Plágio de melodia é crime?

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# nov/08


Galera criei este tópico pra esclarecer uma duvida que me atormenta: plágio de melodia é crime? Como eu sou compositor gospel, de vez em sempre eu pego umas partes de melodia de outras musicas já gravadas famosas( Behide blue eyes, mais de mil vezes cantarei) e coloco em minhas musicas. Já compus musicas inteiras "plagiadas", só que a letra gospel. Eu preciso de autorização pra pegar a melodia? E se eu não pegar autorização, o que acontece? Espero que possam me ajudar. Obrigado Galera abraços...

kiki
Moderador
# nov/08
· votar


Gianyny
não sei como funciona legalmente

mas se voce cita o original não é plagio. se colocar como versao voce ta dizendo que usou a musica original para fazer a sua versao.

a questao de direitos autorais eu nao sei como funciona. se for gravar a musica deve ter que pedir pra usar.

lawzinho
Veterano
# nov/08
· votar


ouuu mano faz isso não veio, usar tipo la uma vez bele mas como tatica pra fazer melodia, acho meio sem criatividade. acho da hora pergar uma musica e fazer versão, mas que seja versão. e não uma forma de fazer musicasei que é mo treta criar melodia mas vai tentando que vc consegue.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


Plágio de melodia é crime?

Plágio é crime.

Gianyny
Veterano
# nov/08
· votar


Galera, antes de mais nada eu queria dizer que 99% das minhas composições são de autoria minha, é uma ou outra que faço um plagiozinho rsrs. Bom, se plagio é crime, e a versão, tipo eu mudo a letra e coloco no cd: versão, também é crime sem pedir a autorização? E versões de musicas internacionais, pode fazer? Valeu galera e obrigado por enquanto.

Leo-RJ
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leo-RJ
· votar


Bem, fato é que não existe uma jurisprudência ou doutrina una sobre o assunto.

Contudo, ampla jurisprudência é dominante no sentido de que usurpar-se de melodia alheia é crime, sim, tipificado, justamente, como plágio.

Existe uma ação em que determinado maestro processa o Roberto Carlos por plágio de um trecho da melodia, conforme link http://www.idelberavelar.com/archives/2007/06/roberto_carlos_processad o_por_plagio.php

No Rio, sob o processo nº. 2007.001.30719 , o Desembargador Siro Darlan, deproferiu o seguinte despacho:


Proc.: 2007.001.30719 - APELACAO - 1ª Ementa
DES. SIRO DARLAN DE OLIVEIRA - Julgamento: 12/02/2008 - DECIMA SEGUNDA CAMARA CIVEL

"DIREITO AUTORAL. AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. VERSA A LIDE SOBRE ALEGAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE OBRA ARTÍSTICA SEM O CONSENTIMENTO DOS AUTORES. SENTENÇA QUE JULGOU PROCEDENTE O PEDIDO AUTORAL PARA CONDENAR A 1ª RÉ A NÃO COMERCIALIZAR O CD NO QUAL CONSTA A MÚSICA FRUTO DO PLÁGIO, SOB PENA DE MULTA DIÁRIA, CONDENANDO OS RÉUS, SOLIDARIAMENTE, AO PAGAMENTO DA QUANTIA DE R$28.000,00, A SER RECEBIDA NA PROPORÇÃO DE METADE PARA O 1º AUTOR E METADE PARA OS DEMAIS AUTORES, COMO COMPENSAÇÃO PELOS DANOS MORAIS. CONDENOU OS RÉUS, SOLIDARIAMENTE, AO PAGAMENTO DA IMPORTÂNCIA REFERENTE A TODAS AS VERBAS DE DIREITOS AUTORAIS CORRESPONDENTES DA COMPOSIÇÃO LITERO-MUSICAL A SER APURADA EM LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA, COMO INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS. APELOS INTERPOSTOS. DEFLUI DA REGRA DO ARTIGO 130 CPC QUE O JUIZ É O DESTINATÁRIO FINAL DAS PROVAS, PRODUZIDAS PARA A ELABORAÇÃO DE SEU LIVRE CONVENCIMENTO. A DEFESA SÓ PODE SER CONSIDERADA CERCEADA QUANDO SE DEIXA DE PRODUZIR PROVA QUE TERÁ O CONDÃO DE MODIFICAR O RESULTADO DO JULGAMENTO, NÃO SENDO ESTA A HIPÓTESE DOS AUTOS. A CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA DO CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS CONSTANTE ÀS FLS. 180/184 DOS AUTOS NÃO EXCLUI A RESPONSABILIDADE DA QUARTA APELANTE POIS NÃO POSSUI EFICÁCIA EM RELAÇÃO A TERCEIROS. PERMITIR QUE A GRAVADORA POR NADA RESPONDA CONSISTE EM LHE PROPICIAR O ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA TENDO EM VISTA QUE AUFERIU LUCRO COM A COMERCIALIZAÇÃO DA MÚSICA. AUSÊNCIA DE REGISTRO DA OBRA NÃO ACARRETA A IMPROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS CONSIDERADO QUE OS DIREITOS AUTORAIS PERTENCEM DESDE LOGO AO CRIADOR DA OBRA. CUMPRE CONSIGNAR A SEMELHANÇA ENTRE AS MÚSICAS E MELODIAS (FLS. 333/336). RATIO DECIDENDI DO DANO MORAL QUE ADOTA A CONCEITUAÇÃO DESTE ENQUANTO VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, CARACTERIZADA PELA VIOLAÇÃO A UM DOS SUBPRINCÍPIOS DA IGUALDADE, INTEGRIDADE PSICOFÍSICA, LIBERDADE E SOLIDARIEDADE. ADEQUADO O VALOR ARBITRADO A TÍTULO DE DANOS MORAIS, NÃO MERECENDO MAJORAÇÃO OU REDUÇÃO. PARECER DA D. PROCURADORIA DE JUSTIÇA OPINANDO PELO IMPROVIMENTO DOS RECURSOS. RECURSOS CONHECIDOS PARA NEGAR PROVIMENTO.

