Review de modelos Condor, Groovin, Cort e Crafter

    Autor Mensagem
    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08


    Bom, estava namorando alguns modelos há um tempo. Toco principalmente guitarra, mas sempre quis ter um violão de aço para fazer umas gravações e compor algumas coisa.

    Pois bem, dei um pulo ao centro do Rio e fui testar uns modelos. Vou deixar aqui as minhas impressões.

    1 - Groovin GAX 1020 - Preço R$ 428

    Visual interessante, jumbo com cut-a-way arredondado e marcações trapezoidais. Não lembro a marca da captação mas possui 4 bandas e volume com afinador embutido.

    Tocabilidade muito ruim, set-up péssimo de fábrica. Violão duro, difícil de tocar mesmo.

    O som desplugado é pobre, com pouca ressonância, nem me interessei em ligar para ver o resultado amplificado.

    Este modelo está anunciado no mercado livre por 350 reais no super saldão de uma loja. Não vale a pena.

    2 - Groovin GOV 970 - R$ 384

    Violão estilo ovation, com fundo de fibra e o headstock mais feio que eu já vi. Captação sem marca, de 3 bandas e volume. Sem afinador.

    Tocabilidade ruim. As tarrachas são ruins também, não seguram a afinação.

    O som é opaco, também nem me interessei em ligar no ampli para ver o resultado.

    Também está anunciado no saldão de uma loja no Mercado Livre, por 273 reais. Não vale a pena.


    3 - Condor SD 10 - R$ 399

    Visual folk simples, com captação artec de 3 bandas e volume com afinador embutido com tela de cristal líquido

    Tocabilidade boa, pegada confortável, mas o set up exigiria uma boa regulagem pois as cordas estavam extremamente altas.

    A sonoridade desplugado é boa, mas eu confesso que fiquei decepcionado com o conjunto da obra. Este modelo está anunciado no mercado livre também, pela barramusic, e vende bem, então achei que seria uma boa opção, mas ele não ressoa direito e também não perdi tempo plugando.

    Pode ser uma boa opção pra quem tá sem grana, mas ele não me passou a confiança que outros instrumentos da marca me inspiram. Sou um feliz proprietário de uma excelente CTX 200

    4 - Crafter DE-7 - R$ 948

    Lindo violão com tampo de cedro rosa e captação LR Baggs de 3 bandas com afinador.

    Tocabilidade excelente, precisando de um pequeno ajuste na ação das cordas, que estavam meio altas. Pegada muito boa, confortável.

    Sonoridade acústica excelente, com bastante brilho. Tem agudos bem marcantes, com uma ressonância forte.

    Este eu me animei a plugar num amp para testar o som amplificado. Usei um amp de teste da loja, uma caixa da ibanez, com um falante de 8 pol.

    O resultado foi muito bom, excelente captação com controles sensíveis e volume satisfatório. O som é bem folk mesmo, rico em médio-agudos. Enfim, é um excelente violão.

    5 - Cort MR 710 - F - R$ 778

    Design muito parecido com o Crafter, mas o acabamento é mais simples. Um belo blondie com escuto tortoise e madeiras com um visual lindo nas laterais e no tampo traseiro. Captação fishman com afinador embutido.

    Tocabilidade excelente também. Pegada muito confortável, braço fino, fácil de tocar e set up bem feito de fábrica. Ele é um pouco mais confortável que o crafter, os slides saem mais facilmente na escala.

    O som dele desplugado me ganhou. Melhor que o do crafter, rico nos graves e mais equilibrado no geral. Os bordões soam perfeitos.

    Plugado ele beteu de longe o crafter. Excelente sonoridade e boa diversidade de timbres alterando a regulagem do pré. Fishman é fishman, não tem jeito...

    Acabei optando por este modelo, pagando cerca de 700 à vista com dois encordoamentos da daddario de brinde.

    Enfim, taí um breve review e deixo um conselho:

    O barato sai caro! Quase comprei alguns modelos por volta de 400, 500 reais pela net, mas vi que teria me arrependido se tivesse fechado negócio.

    Pra quem está sem grana, vale mais a pena esperar e juntar um pouco mais, ou mesmo dividir no cartão.

    Este cort, no preço original, sairia por 12 de 69 reais...

    Abraços!

    Kamus23
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo

    Tocabilidade boa, pegada confortável, mas o set up exigiria uma boa regulagem pois as cordas estavam extremamente altas.

    Tais brincando? Eu comprei um Condor SD10 aqui na minha cidade, e a regulagem dele veio muito boa, levei no meu amigo Luthier, e ele disse que não precisava mexer em nada...

    E outra, compra por 399 quem é troxa, comprei o meu por 350 reais, e valeu cada centavo...

