Violão de Nylon nos dias atuais

    Autor Mensagem
    Kamus23
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Kamus23


    Queria saber entre 400 a 500 reais alguns violões descentes que estão no mercado...

    É que toco guitarra a anos mas sempre quis aprender a tocar Bossa Nova, será que vou ter alguma dificuldade maior por tocar guitarra (postura, algo assim)...

    Tem algo aqui no forum de violão ensinando algumas tecnicas de Bossa Nova?

    Abraços

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Kamus bossa nova é um estilo que menos é mais. Tecnicamente não exige muito , exige que voce tenha uma boa noção ritmica. Voce pode ver o próprio João Gilberto.

    Quanto ao violão eu indicaria algum com contrução classica. Talvez aquele Giannini C3.

    gabert
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Naka-man, é impressionante como você conseguiu simplificar o estilo...

    Koisa
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    gabert

    Isso foi ironia?
    Desculpe, eh que eu nao ri e nem fiquei nervoso..

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/08
    · votar


    Naka-man
    Tecnicamente não exige muito

    hein?

    Kamus23
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Queria saber se tem algo em algum site ou aqui no forum mesmo sobre Bossa Nova, as vezes acordes coisa do genero...

    Naka-man

    Vou dar uma olhada no Giannini C3...e tambem dar uma olhada sobre o que você falou sobre ção ritmica e não muita tecnica...

    Abraços

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    japaubatuba
    Que parte voce não entendeu ?

    lula_molusco
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tecnicamente não exige muito além de grande habilidade com a mão direita e a esquerda, as vezes tocando tempos distintos dentro de uma música.
    Mas pra um cara normal, que tem 4 mãos, não exige muito tecnicamente :]

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    A mão direita é bem simplificada se voce for comparar com Choro , Samba , Baião , Frevo e etc ...
    Bossa nova tem como sua característica cortar os excessos. Seja na voz , seja na percussão.
    Como eu disse voce deve ter uma boa noção ritmica para conseguir fazer os acordes adiantados , os acentos no contra da colcheia e etc ...

    Mega
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    dificuldade mesmo, para o violão de nylon, é o seguinte, permita-me a subjetividade:
    Você deve fazer cada nota soar com uma expressividade única, porque o toque (ou pegada) do nylon é diferenciado, tanto que, diferentemente de uma guitarra, cujo ponto ótimo de tocabilidade existe quando as cordas estão novas, no nylon a tocabilidade só chega ao seu ápice quando as cordas estão um tanto "curtidas".

    Quanto ao seu objetivo, bossa nova, nylon é de fato o ideal. Como não sei em que aspecto ou como se deu seu aprendizado "guitarrístico", é possível que vc encontre dificuldades inicialmente
    para a alternância ou mesmo montagem de alguns acordes, e não sei se é experiência própria, mas hoje já considero bossa nova simples ritmicamente e até já vou um pouco além do "Colcheia colcheia semicolcheia colcheiapontuada" em 2/4. Mas é claro que essas são observações puramente pragmáticas. Se vc quiser, além de tocar, entender Bossa nova, aí rola um estudo mais avançado de harmonia (substituição harmônica, empréstimos, por aí vai)

    Por fim, nessa faixa de preço que vc colocou, eu sugiro o strinberg AN96C. É um violão que surpreende, quando fui comprar, nem tava dando nada pelo instrumento, mas logo vi que ele tem uma boa tocabilidade. Só peca pelo fato de ter algumas partes de compensado.

    Hmm... faz tempo que não posto aqui. auishsuihsauha :|

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mega
    Isso é o gringo tocando bossa nova amigo. Ve se o João Gilberto só toca isso.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/08
    · votar


    Naka-man

    Que parte voce não entendeu ?

    nao entendi o pq vc acha q nao exige muito tecnicamente sendo q a bossa nova exige muito conhecimento teorico e tecnico tb
    eu ate acho q a bossa nova, choro, jazz, flamenco e a musica classica sao os estilos q mais extraem as propriedades tecnicas do violao de nylon

    nao vejo muitas pessoas com 8 a 10 meses de aula sairem tocando bossa nova!

    A mão direita é bem simplificada se voce for comparar com Choro , Samba , Baião , Frevo e etc ...
    Bossa nova tem como sua característica cortar os excessos


    eh porai msm mas msm sem esses excessos nao eh tao simples

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Calma ai. Me diga o que a bossa nova exige de técnica ? Pelo amor de deus rapaz ! Não é porque talvez voce tenha dificuldade que ela seja tecnicamente dificil. A mão direita da bossa nova geralmente quebra o ritmo em 2 vozes. O baixo e o bloco.