INTEIRO TEOR
SESSÃO DE JULGAMENTO: 12/02/2008
Íntegra do Acórdão
"


Contudo, creio que deve ser ressaltada a dificuldade cada vez maior para se apurar caso de plágios, conforme consta de reportagem da Revista Veja - link:http://veja.abril.com.br/140499/p_126.html

Quem tem acesso à Revista da Escola de Magistratura (RJ) pode pegar no penúltimo número uma interessante matéria o assunto.

Espero que ajude.

leobozzo
Veterano
# nov/08
· votar


então estamos na fase em que não vale mais a pena rgistrar musicas? e sim esperar que o publico reconheça as cópias e prefira as originais? (tomara que prefiram pq se não :P)

fernando tecladista
Veterano
# nov/08
· votar


versão, também é crime sem pedir a autorização? E versões de musicas internacionais, pode fazer?

claro que é crime, música internacional também tem que pedir autorização, pagar direitos autorais....

um tempo atras vi a rita lee comentando sobre um cd com versões de beatles que ela fez, comentou que foi o maior saco, os caras queriam ver o arranjo, queriam a tradução pra ingles da versão em portugues pra ver se ela não modificou o conceito da letra original (original falar do amor platonico e a versão falar de corno traido).... teve música que não aceitaram.... e isso e aquilo...

o Rod Stewart teve a maior dor de cabeça com o jorge ben jor porque este ultimo provou que foi feito um plagio de sua música

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny

Plágio de melodia é crime?

Sim, mas vamos pelo bom senso:
- Vc está fazendo isso na igreja, e (provavelmente) não está ganhando nenhum centavo com isso, então eu acho que não tem problema, nem ninguem vai bater lá na porta reclamando direitos autorais sobre a melodia...

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


as bandas emos que se cuidem.

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/08
· votar


Toda vez que tocar essas músicas você deverá, instantâneamente, depositar uma quantia de valor igual ao número de pessoas que estiverem te ouvindo.
Para essas duas músicas que você citou a conta é:
Agência: 0209
Conta:256846

Gianyny
Veterano
# nov/08 · Editado por: Gianyny
· votar


Bom pessoal, eu toco por enquanto NAS igrejas, mas em breve vou gravar meu cd, por isso queria saber se pode ou não colocar a versão.
Alguns Fatos:

1°: Eu fiz uma versão da musica "behide blue eyeis", suponhamos que eu gravo a musica ou entrego pra alguém gravar, a musica se torna conhecida, corre algum risco do autor lá dos cafundel dos estados unidos vim aqui só pra me encher o saco por causa de direitos autorais?

2° Como eu fasso pra pedir a autorização de um cara desses? Como eu vou achar esse individuo? Mesma coisa de uma versão que eu fiz da musica "mais de mil vezes cantarei" do Rick e Renner.

3° E se eu pegar só uma parte da musica (o arranjo, o refrão, ou só uma estrofe) e dar uma mudadinha, tem como o cara provar que é plagio?

Galera, cheguem as suas conclusões e obrigado...

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny

mas em breve vou gravar meu cd

Então pare de copiar a musica dos outros!!!

1: Sim, na verdade não ele, mas os orgãos responsáveis por isso (ecad no brasil)

2: não sei, talvez através do ecad ou de uma das associações.

3: sim, com certeza!! Quem faz musica eletronica, ou paga os direitos autorais pra quem ele samplea, ou esconde muito e torce pra ninguem descobrir!!

Abraços!

qew
Veterano
# nov/08
· votar


Plágio de melodia é crime?

Sim.

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny

Cara, usa a criatividade que Deus lhe deu. Versão é legal de fazer, mas tem de pedir autorização. E não vale ganhar dinheiro com o trabalho dos outros:

"Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos, sem direito! Que se vale do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário;" Jeremias 22:13

Se for lançar CD, e ganhar dinheiro, tem de pagar direitos autorais sim, entendeu? A paz do Senhor.

