Violão pra "uso geral"

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# jun/08


E aí, turma!

Alguns meses atrás, abri um tópico pedindo ajuda na escolha de um violão entre R$ 1.500,00 e 2.000,00, que eu pretendo comprar num prazo de 1 ano.
Foi muito legal, porque tirei várias dúvidas e fiquei com uns três modelos na mira.

Entretanto, estou estudando há mais ou menos 6 meses com uma guitarra e gostaria de ter um violão pra praticar também (atualmente meus estudos estão mais voltados pro violão). Como não vou poder comprar nenhum dos citados naquele tópico, gostaria da opinião de vocês pra eu comprar um no valor máximo de R$ 600,00.

Fiquei bastante interessado no Yamaha F370, que parece ter uma boa construção e boas madeiras, além de ser muito bonito. Ele tá por R$ 445,00 na Playtech. O "porém" é que ele não é eletro-acústico.

Alguém já tocou num desses? Será que ele (um folk - lembrando que estou praticando muito dedilhado) seria o ideal para as minhas pretenções iniciais (como sugere o título deste tópico)?

Digam aí. O que vocês acham? Sugerem outro modelo, estilo? Ou será melhor eu esperar 1 ano e comprar um mais caro?

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


A véi.. Se decide..

rsrs

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


Koisa

A véi.. Se decide..

Não custa consultar a opinião da turma, né?!

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


Os cara pode extressar.. Rsrs..

felggv
Veterano
# jun/08
· votar


ow , eu tenho um Ibanez Folk eletrico com afinador imbutido , paguei 490 e estou satisfeitissimo com ele ! o som eh irado , o braço eh muito confortável e ainda por cima tem cutway

regula: bass , treble e volume

segue foto :
ibanez folk

o meu eh cor sunburst , que tbm eh muito legal

J. Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


Yamaha F370

Toquei num parecido e gostei do que ouvi, acho que você encontra ele mais em conta.

Tenho um Tagima Dallas, não é grande coisa, mas é eletroacústico. E eu e uns irmãos gostamos muito dele. Mas verifica bem para não pegar qualquer coisa. Eu iria de F370.
Abraços.

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


felggv

Legal esse Ibanez. É uma ótima opção e tem a vantagem de ser eletro-acústico! Onde você comprou? Na Foxtrot tá por R$ 546,00. Será que é melhor que o Yamaha F370 (esquecendo o fato de o Yamaha não ser eletro)?

Valeu!

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


J. Luiz

Uma vez, testei rapidamente o Tagima Vegas, que tem cordas de nylon. Achei o som desplugado um pouco fraco. Não sei quanto ao Dallas, já que as cordas dele são de aço...

Eu iria de F370.

Você diz em relação ao Ibanez?

Abraço!

felggv
Veterano
# jun/08
· votar


cara , eu to muito satisfeito com ele , o som dele eh bem alto , eh ELETRO... e tudo mais ... eu comprei na LASER DISCOS aqui em vitória-ES ! era o último da loja , ams devia estar chegando mais unidades , você pode entrar no site e olhar ! soh procura laser discos no google e da uma olhada , ligar pra loja ,enfim , eu acho que o violao eh show e gostei muito do preço R$546 ta em conta , mas tenta ver na laser discos pra ver se acha + barato !

abração e boas compras

obs: esse yamaha eu nunca vi , mas soh pelo fato de nao ser eletrico ja perde um pouco de versatilidade em quesito sonoro ;)

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


felggv

Dei uma olhada na Laser Discos. Não tem esse modelo, mas tem uns eletro de nylon, da mesma marca, que me chamaram a atenção...

Aqui em minha cidade não tem esses modelos. Yamaha, até tem. Mas, são modelos mais caros. Gostaria de ler mais opiniões sobre o F370 e o V 72 ECE, ou outro qualquer.

J. Luiz
Veterano
# jun/08 · Editado por: J. Luiz
· votar


gtrlv
Eu iria de F370. Yamaha

Mas se o eletro te agrada, vai de Ibanez, vai ser pau pra toda obra, tanto eletro, como acústico.
Mas eu particularmente ficaria como Yamaha, mesmo sendo somente acústico, depois microfonava ele se for preciso.
Espero ter ajudado.

felggv
Veterano
# jun/08
· votar


eh , pode seguir a sugestão do j.luiz sim , embora o ibanez seja muito irado ...

eu nao posso opinar sobre o yamaha ! mas deve ser bem legal vai na fé!

vlw abraço e boa sorte na compra

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


felggv

Não sei se estou certo, mas o Ibanez V72 ECE parece estar no mesmo patamar do Yamaha FX 310A.

