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harmonico Veterano |
# out/08
é de suma importancia e sempre será importante o uso da partitura. diga-se de passagem não é dificil. o que temos que fazer é separar o estudo, fica bem mais facil sabermos isoladamente cada coisa dentro de uma partitura e depois aplicar com exercicios fáceis... dentro de uma partitura nos teremos uma infinidade de sinais, mas nao ha com o que se preoculpar explicarei cada um em detalhes.
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C. Nascimento Veterano |
# out/08
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Quando? rsrs
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ricre Veterano |
# out/08 · Editado por: ricre
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Mais afinal de conta? quando começa. Rsrssrr.
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Fuinhosila Veterano |
# out/08
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cuma?
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gtrlv Veterano |
# out/08
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Acho que é o primeiro capítulo. rsrsrss
Brincadeiras à parte, estou interessado no assunto, pois estudo por partitura, mas ainda estou beeemm no começo. :)
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ricre Veterano |
# nov/08 · Editado por: ricre
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[img=http://img253.imageshack.us/img253/3200/seelapergunatr001ts7.th.j pg][img=http://img253.imageshack.us/images/thpix.gif]
Eis o audio compreto da minha interpretação.
lembrando que nessa partitura eu retirei o ornamento.
http://rapidshare.com/files/161047018/se_ela_perguntar_valsa_lenta.mp3 .html
Bom estudo,,,:)
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harmonico Veterano |
# nov/08
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bom pessoal... vamos definir o estudo!!! irei começar dos assunto que acredito que a maioria ja sabe mais no entanto é muito importante
a pauta musical ou o pentagrama !! conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes, contendo quatro espaços entre si ..
obs:
a maneira de se olhar a pauta sera da seguinte ideia : de baixo para cima ,quanto mais em baixo se encontrar a nota mais grave sera ela, e quando mais lá em cima estiver a nota mais aguda sera esta..
---nota mais aguda ----------------------------------- ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ -nota mais grave--------------------------------------
e tambem teremos as linhas suplementares: as linhas suplementares superiores e as linhas suplementares inferiores..
--------- --------- ---------- ------------------------------------------------------ ----------------------------------------------------- ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ ------------------------------------------------------ ---------
e meio complicado postar exemplos aqui, seria mais ou menos isso nos teriamos alem das cinco linhas,as suplemetares tanto superior quanto inferior, o numero de linhas nao importa elas sao usadas, quase que na maioria das vezes, como podemos perceber em algumas partituras tradicionais
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harmonico Veterano |
# nov/08
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estudo simplificado sobre claves!!
as claves musicas, sao usadas na partitura para identificar as notas dentro da pauta, sem elas seria impossivel sabermos qual o ponto de partida das notas nos temos a clave de sol, a de fá , a de dó. a clave de fá é usada para sons graves como o contra baixo, sax tenor. etc... a clave de sol é usada para sons agudos como violino, violao, flauta, etc.... a clave de dó é usada para sons medios, a clave de dó é pouco usada mais teria aplicaçao na viola..
o teclado usa a clave de sol e a de fá.
ficaremos com a clave de sol, que é o de nosso interesse. uma maneira facil de se decorar a localizaçao das notas na pauta seria esta. entre os quatro espaços( sem ser os suplementares) nos teremos fá , la, dó, mi. ai fica bem mais facil encontrarmos logo o restante.
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harmonico Veterano |
# nov/08
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estudo simplificado sobre claves!!
as claves musicas, sao usadas na partitura para identificar as notas dentro da pauta, sem elas seria impossivel sabermos qual o ponto de partida das notas nos temos a clave de sol, a de fá , a de dó. a clave de fá é usada para sons graves como o contra baixo, sax tenor. etc... a clave de sol é usada para sons agudos como violino, violao, flauta, etc.... a clave de dó é usada para sons medios, a clave de dó é pouco usada mais teria aplicaçao na viola..
o teclado usa a clave de sol e a de fá.
ficaremos com a clave de sol, que é o de nosso interesse. uma maneira facil de se decorar a localizaçao das notas na pauta seria esta. entre os quatro espaços( sem ser os suplementares) nos teremos fá , la, dó, mi. ai fica bem mais facil encontrarmos logo o restante.
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harmonico Veterano |
# nov/08
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proximas ajudas a virem no topico..... as notas na pauta!! figuras ou valores!! compassos!!! simbologia!!!
ate breve... abraços..
