Tocar violão sem se preocupar em aprender teoria ( estudo da percepção musical).

    Autor Mensagem
    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08


    Querer aprender a tocar um instrumento musical, tipo violão, sem se preocupar em estudar a teoria musical ( percepção musical ), não seria, tipo assim: querer conhecer bem a cultura(costumes) de um povo distante, sem nunca ter ido até lá? Qual a porcentagem(%) ideal entre teoria e prática, no aprendizado, para tocar bem um instrumento musical?

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    eduardoviquinha
    depende muito do tipo de música que quer tocar, da facilidade que tem pra aprender, do ouvido. existem grandes músicos que estudaram pouquissima teoria.

    Qual a porcentagem(%) ideal entre teoria e prática,
    eu acho que isso não existe...

    Querer aprender a tocar um instrumento musical, tipo violão, sem se preocupar em estudar a teoria musical ( percepção musical ), não seria, tipo assim: querer conhecer bem a cultura(costumes) de um povo distante, sem nunca ter ido até lá?
    não, acho que a comparação não cabe.

    pra mim seria mais assim:
    tocar sem teoria seria como conhecer uma cultura de um povo só indo lá, sem nunca ter lido nada sobre esse povo.
    estudar teoria musical sem tocar seria como só ler sobre o povo, e nunca ir lá.
    a teoria ajuda muito a desenvolver a pratica, com os dois andando paralelamente voce tem um desenvolvimento mais profundo.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Grato, KiKi.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não se iluda. Esse é o caminho das pedras. A teoria foi descrita justamente pra facilitar.

    O ideal é aprender com professor particular.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Private Pyle,

    O melhor professor que estou podendo ter no momento, é este site.

    Agradeço a todos vocês. Valeu!

    Juca bmx
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    é realmente, se voce quer aprender naun precisa de professor..
    pois hoje em dia é so procurar na internet ai, que voce ja vai ter muitas e muitas paginas de teoria e um numero quase que infinito de cifras e tablaturas

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eduardoviquinha
    Private Pyle
    Juca bmx

    Bem-vindos ao fórum!

    eduardoviquinha

    Como o kiki já disse, é importante a teoria e a prática. Falar é tão importante quanto saber falar. Aproveite o Cifra Club e o fórum. Qualquer dúvida, disponha, estamos todos aprendendo mesmo, o que pudermos ajudar será com alegria.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eduardoviquinha

    O melhor professor que estou podendo ter no momento, é este site.

    Ninguém aqui tá te vendo tocar, pra dizer se tu tá fazendo certo ou errado.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    pardal

    Grato pelo apoio. Aos pouquinho estou aprendendo aqui, mas sou muito curioso também observando outras pessoas tocarem em público e pela TV. Acho que tudo é válido. Pergunto a todos tudo que quero aprender. Acho que não existe lugar para acanhamento quando se quer aprende música.

    Um abraço.

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ..rs.. Já estou até aprendendo escrever em negrito aqui[/b]..rs[b]..rs

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ..rs..Desculpem a falha!..rs..

    eduardoviquinha
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    [b]Private Pyle/b]

    Qualquer hora eu mostro o que estou aprendendo para ser "julgado"..rs..

    Um abraço.

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eduardoviquinha

    observando outras pessoas tocarem em público e pela TV

    Às vezes é bom olhar como não fazer também... Preste atenção naqueles caras que tocam só violão, sem cantar muito ao mesmo tempo, e que tocam músicas solo, não em bandas. Isto é, que toquem músicas para serem tocadas cojm um violão e mais nada. Mesmo que você não possa, sim tudo é válido. Mas às vezes aquele polegar da mão esquerda aparecendo acia do braço pode ser uma péssima influência.

    Acho que tudo é válido. Pergunto a todos tudo que quero aprender. Acho que não existe lugar para acanhamento quando se quer aprende música.

    Quando eu começei, foi sem aula também. Perguntava tudo para amigos e para minha mãe, que tocava também. Quem quer, vai atrás, qualquer coisa que seja.

    Juca bmx
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pardal

    Quando eu começei, foi sem aula também. Perguntava tudo para amigos e para minha mãe, que tocava também. Quem quer, vai atrás, qualquer coisa que seja

    isso ai, se vc quer aprender voce aprende, nao importa as dificuldades

    strmaker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    na boa, depende de cada pessoa.

    há músicos que tocam exclusivamente de ouvido:

    eu adoto a teoria segundo a qual a teoria musical, a parte acadêmica serve para socorrer quando percebemos que nosso ouvido não é tão bom quanto pensávamos, que o nosso feeeeeeling não é tão apurado e que a nossa criatividade merece uma muleta.

    Teoria musical é uma muleta que eu uso com muito orgulho e tenho muito orgulho de saber de teoria o quanto eu sei e de hj ser um músico melhor do que eu era ontem, porque nunca paro de aprender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar violão sem se preocupar em aprender teoria ( estudo da percepção musical).