Violão: Arena X Strinberg X Condor

Autor Mensagem
    Digonn
    Veterano
    # ago/08

Ola Pessoal,

Tenho um violão Lyon by Washburn LA45E NM:

especificações:
    Violão eletro-acústico.
    Cordas de aço.
    Equalizador ativo com 4 bandas.
    Volume e presence.
    Cutaway.
    Tarrachas blindadas.
    Acabamento laqueado de alto brilho.
    Captação: piezzo.
    Equalizador: ativo 4 bandas.
    Lateral e traseira: Linden Wood com friso nas laterais.
    Trastes: 20.
    Ponte: jacarandá.
    Braço: Linden Wood.
    Escala: Rosewood com friso.

E depois de um ano com ele, seus defeitos começaram a aparecer,
    os trastes ficaram marcados pelas cordas e com isso ele vem trastejando bastante, a captação é outro ponto fraco,
    não condiz com o som desplugado, que na minha opinião é legal. Conversando com um luthier amigo meu,
    ele opinou dizendo que realmente o violão é de 2ª linha, pendendo pra 3ª, e que não valeria a pena trocar a captação,
    nem os trastes, a menos que tive-se um caso de amor pelo instrumento.
    Utilizo o violão em estudio e no palco, sempre plugado, a captação tem que ser bacana, por isso resolvi trocar
    de instrumento.
    Andei pesquisando na net, a procura de um violão BBB (bom, bonito e barato), sei que o ideal é testar o intrumento
    e pretendo fazer isso, mas com base nas informações a seguir, gostaria da opinião de vc's quanto a esses modelos:

*Violão Arena RMV PAR1015 Folk (R$400,00):

Tampo: Spuce
    Fundo Lateral: Mahogany
    Escala: Rosewood
    Braço: Mahogany
    Traste: Alpaca
    Tarrachas: Douradas Blindadas
    Captdor: Belcat Ativo
    Equalizador: 5-Band com afinador

*Violão Strinberg AF65C Folk (R$350,00):

Tampo: Spruce
    Caixa: Nato Plywood
    Braço: Nato
    Escala: Rosewood
    Captação Ativa, Shadow LC4
    Equalizador: Pre ET5 com afinador
    Tarraxas: Cromadas

*Violão Condor SD10 Folk (R$400,00)

Corpo : Laminado com tampo Spruce
    Braço : Nato
    Escala : Rosewood
    Ponte : Rosewood
    Captadores : Artec com afinador em LCD
    Trastes 20

Valeu galera !

Pardal
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Digonn

Bem-vindo ao FCC!!

Bem, não acho que violões por 400 estariam em primeira linha. Um Takamine, Yamaha ou preferencialmente Crafter estariam mais perto de uma resposta profissional, principalmente se tratando de violões ligados com bom som. Pelo preço que você parece estar disponível a pagar, vai acabar comprando outro 2º linha tendendo à 3º. O preço de um Crafter interessante passa dos RS$ 1.000,00, então... Como você já toca mesmo, se apresenta por aí, acho que vale a pena.

DENNYSRENGIER
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Digonn
    E depois de um ano com ele, seus defeitos começaram a aparecer,
    os trastes ficaram marcados pelas cordas e com isso ele vem trastejando bastante, a captação é outro ponto fraco,

Este problema não é por uso, e sim usar o encordoamento enferrujado (oxidado), faz com que a corda se torne abrasiva, ela literalmente "lixa" os trastes, então, mesmo que compre outro violão, adquira o costume de ao guarda-lo, passe uma flanela seca em todas as cordas, enrolando em cada uma e limpando, ou então algum produto (clean strings) adequado, isto resolve este problema.

Utilizo o violão em estudio e no palco, sempre plugado, a captação tem que ser bacana, por isso resolvi trocar
    de instrumento.

Neste caso a parte elétrica é importante em palco, agora em estúdio a madeira faz o diferencial (se for gravar com mic condensador), mas como descreveu, voçê grava plugado.
    Sugiro avaliar o grau de uso do violão (profissionalmente, amador, diariamente, fim de semana etc) pois se for de forma amadora estes violões acima vão te atender muito bem, não se diferenciando em qualidade do violão que tinha, pois todos tem tampo laminado, e pré/equalizadores no mesmo nível (pouca diferença), agora se o intuito é profissional, aconselho juntar um pouco mais e comprar um melhor (takamine, crafter ou melhores como martin e taylor).
    Abraços.

Digonn
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Obrigado pelas dicas pessoal.

Realmente esses violões que citei são inferiores aos Takamine e Crafter, mas infelizmente no momento não disponho de uma boa grana para adquirir um. Minha urgência é em pegar um "menos pior", que pelo menos de para fazer um show sem se encomodar
    com o som "estalado" do piezzo e o trastejar do braço =\

Dennis

Ja sabia da questão da ferrugem nas cordas, realmente se tornam
    lixas, sempre fui de limpa-las antes de guardar o instrumento.
    Mas achei estranho em tão pouco tempo ja aparecerem essas
    marcas nos trastes, sinal de que são trastes de baixa qualidade
    certo ??

Então pessoal...dentre os "menos pior" que citei, qual vc's indicam ?

Valeu !!

erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Digonn
    Dentre estes que você citou, o Strinberg é legal.