    Se voce for considerar bossa nova dificil outros estilos mais pomposos instrumentalmentes são o que ? impossiveis ?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/08
    · votar


    Naka-man

    Se voce for considerar bossa nova dificil outros estilos mais pomposos instrumentalmentes são o que ? impossiveis ?

    sim! existem uma porrada de musicas q sao impossiveis para mim!


    outra coisa qd vc disse q a mao direita eh simples me veio isso a cabeca e gostaria muito q vc colocasse um video seu tocando essa musica nessa versao

    esta e a musica e eh essa versao!


    se tu fizer isso retiro tudo o q eu disse e ainda comeco a concordar com tudo q tu disse

    guitng
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    japaubatuba
    Acho que existe uma diferença enorme entre músicos e tocadores de instrumento... os que se preocupam com a técnica acima de tudo, pra mim, são meros tocadores de instrumento...
    Coitados... não tem alma pra entender de música.
    Bossa nova é mais complexo do que vc imagina amigo tocador.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/08
    · votar


    guitng


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


    VC EH ENGRACADO!
    ENTAO VC ACHA Q QUALQUER ANTA Q SO SABE FAZER TRES ACORDES E FAZ UMA LETRA DE AMOR OU QUALQUER OUTRO TEMA DO COTIDIANO SEJA MELHOR Q O ALFREDO MURO AI ACIMA?
    E Q ESSAS BESTAS TEM ALMA PRA ENTENDER DE MUSICA?


    PAREI!!!!

    OUTRA COISA


    os que se preocupam com a técnica acima de tudo, pra mim, são meros tocadores de instrumento...


    nao se diz tocadores de instrumento e sim INSTRUMENTISTA


    Bossa nova é mais complexo do que vc imagina amigo MUSICO.


    KKKKKKKK

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    japaubatuba
    Amigo isso que voce postou esta longe de ser uma referencia de Bossa Nova , e mesmo assim ele não esta fazendo nada complicado de mão direita. Gilberto Gil entortava o dobro disso em suas musicas no começo de carreira.

    Bom rapaz voce que fique com suas fantasias. Da Bossa Nova vistuosistica e do Choro impraticável.

    Kamus23
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Brincadeira né gente...

    Eu crio um topico para perguntar quais os modelos atuais que estão na faixa de preço que posso pagar...

    E isso se torna um ring, onde crianças brigam pra ver quem fica com o pirulito de premio...

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Kamus23
    hushuashua

    o forum de violão anda meio estressado ultimamente...

    Queria saber entre 400 a 500 reais alguns violões descentes que estão no mercado...
    nessa faixa, eu olharia os digiorgio, giannini e eagle.
    nao sei indicar modelos especificos

    Tem algo aqui no forum de violão ensinando algumas tecnicas de Bossa Nova?
    nao vi muita coisa.

    é bom estudar formação de acordes, principalmente dissonantes. tem muita nona, setima maior, sexta, essas coisas.

    e pra batida, o basico é assim:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/182493/#5030912
    beeeem basico mesmo.

    guitng
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    japaubatuba
    Instrumentista entende a alma do instrumento...
    Tocadores são tocadores... perdoe-me o uso da licensa poética no fórum.
    A bossa não é tão minimalista como parece... estudo um pouco de Philip Glass, Steve Reich, Arvo Part ou John Coolidge Adams... isso sim são compositores minimalistas.

    Kamus23
    Amigo, não leve isso como uma briga, é apenas uma discussão sobre algo realmente valioso. Podemos crescer e até mudar de opinião quando discutimos de forma sadia.

    Bossa Nova Lifestyle

    Schiavon0
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    guitng
    Amigo, não leve isso como uma briga, é apenas uma discussão sobre algo realmente valioso. Podemos crescer e até mudar de opinião quando discutimos de forma sadia.
    concordo

    japaubatuba
    ainda continua tendo a ideia forte em cãpeao =D

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Calma ae pessoal. O básico da BN é técnicamente simples, mas a parte rítmica é complicada mesmo. Menos é mais. E entender isso leva tempo e tenho minhas dúvidas se pode ser ensinado [Estou começando a acreditar no mistério do samba...]

    Agora tocar como o Baden Powell é outra coisa

    falou

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de Nylon nos dias atuais