Estou tentando resistir à tentação de pegar o FX370C que é igual ao F370, só que eletro-acústico ou o Cort MR 710F. No entanto, esses dois estão custando 810,00 e 928,00, respectivamente. O detalhe é que o Cort tem tampo maciço e captação Fishman... Nesse caso, iria me endividar um bocadinho. Fico sempre querendo mais! rs

Porém, se eu não puder fazer essa "loucura", devo mesmo ficar com o Yamaha F370 ou o Ibanez V72 ECE.

Só mais uma coisa: a captação do Ibanez é boa (se bem que devo usá-lo a maior parte do tempo desplugado)?

Alguma outra sugestão?

felggv
Veterano
# jun/08
· votar


nao saco muito bem dessa parada de captação não ... mas a verdade é q quando toquei plugado, gostei bastante !

eu achei um preço legal por um violao irado

valeuu!!

robertovreis
Veterano
# jun/08
· votar


Eu gosto bastante dos violões da marcar Shelter é importado dos USA e tem um ótimo preço, inclusive geralmente tem uma fila de espera para comprar devido a tamanha procura.

Eu particularmente estou a fim de comprar um deste modelo, mas existe diversos outro, maiores informações consulte o site.

http://www.habro.com.br/sites/shelter/cherokee.asp

O modelo basico deve estar em torno de 350,00 até uns 750,00.

O material é excelente, ótimo acabamento e captadores ativos de ótima qualidade.

Abraços,

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


felggv

Valeu a dica! É uma opção que estou considerando seriamente! Vou ver se encontro algum por aqui, pra testar.

Falou!


robertovreis

Taí uma opção que eu ainda não tinha cogitado. Certa vez vi um num hipermercado daqui, mas não fiquei com uma boa impressão, pois era bem simplesinho (acústico) e o acabamento deixava a desejar (também, era um violão de R$ 180,00!)... Vou procurar por um desses modelos, em lojas especializadas, pra dar uma conferida.

Abraços!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


gtrlv

como ja comentei no outro topico tenho um yamaha fs720s e ele eh meio parecido com esse q vc quer.
o meu tb nao eh eletro acustico porem com algumas parafernalhas vc pode conseguir um otimo som com o equip certo
gravei um video com ele e com uns acessorios q no final das contas sairiam BEM mais barato que um violao top eletro acustico

dah uma olhada e veja o q tu acha eh o video q tah em preto e branco!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/177379/p2

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


Cara, ficou muito legal, o som!

Pelo que pesquisei, o FS720S não é vendido aqui no Brasil e parece que está num nível acima do F370.

Diz aí como foi o lance da captação!

Valeu!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


gtrlv

esse captador funciona igual o de guitarra
o meu eh esse!
http://www.samedaymusic.com/product--DIMDP138

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/08
· votar


gtrlv

e porai msm a linha fs so eh vendido no japao e eh uma linha superior a linha f
porem com essa captacao nao muda muito o som! fica tao bom qt

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


japaubatuba

Bem interessante! Onde você comprou e por quanto?

O único lugar que eu havia encontrado o F370, foi na Playtech. Mas, no momento tá em falta.

De qualquer forma, ainda estou analisando outras possibilidades. Quando o F370 aparecer de novo, tomo minha decisão: ele ou um eletro na mesma faixa de preço... Se bem que, se eu pudesse, hoje ficaria com o Cort MR710F.

Achei muito bonito o EG 689, lançamento da Eagle. Mas não o vi "ao vivo". Você (ou alguém mais) conhece?


Valeu ae!

sifra2003
Veterano
# jul/08
· votar


Amigos! Gostaria de saber se algum de voces conhecem o violão Condor midi plus nylon, pois gostaria de adquirir um para interligar num GR-30 (sintetizador de guitarra) que possuo. Utilizo o sintetizador interligado em um violão Strinberg aço através de um GK-2 (captador midi) mas, gostaria de ter um violão de nylon que pudesse usar com este mesmo sintetizador. Alguém pode me ajudar?

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


sifra2003
como eu disse em outro tópico o condor mid plus é o primo pobre do godin.

sifra2003
Veterano
# jul/08
· votar


TioAle
Vendo no site da Condor, a comparação com o Godin em questão de madeiras e captação, são iguais... Vi a colocação de item por item lado a lado. É lógico que pelo preço, se acredita que o Godin seja muito superior! Mas, como pode ser se as madeiras, trastes, acabamento e captação são os mesmos ???

