Direct Box para violão

Autor Mensagem
thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09


galera,to afim de compra um direct pro meu violão,mais nao achei nenhum pra violão nas lojas.....Eu tenho um takamine g series e queria um direct para ele msm....

Onde acho os directs para violão????Quais os modelos?????

vlw...

thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09
· votar


??????

up galera....

pr0view
Veterano
# mar/09
· votar


penso eu que não tem essa de modelo para violão, corrijam-me se eu estiver errado, olha tem um da behringer que parece ser legal:
Behringer DI 100

Rmiguez
Veterano
# mar/09
· votar


thiago_guitar_men

pra q vc quer o direct?

direct é pra ajustar impedancia de sinais eletricos enviados pro pc, ou pra mesa de som, por exemplo.. os sinais de um captador de violão, se não me engano, não precisam desse ajuste.. agora.. se vc quer dar um ganho em dBs, tem directs que fazem isso..

esse DI 100 ae por exemplo que o pr0view falou.. eu tenho um.. e com ele posso dar um ganho de 20 ou 40 dBs.

abraço

McHertt
Veterano
# mar/09
· votar


exato cara...DI é pra instrumento em geral, teclado, baixo, violão e tudo mais...o único DI específico que eu conheco é o GI100 que é um DI específico para guitarra, pois simula uma caixa com 4x12...
eu sempre vou de behringer quando o assunto é DI, pois a estética dele é legal e também nunca vi dar problema, alías é ótimo o funcionamento e etc...
mas tem outras marcas como sampson e também alguns pedais como o ADI21 V-Tone que é um pedal de efeito que já tem - digamos assim - o DI embutido nele...

vlw

TioAle
Veterano
# mar/09
· votar


thiago_guitar_men
como a galera disse os DI behringer são interessantes... mas específico pra violão da behringuer mesmo tem o ADI-21 que eu uso, como Direct Box e pré.. é bem interessante, cumpre legal a função de DI e vem com um pre bacaninha, dê uma olhada no fórum de pedais que tem alguma coisa sobre o ADI.

thiago_guitar_men
Veterano
# mar/09
· votar


pr0view

achei legal esse q vc falo...vou dar uma olhada mais detalhada nele..!

Rmiguez

Sim,vou usar o direct pra ajustar a impedancia mesmo....eu tinha falado com um cara mais profissonal e ele disse q o som fica mais limpo e melhor com o direct,e melhor para gravações e coisa e talz...por isso me intereçei comprar....

McHertt

blz,vou ver msm cara....vlw!

TioAle

Achei legal o ADI,mais eu pesquisei na net e a galera disse q o som pra violão nao fica tao legal nele...a galera fala q é mais pra guita....mais vou pesquisar mais informaçoes sobre ele!!!

thiago_guitar_men
Veterano
# mar/09
· votar


Galera,tipo,como já dei uma pequena citada,me intereçei pelo direct pelo q um violonista muito bom me falou dele!!!Ele falou das impedancias e talz,e falou tmbeim que,o som ia ficar mais cristalino,mais limpo,com mais qualidade....Isso é uma realidade q o direct faz ou não????

GuitarRockMan
Veterano
# mar/09
· votar


thiago_guitar_men
boa pergunta cara tb to afim de saber isso agem poderia esplicar pra gente ai a real funcionalidade de um di pra violão muda o timbre um pouco ou e só um quetão tecnica mesmo ?????

DENNYSRENGIER
Veterano
# mar/09
· votar


thiago_guitar_men

No mercado acho que poderia te descrever dois DI's que te atenderiam (um bom e barato e um animal)

O bom e barato:
http://www.equipo.com.br/br/produtos/detalhes.asp?id=16&prod_id=3890

Este é o DI da behringer, eu uso este atualmente, é bem resistente, tem Phantom Power (pode usar os 48v da mesa) e é ativo (usa bateria de 9v) possui dois atenuadores de frequência e uma saída para Mixer e outra para amplis (simultâneo).