    E não queis comparar um violão de 350 reais com um de 900, né?

    Abraços

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Kamus23

    Cara, o set up do instrumento é individual, além de subjetivo.

    Os valores que coloquei são os praticados nas lojas, sem a pressão da compra à vista.

    Comprei o Cort por 700 e ele estava com um tag de 778...

    Eu comparei os modelos sim, ora. É o que todo mundo faz, mesmo que sem intenção. Achei o SD 10 ruim perto do Crafter e do Cort.

    Aí existe uma coisa chamada custo-benefício.

    Eu achei - e quero frisar o EU - que valeria pagar o dobro no Cort sim. A diferença na sonoridade acústica é absurda e plugado então nem se fala (captação fishman). Além do conforto para tocar, que é muito diferente e pessoal também.

    Kamus23
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo

    Claro, porisso 1 custa o dobro e o outro 600 reais de diferença...

    E os violões condor, já vem regulados de fabrica, testei varios modelos em varias lojas, e todos estavam regulados...

    gucrispim
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Comprei Hofma com bag por 400. Axei uma ótima opção pelo conjunto, elétrico, ressoa bem desplugado, com cutway, folk, e otima tocabilidade, beeem confortável

    Leo-RJ
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo

    Também acho que vc fez a melhor opção dentre os modelos apresentados. Os Cort são excelentes, apesar de muitos não levaram muita fé nele.

    Abraços!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo
    Destes que você testou eu já toquei no Groovin "Ovation". Eu gostei muito dele, dentro da proposta dele, que é a de ser uma réplica do Ovation.

    Para quem gosta de violão de fibra eu acho uma boa pedida. É barato, tem aquele visual bem "apelativo" (conseqüentemente mais bonito), tem um som bem legal, que lembra aqueles sons de violões usados na década de 80 (por exemplo: http://br.youtube.com/watch?v=eC_po7vkb78). Trata-se de um violão mais voltado para se usar plugado, mas ele tem um bom som acústico. Aliás, testei este modelo ao lado de um Stagg bem similar, e preferi o Groovin.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, eu achei o groovin péssimo. O braço super desconfortável, tarrachas ruins e uma sensação geral de desconfiança no instrumento...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo
    Bom então acho que é aquele problema dos instrumentos mais baratos. Você pode achar tanto exemplares muito bons quanto exemplares judiados.

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu não gosto desses modelos Ovation, acho que o timbre deles é estranho; os graves se sobressaem entre os médios/agudos...realmente, é um violão bonito, mas eu não compraria não, estou bem feliz com meu Gianinni ^^

    pr0view
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo
    posta uns sons ae.




    =D

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pr0view

    Eu vou gravar alguma coisa com ele assim que tiver um tempinho.
    Mas o som e a pegada são excelentes.

    Este Cort e o Crafter D7 valem o preço.

    pr0view
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guilhermerizzo
    eu estava pensando em pegar um na faixa de 400 tbm, achei o Cort AD850, as especificações sao boas, mas esse teu review me fez pensar de novo.. hehe alias tudo vai depender da hora tbm, que eu estiver testando.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pr0view

    Cara, a Cort nunca me decepcionou.

    Já tive várias guitarras ( M200, M520, G250, G260 ) e possuo atualmente uma G VT, além deste MR 710 recém adquirido.

    Todos instrumentos muito bons.

    TioAle
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    em geral a marca CORT hj eu acredito que está com o mlehor custo/benefício para guitarar e violão.. os violões deles são os poucos que com menos de 1000 reais vc tem um tampo maciço, que é uma diferença de som absurda. captação fishman, sem estress, ótima.

    a qualidade dos cort está indiscutível, não conheço hj nenhum modelo de violões cort inferior a outros modelos, marcas do mesmo preço.

    lógico que estou comparando violões de mesmo tipo, não vamos comparar um JUMBO com um FOLK.

    Rblkm
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao e guilhermerizzo
    Esse Groovin GOV 970 é um modelo igual ao do vídeo que o Erico postou??
    Pesquisei aqui mas o google não dá nenhum resultado sobre esse violão, nem o mercado livre nem o ebay e eu nem achei nenhum site do fabricante pra ver, se alguém aí souber...

    diogocv
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bom saber! Estou pra comprar um violão na faixa dos 800 reais e reduzi minhas intenções aos Cort's e Crafter's. Espero que dê pra encontrá-los aqui em Recife.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Rblkm
    O Groovin não é igual, mas é do estilo do Ovation mostrado no vídeo.

    Rblkm
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    erico.ascencao

    Valeu. Tou querendo comprar esse violao mas tah foda achar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review de modelos Condor, Groovin, Cort e Crafter