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


sifra2003

pelo visto vc entende de guitarra
entao me diga qual a diferenca entre uma gibson e uma epiphone e uma fender e uma squier todos ultilizando o msm material?

obviamente eh a msm coisa com godin e condor!
em primeiro lugar o nome godin jah deixa bem caro!

depois sao as instalacoes da fabrica e o maquinario usado na construcao desses violoes
Ex: pode parecer q nao mas dah diferenca
para se ter uma ideia pegue um pao e corte com uma faca de serra o um outro pao com uma faca de corte liso vc vera q tem diferenca apesar de se tratar do pao feito pelo msm padeiro

terceiro lugar profissonais qualificados
pense em um time de futebol
tabajara F.C vs a selecao brasileira
quem ganha?(de um palpite!)
qual dos dois times sai mais caro para se manter?

fora isso tem mais coisas q nos podemos imaginar tipo selecao da madeira tempo de construcao imposto etc..etc
tudo isso vai se somando ao preco final para o comprador!

agora se vale a diferenca? ai eh com vc!
eu tenho um godin duet nylon nao foi barato mas vale cada centavo q paguei!

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


japaubatuba
depois do que disse até desisto de responder... falou tudo, apesar das madeiras iguais, provavelmente não sao da mesma "floresta" portanto a madeira fica diferente, já que o clima muda..etc..

e tudo mais que vc falou...

godin vale sim, muito a pena!!

sifra2003
vc tem certeza que a captação é mesma?? exatamente?? eu jurava que éra outra.

sifra2003
Veterano
# jul/08
· votar


Amigos, Gostei dos esclarecimentos! Tenho um amigo que possui um violão Gibson Schett Atkins (desculpe se não se escreve assim) nylon.
Questionei sobre comparação ao Godin e ele radicalmente disse que Godin é um violão de pagodeiro (nada contra). Testei seu violão e achei um som bem encorpado e de um excelente grave, mas, preciso de um que seja midi, o que se não for Godin, me parece que só outras duas opções que deixam a desejar (Caimbé e Condor). Alguém pode comparar pra mim o Gibson e o Godin ?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


sifra2003
Questionei sobre comparação ao Godin e ele radicalmente disse que Godin é um violão de pagodeiro (nada contra).


kkkkkk nao sei de vc mas vejo isso como um elogio a esse violao!
ate pq violao eh um instrumento muito usado msm nesses ritmos entao eu creio q existe muito "pagodeiro bom no violao" se esses caras tb usam o godin eh um bom sinal!
eu msm daria mais credito a esse violao (se nao conhecesse a marca) se visse o yamandu costa usando do q o kiko loureiro!

qt a comparacao q vc pediu eh meio phoda de fazer ateh pq nao conheco ninguem q tem o chet atkins
e nao posso fazer um avaliacao de um violao q eu toquei por 15 minutos a um ano atras
mas qd decidi comprar o meu violao fiz algumas pesquisas e esse gibson tava no meio delas

o q posso te dizer eh q o godin e o gibson tiveram propositos de construcao semelhantes e em epocas diferentes

o proposito da construcao do chet atkins foi solucionar uma dificuldade q os musicos tinham antigamente com shows ao vivo por causa da microfonia entao na decada de 80 foi lancado o primeiro violao solido o chet atkins (ateh entao era usado esponja dentro dos violoes para atenuar o problema) esse violao de corpo solido foi muito bem vindo nessa epoca

jah o godin tb veio com uma proposta soh q um pouco diferente!
o godin foi projetado tb para resolver uns "probleminhas"

problemas:
1) o problema de uns violao solido eh q nao da um som de violao de verdade
para resolver isso foi feito feito o violao flat com corpo oco mas com madeirar grossas para q se produzisse um minimo de som naturalmente assim instalando a captacao de rastilho e um microfone interno para se obter um som mais real!

2) a colocacao do equelizador num lugar mais acessivel!
como todos os violoes eletricos o euqlizador fica num lugar (lateral do corpo) um pouco desajeitado de mexer a godin colocou o equalizador perto do braco deixando muito pratico e de facil acesso para ajustes em apresentacoes ao vivo

3) o corte do cutway e a juncao do braco com o corpo foi feito um corte atraz do violao para se ter melhor acesso as ultimas casas o q nao ocorre em outros violoes pois o fundo do corpo atrapalha!

lembrendo q estou comparando o atkins com a serie multiac da godin tem a serie ACS q eh inteiro solido e eh midi q no caso para mim seria como um atkins com mais tecnoligia

minha comparacao
-em termos de sonoridade os dois tem sons diferentes um vez q o godin tem uma mudanca de timbre maior por possuir dois sistemas de captacao!
-tocabilidade os dois sao violoes bem caros entao sao violoes q dao uma boa regulagem e sao gostosos de tocar porem acho o atkins pesado e o godin tem acesso facil nas ultimas casa o atkins eu nao lembro disso!
-o godin possue uma aparencia mais moderna foge um pouco o padrao dos violoes jah o atkins eh mais conservador e valoria a aparencia classica (porem na minha opiniao o boca do violao eh uma coisa desnecessaria eh pura estetica)

bom eh isso o q eu posso dizer ! nem sei se ajuda em alguma coisa se eu estiver falando bobeira em alguma coisa podem corrigir!

