Violão 12 cordas perdendo afinação

    Autor Mensagem
    Spectrum
    Veterano
    # abr/08


    Olá, possuo um Violão 12 cordas da Eagle que vem perdendo a afinação constantemente. Ele está afinado em D (1 Tom abaixo da afinação padrão). Qual pode ser o problema, visto que não são as cordas, já que foram trocadas recentemente (D'addario 0.010)?

    Obrigado

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Spectrum
    o mais provavel é ser a tarracha. ou ta froxa, ou é de ma qualidade...

    eu não sei direito, mas acho que se voce der uma apertada nos parafusos da catraquinha ela fica mais dura, tanto pra apertar quanto pra soltar a corda, o que seguraria mais a afinação.

    TioAle
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    pode ser tbm o violão com construção errada!

    Spectrum
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kiki
    Vou verificar isso, logo posto, obrigado.

    TioAle
    Pensei nisso também, mas como eu poderia comprovar?
    Obrigado.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Spectrum;

    uma vez ocorreu algo semelhante, o meu violão não segurava afinação nem a pau, só que vi que quando fui colocar as cordas deixei muita corda na tarracha e ficou aquele bolo! achei que não ia interferir, mas causa desafinação! pois as cordas tendem a afrouxar na tarracha! o que recomendo fazer (se já não fez) é soltar a corda e ao inserir a corda na tarracha novamente deixar uma folga de 3 dedos, cortar o excesso e ai atarrachar (enrolar) novamente para a afinação desejada.
    Tomara que te ajude!
    Abraços;
    Dennys

    thigsm
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Spectrum
    Se você abaixar 1tom da afinação normal (qual ele ta regulado), acho que o braço muda de posição, isso pode deixar a afinação instavel. Sei lá posso estar falando besteira =P

    Zero Zen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Spectrum

    Olá, possuo um Violão 12 cordas da Eagle que vem perdendo a afinação constantemente. Ele está afinado em D (1 Tom abaixo da afinação padrão). Qual pode ser o problema

    Sem querer ser esnobe, mas acho que você está esperando demais de um violão EAGLE.

    Um violão normalmente não afina direito no braço todo. Um Eagle pior ainda. Ainda mais em doze cordas, sem regulagem de oitavas e tudo mais.

    A qualidade das tarrachas também tem a ver com a sua durabilidade, pois quanto mais vagabundas, mais rápido elas perdem a sua precisão e ficam com folgas.

    Experimente a dica do DENNYSRENGIER quanto a forma de trocar as cordas e troque por um encordoamento mais pesado, eles normalmente seguram melhor a afinação.

    Em último caso acostume-se com o CHORUS natural do seu instrumento, pois trocar as tarrachas, (2 X 6) nem pensar.

    Não vale a pena.

    TioAle
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Zero Zen
    não tinha me atentado ao detalhe bem lembrado por vc.. é um eagle.. é querer demais..

    Spectrum
    vale o teste de afinação em tom padrão... para verificar que pode ser tensão.. o melhor seria vc levá-lo ao luthier para as regulagens e inclusive melhorar a ação das cordas para seu gosto.

    Spectrum
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    TioAle
    Zero Zen
    Muito obrigado. Vou ver se levo para um outro luthier pra dar uma regulada. Tá certo que é um Eagle, mas deveria pelo menos segurar a afinação, eu acho. Se bem que não posso reclamar não. De qualquer forma, muito obrigado a vocês.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão 12 cordas perdendo afinação