O animal:
http://www.dodoaudrin.com.br/loja/ds_product_info.php?products_id=503& lau_custid=sd4eeq0u6mt6h1krfpg9ioi0f7

Este é sem comentários...

Não sei se voçê sabe, mas usa-se o DI para "casar" impedâncias entre a saída do violão e a entrada do mixer, a grande maioria liga o violão no imput P10 da mesa, mas esta entrada faz com que o som chegue com muitos médios e anasalado nas caixas, além de ruídos e chiados indesejáveis, quando voçê usa o di, a saida vai para o XLR (Cannon) da mesa, esta entrada é balanceada, usa-se para microfones, então usa-se o di para "adaptar" que os sinais do violão passem para um canal balanceado do mixer, ou seja, seu violão vai para um canal balanceado, livre de ruídos e que conserva o som original do seu violão, num trabalho profissional todo técnico de som liga os instrumentos na entrada XLR da mesa, ou seja, usam Direct box para cada instrumento.
Espero ter esclarecido.
Abraços

GuitarRockMan
Veterano
# mar/09
· votar


haaaa capitei a vossas mensagem

TioAle
Veterano
# mar/09
· votar


thiago_guitar_men
a galera fala q é mais pra guita

pra guitar é o GDI, a behringer tem o ADI, GDI e BDI, respectivamente, para violão, guitarra e baixo.
realmente esse ADI não é o melhor dos mundos, mas pelo custo dele acho que é MUITO válido sim a qualidade que se ganha.

porém o ADI é como eu disse ele não um D.I. puro, tbm é pré-amp, sendo assim como D.I. apenas, prefira um específico como nosso colega DENNYSRENGIER citou, que tem mais qualidade como DI.

xavy
Veterano
# mai/10
· votar


ressuscitando este tópico para sanar minha dúvida

Não sei se voçê sabe, mas usa-se o DI para "casar" impedâncias entre a saída do violão e a entrada do mixer, a grande maioria liga o violão no imput P10 da mesa, mas esta entrada faz com que o som chegue com muitos médios e anasalado nas caixas, além de ruídos e chiados indesejáveis, quando voçê usa o di, a saida vai para o XLR (Cannon) da mesa, esta entrada é balanceada, usa-se para microfones, então usa-se o di para "adaptar" que os sinais do violão passem para um canal balanceado do mixer, ou seja, seu violão vai para um canal balanceado, livre de ruídos e que conserva o som original do seu violão, num trabalho profissional todo técnico de som liga os instrumentos na entrada XLR da mesa, ou seja, usam Direct box para cada instrumento.

Se entendi corretamente, um direct box faz diferença apenas se conectálo a um canal da mesa/mixer do tipo XRL?

Abrass

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Meu, eu nunca tinha ouvido falar.

Porém agora fiquei com a pulga atras da orelha...

Ligo meu violão em uma mesa de som na igreja.

O violão é ligado em uma medusa que através de um multicabo de 13 metros é ligado à mesa.

Seria bom eu usar o DI ?

Por favor ajudem hehehe..

Ele dará mais realidade ao timbre? ( se é que me entendem )

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

A maior vantagem de usar uma ligação balanceada é que você perde menos sinal e tem muito menos ruído. Mas fora isso, o DI por si só não vai fazer milagres. O som pode melhorar, soando um pouco menos "agressivo", mas o quack de um captador piezo não vai sumir ou diminuir. Não espere uma melhora abismal em comparação com um violão com preamp embutido ligado direto linha com um cabo curto.

Por isso mesmo, existem DI boxes específicos para violão. Estes incluem equalização e truques diversos que tentam mascarar o som do piezo.

xavy
Veterano
# mai/10
· votar


vi um DI no mercado livre com botões Grave, médios e agudos

Hartke acoustic atack

Bacaninha esse daí

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Então, acho que esqueci de citar...

Tenho um Cort CJ5X, com um preamp fishman prefix plus t.

E ligo ele dessa forma:

Ligo ele na medusa, e aí da medusa há um cabo logicamente até a mesa de som.

Da medusa em diante a coisa ja é balanceada.

