Roteiro de estudos!

    Autor Mensagem
    gaara_21
    Veterano
    # jun/08


    Então pessoal é o seguinte:
    Alguns amigos meus estão montando uma banda e me convidaram para tocar violão base para eles, à proposta de estilo que a banda vai tocar é uma mistura entre "Soul, Jazz e Blues, eu achei a idéia legal e acho que vou aceitar o convite; só que todo o resto da banda toca há mais tempo e BEM melhor do que eu então estou pensando em intensificar meu treinamento para que num médio prazo eu esteja tocando razoavelmente melhor...
    Então eu já toco fazem + ou - 2 anos, fiz aula por 1 ano e quando a grana ficou curta virei "autodidata" e posso dizer que sou "escutavel". E como eu sei que tenho que dar uma bela melhorada estava pensando em sequir um plano de estudos para otimizar ao máximo meu tempo livre...

    1 - Alongamento e Aquecimento 5 minutos.
    2 – Cromatismo com palheta alternada 10 minutos.
    3 – Teoria sobre Formação de Acordes (com exercícios escritos) 15 minutos.
    4 – Técnica para agilidade na mudança de Acordes no braço do violão (Diminutos, Aumentados, 4°,5°,6°, 9°, etc...) 20 minutos.
    5 - Cromatismo com dedilhado 10 minutos.
    6 – Teoria sobre Intervalos e Harmonia (com exercícios escritos) 20 minutos.
    7 – Escalas maior, menor, pentas, etc., 20 minutos.
    8 – Tocar umas musica, pois também sou filho de Deus né.... rsrsrs 20 minutos.

    Total: 2 horas.

    Não coloquei tempo de descanso, pois quando estiver vendo teoria estarei descansando as mãos.

    Obs.
    Quando sobrar um tempinho darei uma sobrevoada nos livros que eu tenho sobre partituras.

    gaara_21
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se alguém quiser me indicar outra coisa para estudar, ou me dar alguma idéia, pode postar que eu agradeço...

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    9- Sai da internet e volta a estudar.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    2 – Cromatismo com palheta alternada 10 minutos.
    Se não ficar só no 1-2-3-4, tá bom! =D

    Uma coisa muito importante pra se treinar é o ouvido, procure fazer alguns exercícios, como identificar escalas, acordes, tríades, ritmos, notas, etc... Solfejo, tanto o rítmico quanto o melódico, são mto bons tbm!

    Ah! Escute MTA música, principalmente nesses estilos que você citou!

    gaara_21
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. Luiz


    Não recriminando seu comentário é que eu tô no trampo agora e não dá pra estudar violão... mais se pudesse bem que eu estaria praticando rsrsrs.

    TG Aoshi


    Voce acha que somente escutando musicas ou outro tipo de audio dá para treinar o ouvido sem ter que utilizar o violão..

    exemplo:

    escutar musicas com poucas notas, enquanto realiza outras atividades para se decorar o som dessas notas....

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    gaara_21
    Não tenho muita experiência com isso ainda, mas pegar só um tipo de exercício pra treinar o ouvido não vai ajudar em muita coisa não...
    É bom que vc tente fazer vários tipos exercícios que façam uso intensivo do ouvido, tipo: tirar uma música de ouvido e depois passar as notas pra uma partitura, tocar uma escala no violão e tentar cantar as notas depois, etc...

    E quanto a esse negócio de tentar decorar as notas, é uma coisa difícil de opinar... Pra falar a verdade, eu não sei se dá pra conseguir um ouvido absoluto assim do nada... Tem gente que diz que é impossível, outras acreditam que é possível, há toda uma polêmica por trás disso, mas na realidade não há um consenso mto definido sobre isso.
    Pode ser que esse treino proposto por você ajude, pode ser que não ajude quase nada, eu não sei.
    O que eu sei que dá pra treinar é o ouvido relativo, a partir de uma nota base, você tenta descobrir quais são as outras.

    De qualquer jeito, treino auditivo, é uma parte desprezada nos estudos de música, e que poucos se dão conta da importância desse tipo de treino. É também uma coisa que precisa de muita paciência, deve ser treinado regularmente, e vem aos poucos, do mesmo jeito que acontece quando vc treina palhetadas alternadas!