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harmonico Veterano |
# nov/08
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cont......
sempre teremos uma clave no inicio da pauta , pois é ela que vai nos indicar quais as notas que acharemos na pauta, as notas musicas por sua vez pode sofrer alteraçoes, alteraçoes essas que digo sustenido ou bemol. sustenido meio tom acima bemol meio tom abaixo na pauta a alteraçao sera apresentada no lado esquerdo da nota, ou das notas... entao pensamos toda vez que tivermos uma alteraçao tanto acima como abaixo usaremos os bemos ou sustenidos. certo imagine agora um escala representada na pauta uma escala toda alterada onde só apareça ou a maioria dessas notas sao alteradas ficaria cansativo ou visualmente estranho, convencionou-se usar logo no inicio os sinais de alteraçao entao : em vez de termos alteraçoes em notas repetidas, convencionou-se o uso logo no inicio da pauta ou seja, alteraçao em fá vamos pensar que seja um fá#, antes todos os fás receberiam essas alteraçoes agora nao basta colocarmos no espaço onde se localiza a nota fá(o espaço logo no inicio da pauta) que logo compreenderemos que quando aparecer um fá esse fá sera alterado . na pauta com clave sol no primeiro espaço logo teremos um fá se colocarmos logo ali no inicio da pauta todas as notas que seja fá que vierem serao alteradas, tanto grave como agudas.
bequadro.. o uso do bequadro fará essa nota voltar ao normal..
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harmonico Veterano |
# nov/08
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proximo assunto figuras ou valores!!!!
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# nov/08
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harmonico
pode usar coda 2 vezes numa partitura? eu tentei atravez de um programa e nao consegui! e da segno? capo e os demais como e qd usar?
tenho duvidas nisso!
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Pardal Veterano |
# nov/08
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japaubatuba
pode usar coda 2 vezes numa partitura?
Pode, mas a partir de onde for usar, coloque escrito que volta ao Coda (tipo: Ao coda e segue, etc...). E não se importe se no editor não toca, desde que o leitor do arranjo seja capaz de entender.
No entanto, o Coda em geral era usado para indicar o início do Coda em música clássica, que em geral era a terminação da música (que só acontece uma vez por execução) improvisada pelo executante. Hoje é chamado também de pulo e, como já disse, pode-se usar mais de um numa música, mas não é comum.
e dal segno?
"Do Sinal" indica a repetição da música à partir do sinal.
capo
"Da Capo" quer dizer "Da cabeça". Indica a repetição da música desde o começo.
e os demais como e qd usar?
Ritornello: é um sinal que determina a repetição de um trecho musical. Duas barras: uma fina à esquerda e outra grossa à direita, com dois pontos à esquerda, um na segunda e outro na terceira linha.
Retorno Simples: indica a repetição do trecho contido entre dois ritornellos. O primeiro ritornello não afeta a interpretação: os seus pontos são à direita da barra fina, que está à direita da barra grossa (o contrário do ritornello). Esse sinal indica que, quando for feito o ritornello, ele irá começar do compasso com esse sinal, e não do começo da música. Caso não haja esse sinal, toda a música é tocada novamente.
Se um trecho de música é repetido, mas com terminação diferente, usam-se duas chaves, uma com a expressão 1º vez e outra com a expressão 2º vez. A primeira chave fica em cima do(s) compasso(s) da primeira execução que não acontecerão na segunda. A segunda chave fica em cima do primeiro compasso da nova terminação. O trecho indicado com chave chama-se "casa" (1] vez = 1] casa, 2] vez = 2º casa, etc.). Pode-se fazer várias "casas".
Fine: ou fim, indica o final do trecho repetido. Da Capo al Fine (D.C. al Fine) exige repetir a música desde o início até onde está escrito Fine.
D.C. senza repetizione: Repetir a música desde o início sem repetir os retornos.
D.C. con repetizione: Na repetição da música desde o início, todos os retornos são feitos como se a música fosse tocada pela primeira vez.
harmonico
Bem-vindo ao FCC!!!
Cara, muito legal seu interesse em contribuir aqui, mas já existe um tópico em que conhecimentos de partitura são discutidos e ensinados. Ele está em Stick, e suas contribuições lá seriam muito bem-vindas!
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# nov/08
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Pardal
aff minha cabeca tah doendo! hauhuahua
vlw por tirar as duvidas velho
e Bem-vindo ao FCC!!!
auhuahauha
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Prof. Grosélio Veterano |
# nov/08
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harmonico
Boa iniciativa. Vá devagar para que as pessoas tirem suas dúvidas. Existem tópicos com o mesmo assunto, mas eu acho que estão saturados. Ninguém tem paciência para ler 20 páginas sobre teoría. Por isso eu disse: Devagar. Um abraço
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japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# nov/08
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Pardal
o q eu posso fazer para substituir uma coda já que editor só faz apenas uma?
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