Preciso amplificar meu violão

    Autor Mensagem
    Mula
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Mula


    Tenho um violão de aço (como todos já sabem --') iuaehiuae, e agora preciso colocar um captador nele, ou um microfone para amplificar, pois estou começando a tocar em barzinhos com um amigo meu, e não da mais para ficar pedindo violão de amigo emprestado.

    Qual a melhor escolha em captadores ?? (que não furem o violão, quero que seja externo, sem nenhuma modificação)

    ou , qual o melhor tipo de microfone para colocar na boca do violão? (eu não gostaria mto de utilizar essa opção, pois as vezes toco de pé, me mexo muito, e acabo perdendo a mobilidade natural que eu tenho, então eu ficaria mto preso à um microfone, mas por via das duvidas, mandem ae =D )

    vlws

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    bom, eu entendo bem pouco disso tambem, mas basicamente tem alguns tipos de captador pra violão.

    captadores piezo, de rastilho. voce troca o rastilho do seu violão pelo captador, e ele pega o som pelo contato com as cordas. perde-se todo o som da caixa acustica (por isso tem violões com piezo que tem corpo sólido, sem boca). em compensação tem pouquissimo ruido, e evita microfonias.

    captadores de contato (nao sei se são piezo) para colar no tampo. são umas bolinhas que voce cola no tampo do violão. esse pega o som da caixa acustica (corpo), dando um som mais proximo do violao desplugado, mas tambem dao bastante microfonia.

    captadores magneticos, igual de guitarra mesmo. só servem pra corda de aço, em nylon fica uma bosta. fica quase uma guitarra semi acustica. tambem da menos microfonia.

    e existem umas soluções hibridas, há captadores de rastilho somados a microfones internos ao violão, pra captar um pouco da acustica.

    se fura ou não o violão não depende do tipo de captação. voce pode furar o violão em qualquer um destes casos, só depende do tipo de instalação que voce fizer.

    o problema é que ao não furar, preservando o violão original, voce fica com o fio do plug pendurado no violão, que tende a arrebentar.

    quanto a microfonar o violão, é uma solução mais dificil. é muito usado para musica erudita, pois é o método mais fiel ao som do violão. porem é muito mais dificil de usar, pois entra mais ruido, necessita mais um microfone e um pedestal, o que ocupa espaço.

    para o dia-a-dia (ou noite-a-noite) dos musicos populares, violão em linha ainda é muito mais pratico, e o tipo de musica nao justifica o microfone.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso amplificar meu violão