Roteiro de estudo para um analfa- sugestões

    Autor Mensagem
    fabiolb16
    Veterano
    # out/06


    Pessoal, estou precisando de dicas para estabelecer um roteiro de estudo. Pensei no seguinte: Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo, Volumes I e II , do Mário Mascarenhas; e depois Harmonia e Improvisação do Almir Chediak.

    Bom, antes de se começar a estudar qualquer coisa é preciso pensar aonde se quer chegar. Não pretendo seguir pelo erudito, mas sim pelo popular (da bossa ao punk rock). Quero ouvir uma música no CD e saber o que está acontecendo, qual é o tom, qual é a harmonia, etc.

    Sou totalmente analfa em teoria musical, mas acho importante dominá-la porque educar o ouvido é muito difícil. Daí eu pensei naquele roteiro lá em cima. O que vocês acham ?

    Não tenho como ter aulas com professor por enquanto. Mas já tive por uns dois meses e aprendi aquela parte mecânica da coisa (tecnicas do violão clássico, postura, arpejo, etc).

    abs.

    thifm
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fabiolb16
    Comece com o Pozolli, figuras ritmicas. Depois passe para a teoria da música (tons, escalas, modos, funcionalidade, tensoes, etc.).

    O livro do Almyr é uma boa. Tem o método Bona também, muito utilizado por aih.

    Abs

    fabiolb16
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thifm

    Dei uma pesquisada no google mas não achei muita coisa sobre o Pozolli. O que ele ensina ? ritmos ?

    Você já leu aquele do Mascarenhas ? será que vale a pena ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roteiro de estudo para um analfa- sugestões