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    10- Sai da internet e vai trabalhar.

    gaara_21
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. Luiz


    rsrsrsrs

    É rapaz sexta-feira 5 da tarde é osso!!!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/08
    · votar


    gaara_21

    vc deveria dividir esse seu roteiro em dias e aumentar o tempo de estudo na pratica de teoria e exercicios
    tipo segunda feira
    1 - Alongamento e Aquecimento 20 minutos.
    2 – Cromatismo com palheta alternada 40 minutos.
    3 – Teoria sobre Formação de Acordes (com exercícios escritos) 60 minutos
    e assim por diante
    treinar escala em 20 mim e muito pouco

    Pardal
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Como o japaubatuba bem disse, não é tão legal você ficar palhetando só 10 minutos. Isso porque:

    -Você não desenvolverá resistência
    -Você não terá tempo suficiente para se aquecer. Em geral, 40 minutos é o normal para você se aquecer com exercícios. Não é à toa que profissionais do instrumento tocam 6-12 horas por dia.

    Estudar teoria também, e recomendo que você não se limite a tempo nesta questão. Se hoje quiser estudar mais, só pra terminar uma matéria importante, estude. Se hoje não dá, não se culpe, faça uma revisão. Mesmo porquê, se você estudar 1hora por dia vai me passar muito rápido...

    gaara_21
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    japaubatuba
    Pardal

    Então to seguindo a idéia de vcs e agora estudo apenas dois ou três tópicos por dia. E já to sentindo uma evolução considerável...

    Então valeu pela dica e qualquer outra opinião é bem vinda...

    gtrlv
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Com a permissão do gaara_21, aproveitando o tópico:

    Tem uns 7 meses que estou estudando violão/guitarra por conta própria (antes, tinha feito uns 4 meses com professor, mas não deu pra continuar). Estou utilizando um método lento e gradual começando desde o início por partitura.

    Só há uns 2 meses comecei a praticar acordes. Tenho encontrado duas dificuldades principais: mudança de acordes (principalmente com pestana) e ritmo com a mão direita.

    Pergunto:

    1) quanto tempo devo praticar mudança de acorde (lembrando que só disponho, no máximo, de 1 hora e meia, 5 dias por semana)? É melhor insistir na mudança dos acordes que tenho mais dificuldade, ou tocar a música toda muitas vezes?

    2) Tenho mais facilidade (em termos de precisão) na execução de exercícios cromáticos e de dedilhados. Geralmente, pratico-os até sentir os músculos do antebraço "esquentarem" e os da mão esquerda doerem como se fossem dar cãimbras. Isso acontece com menos de dez minutos de prática em cerca de 120 bpm. Daí, tenho que mudar de exercício. Isso é normal? Quanto tempo seria o ideal para essa prática? Com quanto tempo de estudo é possível estar tocando razoavelmente bem uma música que tenha alguns acordes com pestana?

    Valeu!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/08
    · votar


    gtrlv
    Pergunto:

    1) quanto tempo devo praticar mudança de acorde (lembrando que só disponho, no máximo, de 1 hora e meia, 5 dias por semana)? É melhor insistir na mudança dos acordes que tenho mais dificuldade, ou tocar a música toda muitas vezes?


    faca as duas coisas lembrando q vc treina a mudanca de acorde e depois tenta executar na musica sem errar!
    faca isso sempre uma hora sai!

    2) Tenho mais facilidade (em termos de precisão) na execução de exercícios cromáticos e de dedilhados. Geralmente, pratico-os até sentir os músculos do antebraço "esquentarem" e os da mão esquerda doerem como se fossem dar cãimbras. Isso acontece com menos de dez minutos de prática em cerca de 120 bpm. Daí, tenho que mudar de exercício. Isso é normal? Quanto tempo seria o ideal para essa prática? Com quanto tempo de estudo é possível estar tocando razoavelmente bem uma música que tenha alguns acordes com pestana?

    bom meu tio 40 anos de idade comecou aprender recentemente violao tb tem +- o msm tempo q vc ele toca todo dia e treina por mais tempo as coisas q eh mais osso p/ ele comecou a tocar musicas com pestana agora um pouco mais de 8 meses so a mao direita q ainda tah um pouco duro mas ele tah se soltando!

    qt aos exercicios faca diversos tipos como aquecimento 30 min antes de tocar acho q dah uma vez q vc dispoe d pouco tempo!

    gtrlv
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    japaubatuba

    Valeu! Obrigado pelas dicas!

    Bons estudos pro seu tio!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roteiro de estudos!