de rastilho, pode até melhorar o timbre, mas ele ainda soará como piezo.

    Nota: que eu me lembre, Fishman 4t é o preamp, não o captador.

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    obrigado pelo esclarecimento bog

    bom me parece que para realmente amenizar o "quack" tirando o ADI o custo fica um pouco alto, o Fishman é um sonho de consumo mas um pouco fora do orçamento .

    ainda não estou considerando a zoom por que já tenho pedais de reverb, delay separados, no momento me atendem bem.

    caramba, quanto mais eu penso mais em dúvida eu fico, hehehe
    mas a ideia de ter um equalizador com mais bandas me parece boa, independente do som de piezo.

    seguindo no assunto de equalização, tendo um equalizer no set, o ideal seria deixar o EQ do pre amp e a mesa em flat e tratar somente no pedal ?

    e sim você esta certo, Fishman 4T é o preamp.

    thanks

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    call.me
    seguindo no assunto de equalização, tendo um equalizer no set, o ideal seria deixar o EQ do pre amp e a mesa em flat e tratar somente no pedal ?

    Como é altamente provável que as bandas de equalização sejam diferentes no pedal, no preamp e na mesa, eu começaria com tudo no flat, ajeitaria o preamp do violão para ficar o melhor possível, e depois usaria o pedal para "corrigir" o que não conseguisse fazer somente com o violão.

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    beleza, ajudou bastante, tenho um norte agora.
    muito obrigado pelas respostas pessoal :-)

    Adair Neto
    Veterano
    # set/12
    · votar


    call.me
    Já que é em estúdio, microfona o violão. Fica bem melhor! E tem muitos DIs que vêm com equalizador e às vezes um DI sem equalizador já serve.

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    pois é Adair, sempre ensaiamos no estudio, ja pensei em microfornar ele mas como uso pedais não sei como ficaria, sem falar na microfonia, confesso que não testei já meio que pensando que não ficaria legal,mas.....acho que vou separar uma hora do estúdio só para mim e fazer uns testes, sem a banda.

    mas o dia que formos gravar faço questão de microfonar ele.

    estamos com som próprio ainda meio que definindo o estilo, mas foge um pouco do tradicional, para referencia teria bandas como antimatter, anathema e alguma coisa do the cure.

    o di é coisa certa no set só ainda não me decidi se vai ser separado ou junto com um pedal como o adi 21, descobri alguns aqui na minha cidade e sábado vou levar o violão para testar.

    thanks

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Puxa, esse captador já é um intermediário muito bom, mas como o pessoal já disse o som de cap com rastilho tende a dar esse tipo de Quack, hoje o que melhor sana este tipo de som são os eletromagnéticos, LS Baggs são bem indicados nesse caso, a própria Fishman tem esse tipo de captação, porém a equalização é dependente de algum pedal, pois ele capta exatamente o som que o violão tem, se precisar de um ganho de agudo ou grave terá que ser através de pedais equalizadores, alguns eletromagnéticos são ativos também e com regulagem de tom e volume, dos que eu conheço o mais acessivel e de qualidade é o LS Baggs, porém a takamine tem um que é quase o preço dos cap valvulados dela, mas é perfeito, um brilho genial no som do violão.

    Abração.

    Bog
    Veterano
    # set/12
    · votar


    call.me

    Violão microfonado é mais para gravação, com ele isolado e quaisquer efeitos aplicados depois, durante a produção. Ao vivo, funciona bem quando o negócio é na linha "banquinho e violão", mas com banda fica muito estranho - é difícil encontrar um volume que sirva, e você precisa ficar muito imóvel diante do microfone.

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Puxa, esse captador já é um intermediário muito bom, mas como o pessoal já disse o som de cap com rastilho tende a dar esse tipo de Quack, hoje o que melhor sana este tipo de som são os eletromagnéticos, LS Baggs são bem indicados nesse caso, a própria Fishman tem esse tipo de captação

    Valeu pela dica Padilha, vou pesquisar sobre esses caras, mas creio que quis dizer LR bags certo ? dependendo do custo, já providencio isso agora mesmo.

    Bog, como a gente toca sempre em estúdio acabo ligando em linha justamente pelos fatos que tu citou , como eu disse não cheguei a testar microfonado para este caso, mas meio que já imaginava que iria ter esse tipo de problema.

    Thanks

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    call.me
    Valeu pela dica Padilha, vou pesquisar sobre esses caras, mas creio que quis dizer LR bags certo ? dependendo do custo, já providencio isso agora mesmo.

    ...kk é LR Baggs mesmo srsrs, tirei LS não sei da onde kkkk...., o ativo se não me engano acha por R$ 700,00 no ML, o passivo sai em torno de R$ 500,00, mas a qualidade do passivo é menor, procure opiniões sobre ele pela internet, vai sanar bastante duvidas suas.

    Abração Fi!

    call.me
    Veterano
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP

    hehehe, tranquilo
    cara valeu mesmo pela dica, vou pesquisar mais sobre eles.
    mas ontem ensaiamos de novo e fiquei prestando atenção no som.
    acho que na realidade estou sendo meio neurótico e preciosista com essa questão do som de pato, o vilão com uma equalização boa nele e na mesa ficou bem interessante, diminuindo bastante o som de quack.

    mas claro, ainda pretendo melhorar isso, mas agora a médio prazo e pesquisando as opções passadas aqui com mais calma.

    por enquanto acho que só vou colocar um di simples e era isso. enquanto isso vou juntando uma grana para uma solução mais completa.

    fico muito agradecido pelas respostas postadas aqui, me ajudaram muito

    grande abraço

    pirte
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALGUEM AI JA TEVE A IDEIA DE USAR UMA DIRECT BOX PRA GUITARRA COM SIMULACAO DE FALANTES, SE ALGUEM AINDA NAO TESTOU TESTA E POSTA VIDEO NO YOUTUBE

    WebTiago
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pirte
    Ressucitando vários tópicos né amigo? Leia as regras, por favor: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    calvino738
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    galera, eu ja tenho um equalizador da boss. não queria usar esse bixo pra equalizar. tem como "cancelar" a equalização dele ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    calvino738
    Não. Mas basta usar tudo "flat"; não é?
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a behringer adi 21, direct box, equalizador