Você também citou que não fica contente com o som estalado do piezo, então isto é um problema. Pra tentar solucionar, você tem duas opções:
    - Arranjar uma pedaleira para violão (ADI-21, Boss, Zoom A2...) para amenizar o problema. Tenho uma Zoom A2 e digo que ela tira bastante o estalado, não tudo, mas o suficiente pra deixar o som mais agradável.
    - Investir num violão com captação boa, o consenso é Fishman.

Digonn
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Valeu Erico !

Essa de usar um pedal realmente é uma boa, ja tinha dado
    uma pesquisada quanto ao ADI-21, segundo as especificações
    parece ser bem legal mesmo.

ToNoTrampo
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: ToNoTrampo
    · votar

realmente som profissional nao dá com 400 reais.. mas dah pra tirar um razoavel/bom dependendo da peça que fica atras do instrumento hehe

eu to a fim desse condor aih que vc citou.. qria mais informaçoes sobre ele tbm, me parece o melhor nessa faixa de preço.

abraço

Digonn
    Veterano
    # ago/08
    · votar

E ai ToNoTrampo

Também estou simpatizando com o Condor, quero ver se dou uma testada nele logo, e nos outros também.

Abraço

ToNoTrampo
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: ToNoTrampo
    · votar

Digonn
    E ai ToNoTrampo

Também estou simpatizando com o Condor, quero ver se dou uma testada nele logo, e nos outros também.

Abraço

axo q vi um post seu por aih, eh vc que curte um reggae tb??

parece bom msm esse condor ne? gostei dele na cor natural x)

vc mora ond? ce pudere testa msm!!! e tira essa nossa dúvida!

abraço

Digonn
    Veterano
    # ago/08
    · votar

E ai ToNoTrampo

Ñ sou eu ñ...hehe, esse é meu primeiro tópico.

E ñ curto reggae tbm...hehehe

Quando testar posto aqui minha opinião =D

ToNoTrampo
    Veterano
    # ago/08
    · votar

Digonn

yeah man!

Estamos esperando! (Y)

abraço

Digonn
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ola pessoal !

Sai para testar os violões, mas só tive oportunidade de testar o Arena. O Violão é bonito, tem afinador no equalizador e o mais interessante, duas saidas, uma P10 e outra balanceada, igual a entrada para microfones, o som acustico é bacana, o esperado por essa faixa de preço, desanimei mesmo quando plugamos o violão, a captação é bem ruinzinha, meu Lyon não ficou devendo em nada com relação a isso. Na loja aqui em CTBA estão pedindo R$465,00 nesse violão.

O vendedor me empurrou um Crafter para testar, pensei "deve ser caro", toquei o violão e ja de cara percebi a diferença, tem um som muito bonito, seu braço é macio e tbm tem afinador no equalizador, mas o que me surpreendeu mesmo foi o som plugado, muito bom, sai do amp o mesmo som do violão desplugado, diferente do Arena e do lyon que tem o som "estalado".

Perguntei o preço, e mais uma surpresa, R$620,00, decidi comprar e estou muito feliz com ele, em casa pesquisei para saber suas especificações:

Crafter Serie Silver HTC-24EQ/TS
    • Tampo: Spruce
    • Fundo e lados: Sapele
    • Escala e ponte: Rosewood
    • Eletrônica ativa Crafter CRT-Plus com afinador

Mesmo o tampo sendo em Spruce como os outros acima, o som é notavelmente superior, recomendo !!

=D

diogocv
    Veterano
    # set/08
    · votar

Procure pelos Cort amigo. Excelente custo x benefício. Comprei um MR710f a uns dias e estou adorando (tampo sólido, pré fishman, timbre matador).

Acho que o Earth 70 custa uns 500 mangos. Mas se puder juntar mais grana eu recomendo o MR710, até pra uso profissional. Por uns 800 reais também da pra encontrar os Crafter Lite (são dois modelos, um folk e um estilos ou taylor x14)

Digonn
    Veterano
    # set/08
    · votar

Ola diogocv

Os da cort são legais também, quem sabe mais pra frente venha a adquirir algum. Mas o Crafter sem dúvida esta suprindo minhas necessidades...hehe

Valeu pelas dicas pessoal !

Abrazzzz

Hiroshigyn
    Veterano
    # set/08
    · votar

Digonn

Vc tá gostando deste crafter?
    To pensando em comprar ele tb. O afinador dele é bom?

Valeu

LeoRS
    Veterano
    # set/08
    · votar

Não sei cara!!!!
    Aguém conhece o Strinberg AW53???
    Fiquei em dúvida entre o Tagima Montana, o Strinberg AW51 e o Strinberg AW53...
    acabei optendo por este último...!!
    aguém têm alguma opinião?
    valeu!!!

Digonn
    Veterano
    # out/08
    · votar

Hiroshigyn

Muito Bom o Violão !! Estou curtindo bastante !!

O afinador é bem legal, bem preciso e corta o som da caixa no momento em que é acionado, ja vi violões que ñ fazem isso, imagine vc no palco afinando e saindo o som pra galera ouvir... ñ que seja o fim do mundo é claro, mas este detalhe me agradou bastante...hehe.

LeoRS

Infelizmente nunca toquei este violão, mas o importante é lhe
    agradar certo ?! Se vc esta curtindo, ótimo !!

Abrazzzz

LeoRS
    Veterano
    # out/08
    · votar

Valeu Bro!!!
    Pra mim tá a F... o Strinberg atende bem legal as minhas necessidades... não é um Taylor mas arrebenta quando necessário...
    a captação também não deixa a desejar....
    (Claro sob meu ponto de vista...)
    Abrazzzzzzz

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Violão: Arena X Strinberg X Condor