Baixarias - Tópico definitivo

    Autor Mensagem
    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08


    Crio esse tópico com o intuito de concentrar toda a informação necessária e seus complementos sobre esse assunto tão requisitado e procurado pelo caros violonistas.

    Enfim,alguém se dispõe?

    Abraço

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    tipo palavreado de baixo calão e chingamentos?

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    kiki

    Pô bicho,não acredito que você entrou só pra zonear.

    Tio Frank
    Veterano
    # set/08
    · votar


    isso não era pra tá no OT?

    kiki
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    ah, desculpa ae...

    mas juro que quando li pensei que era esse tipo de baixaria que voce falava.

    voce ta falando de baixo, ne? bordoes e tal...
    se for isso, eu tambem gostaria de saber mais sobre isso. ouvi dizer que exige muito estudo...

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ah, desculpa ae...

    mas juro que quando li pensei que era esse tipo de baixaria que voce falava.

    voce ta falando de baixo, ne? bordoes e tal...
    se for isso, eu tambem gostaria de saber mais sobre isso. ouvi dizer que exige muito estudo...


    Tá desculpado,rapaz....

    isso,bordões mesmo!

    é por isso que quero concentrar nesse tópico,temos pouquíssimas informações sobre isso no fórum.....

    Abraço

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Bolo de laranja

    Pô bicho,não acredito que você entrou só pra zonear.

    ahshsahsasah

    Enfim,alguém se dispõe?

    Bem, acho que o primordial(além de ouvir muito choro, principalmente em conjuntos com violão de 7 cordas), é buscar o conhecimento de escalas e modos e sua aplicação nos acordes, além de um certo "bom gosto" para saber o quanto tocar, o momento de colocar trechos mais rápidos ou mais cadenciados...em suma, é uma arte em separado!

    É um tipo específico de improvisação, em que o músico deve saber se colocar muito bem, para abrilhantar a linha melódica dos outros, criando contramelodias, mas sem chocar ou destruir a idéia musical. Eu gosto de definir a baixaria de violão como uma espécie de "acompanhar solando no grave, mas mantendo o fundamento do baixo"

    Outra dica é ouvir a mão esquerda de peças de piano em choro, linhas de contrabaixo, enfim, tudo que faz o baixo. O estudo de contraponto(principalmente as formas mais elevadas, como a florida), também é altamente recomendável!

    Rato
    Veterano
    # set/08
    · votar


    baixaria do caráleo é Raphael rabello tocando Xodó das BAianas
    aliás parece uma escola de samba

    pqp..

    será q existe vídeo disso?

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O que é isso.....



    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rato
    baixaria do caráleo é Raphael rabello tocando Xodó das BAianas

    hehe! Essa eu preciso ouvir! \o/

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Já que o
    makumbator tocou no assunto de "ouvir muita música", tem uma gravação de Odeon, pelo Baden que é MUITO legal, vou ver se posto aqui mais tarde! \o/

    O que eu queria mesmo é um estudo pra "independência polegar(bordão) - e resto dos dedos", mais ou menos um análogo de mão esquerda, mão direita no piano... =p

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    "Muito embora a baixaria do choro não possa ser atribuída, como invenção, aos violonistas, a natureza melódica dos contracantos feitos pelos baixos do violões a partir do momento em que se fixou o conjunto de choros deve ter suscitado nos violonistas a vontade de estender, um pouco mais para o grave, o baixo cantante descendente, analogamente ao desejo de ter no instrumento a possibilidade de notas pedais, à semelhança dos instrumentos de sopro como a tuba, o oficleide ou o trombone. (...)"

    "A baixaria (...) é o elemento dinamizador das partes componentes do conjunto de Choro. é responsável, como na música barroca, pela continuidade na partitura, impulsionando as partes componentes sempre para a frente, no tempo de seu transcurso."

    "As semínimas, na linha do baixo, são tocadas com maior freqüência com um pouco de efeito staccato. Suas durações, portanto, não são integrais e estariam no limite da colcheia. Nesse caso, a própria mão esquerda 'corta' a duração indicada na partitura, pela retirada sutil da pressão da mão. Da mesma forma, semínimas indicadas em pizzicato são interpretadas como colcheias, ao que os violonistas chamam de 'efeito tuba'. A rigor, não se indica, na partitura, o que fazer, estando a oportunidade de uma ou outra ação a critério do violonista."

    "A baixaria, tanto quanto possível, não deve sugerir esvaziamento da densidade do acompanhamento. Pelo contrário, cantor e solista querem, na maior medida possível, estar bem amparados pela progressão harmônica, em suma, 'ouvir os acordes' permanentemente; enfim, ter-lhes garantida a estrutura rítmico-harmônica. Isto significa que os espaços entre uma nítida intervenção da baixaria devem ser imediatamente preenchidos pela 'levada', a baixaria se inserindo, pois, numa impressão de não-interrupção da progressão dos acordes acompanhantes. Isto se aplica especialmente quando o violão (...) é o único instrumento de harmonia da base de acompanhamento."

    "(...)ter o completo domínio dos acordes e suas inversões é fundamental para a boa execução(...)."

    Tirado de

    BRAGA, Luiz Otávio, "O Violão de Sete Cordas", 2a edição, Lumiar editora, Rio de Janeiro: 2004.

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    · votar


    É, quando eu vi o título do tópico eu também achei que fosse meramente um tópico feito com o intuito de podermos alegremente ofender uns aos outros e dar umas risadas, ahahaha.

    Mas até que o assunto do tópico é legal tb :)

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Dr.Pacheco
    · votar


    Muito legal o tópico!

    Se vc se dispuser a afinar a 6ª do violão (Mi Bordão ou mizão) em Ré até da pra arriscar alguma coisa no 6 cordas.

    Tenho uns exercícios aqui para praticar baixarias,assim q der mando aqui pra galera.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dr.Pacheco

    Tenho uns exercícios aqui para praticar baixarias,assim q der mando aqui pra galera.

    Adoraria cara!

    Quando puder upa aqui pra gente!

    Abraço

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ô Gente!

    Alguem sabe ai algum site de hospedagem de arquivos que não precisa cadastrar e que seja gratuito??

    P.S:To perguntando pq to com uns exercícios de violão de sete aqui pra postar mais num sei nenhum site do tipo.


    maizena e o um
    Veterano
    # out/08 · Editado por: maizena e o um
    · votar


    Dr.Pacheco

    4shared, é grátis, e o cadastro é rápido

    TioAle
    Veterano
    # out/08
    · votar


    estudar "WALKING BASS" linhas de baixo muito usadas em jazz, blues e funk..

    tbm muito útil em baixarias.. vc consegue boas linhas para tocar mpb, bossa, blues, etc... claro que quando falo em funk não é o funk carioca que estamos falando...

    Leo.psf
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    adorei o tôpico!estou começando a patricar algumas coisas sobre baixarias no violao de 6 cordas no ritmo de samba.se for possivel enviar algumas dicas para o nivel de intermediario ,ficaria muito satisfeito.um abraço....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixarias - Tópico definitivo