Pardal Veterano |
# ago/08
· votar
Bolo de laranja
Harmonia em blocos é quando os acordes não trazem dentro de si uma independência clara de vozes. Calma, vou explicar...
Existem várias formas de pensar harmonicamente, isto é, na hora de colocar notas soando ao mesmo tempo. Existe a forma polifônica e a homofônica, basicamente.
A forma polifônica subentende que existem várias melodias, cada uma dentro de um registro. Corais de Bach e Haendel são excelentes exemplos de música polifônica: Você pode separar para ouvir apenas uma voz e ela soará como uma melodia independente. Pense no seguinte: O compositor primeiro compôs a melodia principal, como melodia. Depois, em outro registro, pensou em mais uma voz, melodiosamente. Depois, adicionou mais uma voz ainda, e talvez até outra(s), uma a uma, em que cada uma delas seja uma melodia por si só, e em que as vozes interajam entre si por contraposição. Contraponto é nome de matéria de curso superior de Música, seria muito complexo explicar isso num tópico. Basicamente, o contraponto é uma forma de explicar o que acontece com uma voz em relação a outra.
A homofonia pressupõe que existem apenas dois elementos contrastantes numa música: a melodia e a harmonia. Como vimos na polifonia, toda nota faz parte de uma melodia. Como, porém, estão em registros diferntes, acabam formando naturalmente uma harmonia.
Na homofonia, compõe-se a melodia e então harmoniza-se com blocos de acordes. Estes blocos de acordes nada mais são que grupos de notas que, em seqüência, não necessariamente apresentarão caráter melódico (aliás, raramente). Se fôssemos analisar do ponto de vista polifônico, os blocos de acordes apresentam, entre suas vozes, a situação de nota-contra-nota: a cada nota de uma voz, acontece ao mesmo tempo as notas das outras, sempre. Isso traz uma grande unidade às vozes e, por não permanecerem nelas caracteríticas melódicas, ao ouvido parece-lhe ouvir uma coisa só, um bloco. Isso é uma grande vantagem quando pretende-se deixar claro ao ouvinte a função do acorde, em que cada uma das notas de um acorde tem de ser apresentadas ao mesmo tempo para deixar claro a função (ou "feeling") do acorde.
Polifonia e homofonia são formas diferentes de composições. A polifonia valoriza a riqueza de explorar várias melodias ao mesmo tempo, expandindo o espaço sonoro da música e tornando-o grandioso e cheio, intrincado e com grandes possibilidades expressivas. A homofonia valoriza a compreensão de uma única linha melódica, tendo os blocos a função de deixar mais claro a ambiência desta melodia, de tal forma que a homofonia é mais lírica e reflexiva.
Acredito que Baden Powell, Raphael Rabello e outros grandes nomes do violão que passaram e estão passando no mundo não trabalhem com homofonia da forma como descrevi. Se você prestar mais atenção às notas presentes nos blocos de acordes, talvez você seja capaz de diferenciar movimentos melódicos, ainda que interrompidos por ocasionais pausas, e talvez pouco claras, pela valorização da melodia em questão de volume. Mas, pensando polifonicamente, há sim vozes internas soando nos blocos de acordes: apenas não são tão clara para não ofuscar a melodia.
|