Uma última orientação: sei que é apenas parte peuqena do seu trabalho, mas valorize ainda assim criar coisas novas, diferentes. O Senhor é digno!

"Cantai ao Senhor um cântico novo, pois Ele tem feito maravilhas"
Salmo 98:1

"Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras"

Salmo 96:1

Cante, pois, um cântico novo! Não plageie, mas creia que Deus, infinito em criatividade e misericórdia, pode lhe ajudar a criar algo novo e maravilhoso!

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


behide blue eyeis

pô, essa música até pode, ela não deve nem existir

qew
Veterano
# nov/08
· votar


Pardal

vc é religioso? =D

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny
plágio de melodia é crime?

O que eu sei é que se passar de 10% da música, já é considerado plágio. E como tal, voce será alvo de processoas na justiça.
compositor gospel

Como compositor gospel, voce não precisa e nem deve usar estes artificios, primeiro por que é contra a lei, segundo que Deus não se agrada disso, e terceiro, é muita falta de criatividade.

Já compus musicas inteiras "plagiadas", só que a letra gospel.

Errado na lei dos homens e na lei de Deus, além de ser horrível.

E se eu não pegar autorização, o que acontece?

O autor da obra te processa, e voce terá que trabalhar o resto da vida para pagar sua divida.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


Pardal
"Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras"

Salmo 96:1


Bela colocação...
Um abraço

fernando tecladista
Veterano
# nov/08
· votar


3° E se eu pegar só uma parte da musica (o arranjo, o refrão, ou só uma estrofe) e dar uma mudadinha, tem como o cara provar que é plagio?
3: sim, com certeza!! Quem faz musica eletronica, ou paga os direitos autorais pra quem ele samplea, ou esconde muito e torce pra ninguem descobrir!!


das historias que ouvi, o skank também teve problema porque o produtor pegou e sampleou um loop de bateria de uma outra música (acho que pra usar na garota nacional) , como mexeu aqui e ali pra mudar a cara mas mal feito
o dono original reclamou e também deu muito pano pra manga

Falkon36
Veterano
# nov/08
· votar


o que eu n gosto msm eh de klb,ja vi eles cantando 3 musicas plagiadas,nao sei se foi a utorizada mas msm assim eh tosco.Alem de ser musicas plagiada n eram musicas poco desconhecidas,eles plagiaram

The Calling - Wherever you will go(se eu fosse um anjo ...)
aerosmith - i dont wanna close my eyes
esses dias eu vi 1 carinha deles cantando 1 versao do Creendance(n sei como escreve) akela (i wanna know,have u ever seen the rain)

Gianyny
Veterano
# nov/08
· votar


PARDAL

A paz do senhor mano, é voce tá certo, do mesmo jeito que esses compositores tiveram sua fonte de inspiração pra compor, eu tenho o maior compositor de todos que é o nosso Deus.

GALERA

Valeu, eu vou parar de fazer versão, não quero criar problemas logo no primeiro cd. Continuem usando o tópico pra dar suas sugestões. Valeu a todos, muito obrigado mesmo!!!

lawzinho
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny

é isso ai mano! mas seu cd, vai ser estilo que?

has4
Veterano
# nov/08 · Editado por: has4
· votar


Leo-RJ
Pardal
Maravilhosos os posts aí! vlw

Gianyny legal ter chegado com estas dúvidas e principalmente ter absorvido as mensagens! Você certamente é capaz para ter inspirações e ineditismo para o seu projeto, creia!

EDITADO:

Não corram o risco de serem sentenciados por um juiz que sentencie assim, ó!

Gianyny
Veterano
# nov/08
· votar


é isso ai mano! mas seu cd, vai ser estilo que?
Meu Cd vai ser estilo sertanejo, ben romantico, estilo Os levitas, Zé marco e Adriano. Valeu...

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


10% da música, já é considerado plágio

Eu estive lendo a respeito, e é isso mesmo. É considerado plágio, se por exemplo a sua música tem 3 minutos de duração, acima de 18 segundos já é plágio. Com essa média fica impossível plagear. Isso falando em legalidade.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
considerado plágio, se por exemplo a sua música tem 3 minutos de duração, acima de 3 segundos já é plágio.


3 minuto = 180 segundos
10% de 180 = 18 segundos nao eh?

lawzinho
Veterano
# nov/08
· votar


japaubatuba
3 minuto = 180 segundos
10% de 180 = 18 segundos nao eh?

ahauhaauhaau

Pardal
Veterano
# nov/08
· votar


Gianyny

Cara,não tenho orkut, nem lembro mais como que deixa mensagens n pra outro usuário... Ai que oror!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


japaubatuba
3 minuto = 180 segundos
10% de 180 = 18 segundos nao eh?


Desculpem. Foi erro de calculo e depois de digitação. rsrsrsrsrsrs
Ainda deu tempo de consertar. Mas valeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plágio de melodia é crime?