Mas a saída do violão é P10.

O DI balancearía o sinal para entrar na medusa balanceado?

E isso melhoraria a qualidade do som?

Ou a qualidade do meu preamp ja seria boa?

Pra "despiezar" seria ideal o fishman AURA ?

Me ajudem heheh

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10 · Editado por: danilo coan ramos
· votar


UP !!! ( meu primeiro UP em 6 meses !! )

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


eaí pessoal ?

xavy
Veterano
# mai/10
· votar


Fischman Aura é muito bom, mas muito caro... se vc é tarado pra ter um som perfeito, compre... mas uma boa regulagem no preamp e na mesa de som já é o suficiente.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Quanto ao fishman aura, blza.

MAS E O DI ? ( direct box )

xavy
Veterano
# mai/10
· votar


O lance do DI eu num entendo muito.. na nossa igreja tinhamos comprado um para "casar as impedâncias" de um baixo e a mesa.

Depois compramos uma caixa específica pro baixista e o DI ficou encostado um tempão... um dia liguei ele no violão da igreja um phoenix q já ñ aguenta mais muita coisa rsrs e o som ficou mais preso, firme. O kra que toca o phoenix viciou usar o DI, realmente o som ficou mais limpo, mas não muda muita coisa, pouco mesm...

aliás, vou testar o meu violão pra ver como fica, se bem q estou contente com a performance atual.

danilo, meu xará, é isso daí se comprar o aura ou um DI bacana posta ae, tô de olho num Hartck AGX Acoustic Atack mas tenho receio de me arrepender depois, embora o G.A.S. seja grande huashuashuashuahaus.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos
Quanto ao fishman aura, blza.
MAS E O DI ? ( direct box )


Seu$ problema$ começaram!

http://www.fishman.com/products/details.asp?id=110

xavy

Esse Hartke é legal, e tem uma tentativa de despiezador. Vai além do simples DI, mas não chega no nível do Aura...

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Bom, resumindo o DI trará com certeza um benefício em termos de ruídos, somente isso ? ou ele limpa o som e deixa mais clean?

Quanto ao Fishman AURA eu consegui no Ebay por U$125,00!!!!

Muito barato....MAS muiiiiito barato, né.

Uma amiga irá trazer de lá então será susse.
Mas mesmo pra quem quiser importar, jogue 60% e ainda da pra trazer uns 3 pelo preço praticado por aqui...

O DI eu ligaria quanto mais proximo do instrumento.. ou mais proximo possivel da mesa?

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


Alguem?

xavy
Veterano
# mai/10
· votar


UP... meu primeiro up rsrs

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos

Cara, qual Aura você pegou? Este do link já é um DI box.

Os outros Auras também são feitos para serem ligados em linha. A saída deles já funcionam bem no mixer. Você só teria menos ruído e perda de sinal no caso de cabos compridos (o do link não, o do link já tem saída XLR).

O DI eu ligaria quanto mais proximo do instrumento.. ou mais proximo possivel da mesa?

Opção 2. Digo, próximo no sentido de ordem da cadeia, né! Não adiantaria nada você ligar o violão no DI box usando um cabo de 20m, deixando o DI grudado na mesa, hahaha. Use cabos curtos para plugar no DI (e/ou no Aura), e deixe a XLR para cabos mais compridos.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


A propósito, notem que esses preamps com despiezadores genéricos (como o Hartke) costumam ser feitos para violões com cordas de aço. Eles tendem a deixar violões de nylon com o som bem estranho. Não é o caso dos Aura feitos especificamente para violões de nylon.

danilo coan ramos
Veterano
# mai/10
· votar


O Fishman que eu disse é o Fishman Aura jumbo. O modelo simples, sem o DI.

A ordem então seria,

Violão - Aura - DI - e cabo longo ? heheh

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


danilo coan ramos
Violão - Aura - DI - e cabo longo ?

É. Mas como eu disse, não espere melhoras absurdas no som por conta do DI. O Aura sim, vai fazer uma diferença BEM evidente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Direct Box para violão