isso ae vlw

TioAle
Veterano
# jul/08
· votar


eu msm daria mais credito a esse violao (se nao conhecesse a marca) se visse o yamandu costa usando do q o kiko loureiro!

não necessariamente, acredito que o yamandu não use godin, pelo estilo de som dele, não por ser melhor ou pior, simplesmente pelo que esse o proporciona, o godin é um flat sem caixa acustica, muito diferente dos usados pelo yamandu.

Comparando GODIN com CHET ATKINS GIBSON

Vou comparar os dois de madeiras sólidas, pra não falar besteira, lógico que com isso, problemas:
1) o problema de uns violao solido eh q nao da um som de violao de verdade
vc não vai ter uma caixa de ressonancia, mudando o som.

O godin tem o MID, que pra muitos é uma dádiva, pra outros uma besteira. o gibson não o possui.

Tipo de braço dos dois são semlhantes, clássicos.

Madeiras usadas, muito boas, sem discussão, vai o gosto pessoal.

Agora a captação "padrão" sem o MID, eu prefiro o do gibson, que tem aquela característica vintage, inclusive já tive oportunidade de usar um com a captação RMC? acho q é esse o nome, que tem controle individual por cada corda.

outro coisa bacana no gibson ele tem ajustes de rastilho por corda tbm.

o resumo, na minha opinião, não existe um melhor ou pior, eles tem suas características próprias, eu prefiro o som do gibson, porém tenho godin e não me arrependo nem um pouco, até pq o gibson é pelo menos 2 vezes mais caro, acho esse preço mentiroso, vc paga mais pelo nome gibson do que pelo benefício que o instrumento te traz.

falando dos pontos que japaubatuba citou:
problemas:
1) o problema de uns violao solido eh q nao da um som de violao de verdade

qdo se escolhe um violão flat, isso já foi passado, pois não há cx de ressonancia, sabe-se que é um instrumento diferente.
2) a colocacao do equelizador num lugar mais acessivel!
até pq pra caber todo aqueles controles do godin...rs.
3) o corte do cutway e a juncao do braco com o corpo
isso eu não considero um problema no gibson, acho esses cortes cutway nesses violões apenas estéticos, pois essa parte do violão é pouquíssimo usado, não é caracaterístico, só guitarrista de gosta...rs


em termos de sonoridade os dois tem sons diferentes
concordo
o godin tem uma mudanca de timbre maior por possuir dois sistemas de captacao!
acredito que com o sistemas de captação individual de cordas do gibson (não sei se todos os modelos tem essa cap) tbm te dá tantas possibilidades qto o godin. não levando em consideração o MID, o gibson nem tem essa caracteristica.
acho o atkins pesado e o godin tem acesso facil nas ultimas casa o atkins eu nao lembro disso!
realmente o gibson é mais pesado, quanto ao acesso as ultimas casas, acho que até onde se faz necessário é legal dos dois, agora as ultimas casas lá na boca do violão, rs.. acho desnecessario.
o godin possue uma aparencia mais moderna foge um pouco o padrao dos violoes jah o atkins eh mais conservador e valoria a aparencia classica
sim, tbm vale lembrar q o gibson é um projeto dos anos 80, talvez 70, o godin é mais moderno, o proprio MID já diz isso. Quanto à boca do gibson, já tirou aquela "tampinha"??
não tem nada...rs... aquela tbm é apenas um enfeite para dizer que aquilo é um violão...rs

acho que é SÓ isso...rs...

e repito o que o japaubatuba diz:

bom eh isso o q eu posso dizer ! nem sei se ajuda em alguma coisa se eu estiver falando bobeira em alguma coisa podem corrigir!


paz

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


TioAle

ta ai uma coisa q vc falou q eu concordo com vc q eu esquici de falar

, até pq o gibson é pelo menos 2 vezes mais caro, acho esse preço mentiroso, vc paga mais pelo nome gibson do que pelo benefício que o instrumento te traz.

tb acho o preco do gibson impraticavel ateh acho q seja por causa do da fama q a marca tem no mercado de guitarra e violao de aco
no entanto para mim esse valor tah longe de ser justo!

outra coisa o seu godin ql eh? (multiac ou acs?)

se nao me engano o godin midi tb tem captacao independe corda p/ corda nao eh?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão pra "uso geral"